O experiente zagueiro sul-coreano de 30 anos, Kim Young-Gwon, que atualmente está defendendo as cores do Gamba Osaka, do Japão, teve sucesso na sua passagem em território chinês, quando jogou por sete temporadas no Guangzhou Evergrande. Assim, a coluna Escalando a Muralha desta semana, vai contar sobre a vitoriosa passagem do defensor pelos Tigres do Sul da China e de seus prêmios individuais.

INÍCIO DE CARREIRA

O jogador começou sua carreira atuando no Jeonju University, da Coreia do Sul, na edição de 2008. Posteriormente, no ano de 2010, chegou na equipe do FC Tokyo, do Japão, por lá, realizou 23 jogos. Uma temporada depois, foi contratado pelo Omiya Ardija, também localizado na terra do sol nascente, Foram 40 jogos realizados pelo time de Saitama.

CHEGADA DE KIM NA CHINA

O zagueiro nascido na Coréia do Sul, desembarcou em solo chinês na temporada de 2012 vindo do time japonês Omiya Ardija, quando assinou com Guangzhou Evergrande. Assim, sua passagem pelo Tigres do Sul da China foi vitoriosa. Por lá conquistou incríveis 11 títulos. Além disso, teve cinco prêmios individuais.

COMEÇO DE UMA ERA NO EVERGRANDE

Logo na sua primeira temporada na China, foi campeão da Superliga Chinesa, primeira divisão da China, da Chinese FA Cup, onde na final ganhou do Guizhou Moutai. Além disso, na Supercopa da China, bateu o Tianjin Teda. Logo depois, na temporada seguinte, foi novamente campeão da CSL, a Chinese Super League e da Champions League Asiática, onde na grande decisão, derrotou o FC Seoul, da Coreia do Sul. Além disso, estava na seleção do Campeonato Chinês de 2013. Na edição de 2014, foi tricampeão da CSL e estava de novo no time ideal do torneio.

No ano de 2015, Kim Young-Gwon,  foi campeão da Champions League Asiática e estava no time dos sonhos da competição, na final ganhou do Al-Ahli, dos Emirados dos Árabes Unidos. Além disso, levantou o troféu da Superliga Chinesa mais uma vez. Mais tarde, no ano seguinte, levantou mais três canecos. Chinese FA Cup, Chinese FA Super Cup e a Superliga Chinesa. Além disso, foi eleito na seleção do ano do campeonato. Em 2017, foi campeão pela sexta vez seguida da CSL, o Campeonato Chinês.

No total, pela equipe do Evergrande, foram 164 jogos realizados e três gols marcados. Em 2019, foi para o Gamba Osaka, do Japão, onde está até hoje.

TÍTULOS E PRÊMIOS DE KIM

Kim foi campeão seis vezes da CSL, o Campeonato Chinês (2012, 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017). Além disso, ganhou duas vezes a Copa da da China (2012 e 2016) e uma da Supercopa da China (2012). Ademais, foi bicampeão da AFC Champions League (2013 e 2015).

O jogador também conquistou prêmios individuais. Estava presente na seleção do Campeonato Chinês quatro vezes (2013, 2014, 2015 e 2016). Além disso, estava no time dos sonhos da Champions League Asiática de 2015. Nesse mesmo ano, foi eleito o jogador coreano.

KIM PELA SELEÇÃO

Pela categoria sub-23, foi medalha de bronze nos jogos asiático de 2010 e bronzes nos jogos de verão de 2012. Por outro lado, pela seleção principal, foi vice da Asian Cup de 2015 e ganhou o Campeonato EAFF de 2015 e 2019. Na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, Kim Young-Gwon fez o primeiro gol da Coreia na vitória  por 2 x 0 para cima da Alemanha, no último jogo da fase de grupos e que eliminou a atual campeã na época.

Foto destaque: Reprodução/BBC

Avatar
Lucas Vilela
Lucas Vilela, 18 anos, cursando faculdade de jornalismo, gosto muito de esportes, quero estar falando, cobrindo vários deles, mas o meu maior sonho dentro do âmbito esportivo e cobrir o super bowl, desde pequeno tinha vontade de praticar, mas devido um problema na perna dificulta um pouco, porém estar falando todo o tempo dos esportes é sensacional.

Artigos Relacionados