A coluna Desbravando o Tio Sam dessa semana vai contar a história do Atlanta Chiefs. E vamos contar também porque os americanos os consideram um dos maiores terrores do Manchester City. Além disso, o clube também já chegou a jogar com o Santos de Pelé na década de 70. Vamos fazer uma passagem sobre a sua história e sobre seus esses duelos contra esses dois gigantes do futebol mundial.
HISTÓRIA DO ATLANTA CHIEFS
Os Chiefs foram criados em 1967, por Dick Cecil, então vice-presidente da franquia de beisebol do Atlanta Braves. A equipe era membro fundadora da NSPL. A criação ocorreu quando Cecil ficou fascinado com a Copa do Mundo de 1966 na Inglaterra e acreditava que um time com sua sede em Atlanta, Geórgia, acrescentaria muito para o esporte local e para o Estádio de Atlanta. Sendo assim, de 1967 até 1972 a equipe jogou no Estádio de Atlanta.
Em 1973 a equipe foi vendida e ganhou um novo nome, Atlanta Apollo e no final daquela mesma temporada tiveram suas atividades encerradas. Entretanto, em 1979 o Nome Chiefs foi ressuscitado por Cecil e Ted Turner. Isso aconteceu porque o Colorado Caribenho, que jogava na NASL, foi transferido para Atlanta. Sendo assim, eles voltaram a jogar por lá por mais duas temporadas, quando novamente em 1981 tiveram suas portas fechadas definitivamente.
Embora tenha encerrado suas atividades, Kaizer Motaung um ex-jogador dos Chiefs fundou o Kaizer Chiefs F.C. Uma equipe profissional que joga na Premier Soccer League da África do Sul. Além do nome, o seu escudo teve também inspirações no seu antigo clube.
TEMPORADA DE 1968 – 1981
Ao fim da temporada de 1968, começou o declínio da NSPL. Em 1969, 12 das 17 foram a falência e o contrato com a CBS havia expirado. Sendo assim, com somente cinco times, a temporada de 1969 foi dividida em duas partes. A primeira recebeu o nome de Copa Internacional. Essa liga teve clubes “importados” do Reino Unido, os Chiefs sendo representados pelo Aston Villa F.C. Acabaram o torneio em 3º lugar com um recorde de duas vitórias, quatro empates e outras duas derrotas. Na segunda metade, tudo ocorreu normalmente, e os 16 times jogaram a temporada sem Playoffs. Terminaram a temporada com um recorde de 11 vitórias, duas derrotas e três empates, sendo considerados vice-campeões. Isso aconteceu porque mesmo o Kansas City Spurs possuindo um recorde pior, possuía mais pontos.
Entretanto, na temporada de 1971 da NSPL, a equipe conseguiu ser campeã da sua divisão avançando para a final. Mas novamente foram vice-campeões, perdendo para o Dallas Tonado. Na temporada de 1972, venderam a franquia e recebeu o nome de Atlanta Pollos. Além disso, a equipe teve a pior campanha em sua história, com um recorde de três vitórias, sete empates e nove derrotas. Dessa forma, em 1973 a equipe fechou as portas. Somente em 1979 a equipe voltaria a existir, após a franquia Caribenha do Colorado se mudar para Atlanta com Cecil e Ted Turner como proprietários. Turner havia gastado US$ 1.5 milhão. Por fim, mesmo com as temporadas restantes tendo um aumento do público e a conquista de mais uma divisão, a falta de rentabilidade levou o Turner a desligar a ficha do time após aquela temporada.
Paying tribute to Atlanta's soccer roots ⚽️❤️
Happy 50th Anniversary of your NASL championship, Atlanta Chiefs! pic.twitter.com/AGlC51CeUb
— Atlanta United FC (@ATLUTD) September 28, 2018
MANCHESTER CITY E O SANTOS DE PELÉ
Em 1968, dois amistosos foram organizados pelos Chiefs para enfrentar o Manchester City. E no dia 28 de mais, venceram o clube inglês por 3 x 2. Com o resultado inesperado o técnico do City solicitou uma revanche, e no dia 15 de junho novamente viu sua equipe ser vencida, dessa vez pelo placar de 2 x 1. Nesse mesmo ano, recebiam os Santos de Pelé. Diferentemente do City, perderam por 6 x 2, diante de um público de 25.000, na época o maior público para um jogo de futebol em Atlanta. Mais tarde, em 1975, Pelé se mudaria para os EUA para defender o New York Cosmos da NASL.
Foto Destaque: Reprodução/Twitter