Ian Callaghan é o atleta com mais jogos da história do Liverpool. (Foto: Divulgação/LiverpoolFC)

Nos anos 70, o Liverpool viveu uma era muito vitoriosa, com títulos nacionais e internacionais. Com Bill Shankley e Bob Paisley, os reds empilharam troféus. No entanto, desde 1960, um grande atleta ganhava destaque no gramado do Anfield: Ian Callaghan. Assim, na coluna Reino Unido pelo Futebol desta semana, contaremos a história do jogador que mais vezes vestiu a camisa do Liverpool.

De aprendiz a profissional

Em 1957, com 15 anos, Ian Callaghan passou a jogar pela base dos reds. Nascido em Liverpool, o jovem rapaz foi ganhando destaque. Jogando no ataque pela direita, ele foi convocado pela seleção sub-18 da Inglaterra, onde mostrou mais uma vez seu valor. Assim, em 1960, o Liverpool contratou o atleta como profissional. Em sua estreia, no dia 16 de Abril do mesmo ano, o placar terminou em 4 x 0 a seu favor, contra o Bristol Rovers. Desta forma, não demorou até que ele conquistasse seu lugar na equipe titular.

Na sequência de sua passagem pelo Liverpool, veio o primeiro título. em 1962, os reds conquistaram a Segunda Divisão Inglesa. A partir daí, o time entrou em ascensão. Apenas dois anos depois, contra o Manchester United, veio o título da Primeira Divisão. Além disso, na temporada seguinte, a equipe conquistou a FA Cup, contra o Leeds United.

Empilhando troféus

A carreira de Ian Callaghan foi muito vitoriosa. Com o Liverpool, foram cinco títulos da Primeira Divisão Inglesa (64, 66, 73, 76 e 77), duas vezes da FA Cup (65 e 74), seis Supertaças da Inglaterra (atual FA Shield, ganhas em 65, 66, 67, 75, 77 e 78), duas vezes campeão da UEFA-Cup (72/73 e 75/76), uma vez da UEFA Supercup (77/78) e duas vezes campeão da Taça dos Campeões Europeus (76/77 e 77/78).

Além de todos esses títulos, Callaghan foi convocado em 1966 para jogar a Copa do Mundo pela Inglaterra. Assim, em sua terra natal, Ian Callaghan foi campeão da competição, saindo do banco por duas vezes. Ele foi um dos quatro atletas que jogaram além dos titulares.

Com 857 jogos, Callaghan se despede de Liverpool

Desta forma, o tempo de Ian Callaghan no Anfield estava acabando. Em 1977, Callaghan saiu em empréstimo para os EUA, onde jogou a NASL pelo Fort Lauderdale Strikers. Ao todo, ele jogou vinte partidas, até o fim de seu empréstimo em 1978. A partir daí, o atleta passou pelo Swansea City. Lá, ele passou cerca de três anos, com um intervalo de cerca de um ano, quando saiu para jogar pelo Canberra City FC, da Austrália.

Assim, após 76 jogos pelo Swansea City, ele jogou duas vezes pelo Cork City FC, da Irlanda, até sair para o Crewe Alexandra. Por fim, após quinze jogos pela equipe, o atleta anunciou sua aposentadoria. Em Fevereiro de 1982, com 39 anos, Ian Callaghan encerrou sua vitoriosa carreira.

Curiosamente, na época em que a Inglaterra conquistou o mundial, apenas os jogadores que atuavam na final recebiam a medalha de campeão. Assim, Callaghan só recebeu sua medalha em 2009, após uma campanha que pedia a premiação para todos os atletas convocados. Atualmente, Ian Callaghan é embaixador do Liverpool FC, atuando em prol da comunidade de Liverpool. Além disso, ele ainda mantém o recorde de mais aparições pela equipe, com 857 jogos.

Cadu Maciel
Cadu Maciel
Carlos Eduardo Fernandes Maciel, 18 anos. Cursando o 1º semestre de jornalismo na UAM. Fez o Curso de Jornalismo Esportivo com Alexandre Praetzel e Jorge Nicola. Quando novo, se apaixonou pelo esporte, e pela mobilização social em torno dele. Hoje, busca seu espaço, trabalhando com o melhor assunto do mundo (para ele, pelo menos).

Deixe uma resposta