Estádio Campus Maldonado - Supercopa 2020

No próximo sábado (1) a temporada de futebol no Uruguai será finalmente aberta. Por certo, o pontapé inicial será dado na Supercopa Uruguaia, o primeiro certame de 2020.  Diferentemente das edições passadas, o troféu não ficará entre los dos más grandes e a final será disputada fora da capital Montevidéu. O local escolhido para Nacional x Liverpool é o Estádio Domingo Burgueño, mais conhecido como Estádio de Maldonado.

Similarmente a outros países, o Uruguai também inicia seu ano futebolístico com uma supercopa. Ou seja, reúne campeões de dois torneios de nível nacional, em uma partida para decidir o supercampeão. Só para ilustrar,  Inglaterra, Espanha, França e Itália já utilizam esse modelo há anos.

https://twitter.com/CampeonatoAUF/status/1222577816006512640

No Uruguai o caneco é recente, foi concebido pela Associación Uruguaya de Fútbol (AUF) em 2018. A saber, o certame é disputado entre o campeão uruguaio e o campeão do Intermedio. Além disso, ambas as supercopas aconteceram no Estádio Centenário, localizado em Montevidéu, no bairro Parque Battle. Mas a entidade máxima do fútbol charrua decidiu mudar. Situada há 3,5 km da famosa Punta del Este, a cidade de Maldonado foi escolhida para a disputa da Supercopa Uruguaia 2020. Assim, a mudança teve o intuito de unir o útil ao agradável, futebol e turismo.

Fundado em 1994, o Estádio Domingo Burgueño é reduto do Deportivo Maldonado, clube recém ascendido à primeira divisão. Mais conhecido como cancha de Maldonado, já abrigou eventos importantes. Os mais relevantes foram: Copa América 1995, Copa do Mundo Feminina Sub-17 em 2018 e competições de rugby pan-americanas. Desse modo, o duelo do próximo sábado (1) entre Nacional e Liverpool será mais um grande acontecimento testemunhado pelo estádio.

Foto destaque: Montagem/FNV

Avatar
Luciano Massi
Me chamo Luciano Massi, tenho 20 anos, sou paulistano. Estou no 6º semestre do curso de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Desde criança fanático pelo futebol dentro e fora das quatro linhas, histórias que vão além do esporte. Produzo o Derbicast, podcast voltado ao futebol alternativo, dando enfâse aos esquecidos. Entretanto, nunca me dei bem com a bola...

Artigos Relacionados