Conheça Gao Lin o "Guanlinsmann" do futebol chinês

Nesta semana, na , vamos conhecer o experiente atacante chinês Gao Lin, que joga no Shenzhen, da League One chinesa. A principio, o atleta tem um excelente histórico quando o assunto é gols, dessa forma, sendo o maior goleador da sua equipe em toda a história. Aliás, se vacilar, é um dos maiores em atividade no futebol local.

O começo de Gao Lin

Para começarmos a nossa conversa, o atacante chinês deu seus primeiros passos no futebol, no fim da década de 1990. Na Escola de Futebol de Qinhuangdao, Gao Lin começava a dar seus primeiros toques na bola e logo chamou a atenção do Shanghai Shenhua. Na maior cidade do país, ele apareceu nas categorias de base do clube e ficou por quatro anos, até subir em 2005.

Como profissional, estreou no dia 21 de agosto de 2005. Mesmo sendo rápido e com faro de gol apurado, sobretudo no jogo aéreo, o nosso personagem teve dificuldades para se estabelecer na equipe. Ainda assim, na temporada de 2007 se sobressaiu e conseguiu seu espaço, fato que o deixou firme na seleção chinesa. Em 2008, foram 21 gols, ajudando o clube no vice-campeonato daquele ano. Em 2010, acabou mudando-se para o Guangzhou Evergrande, onde sua vida mudou ainda mais.

Guangzhou Evergrande 

Em 2010, chegou ao Evergrande, clube recém rebaixado no ano anterior, graças aos escândalos de manipulação de resultados. Ele estreou com o pé direito, marcando dois gols na vitória contra o contra o Beijing BIT.  Naquele ano, sua equipe subiu com facilidade para 1ª divisão e Gao Lin terminou como artilheiro marcando 20 gols. Na temporada seguinte, conquistou o título Superliga, ao lado de Conca e cia. Sua versatilidade foi tamanha, que mesmo atuando como lateral-esquerdo, fez 11 gols naquele ano.

Em 2012, Gao Lin fez algo que lhe valeu prejuízos esportivos e financeiros. Na final da Copa da China, recebeu dois cartões amarelos em menos de três minutos. O resultado disso foram a suspensão da partida decisiva, além de US$ 200.000. Após a decisão divulgada, ele colocou em uma rede social chinesa:

“A penalidade! Só assim você pode se lembrar para sempre! Revisão séria, espero que seja a minha última vez!”

Em 2013, seu faro de goleador virou o de assistente. Com opções de grande escalão como Elkeson, Conca e Muriqui, Gao Lin se destacou nos passes para gols, o que resultou em outro título da liga. A partir daí, Gao e o clube emplacaram outros quatro títulos seguidos, se tornando juntos os maiores vencedores da competição.

Shenzhen FC

Mas aos poucos ele foi perdendo espaço e acabou saindo do clube ao final da temporada passada. Mas não passou muito tempo sem um clube. Agora, aos 34 anos, ele terá a missão de ajudar o Shenzhen FC na luta pelo acesso a 1ª divisão nacional, assim que as competições voltarem a acontecer.

Derrubando muralhas na seleção

Nas categorias de base, Gao Lin tem como principal destaque, a disputa das Olimpíadas de 2008, na sua terra natal. Mas bem antes disso, em 2005, já disputava jogos pela equipe principal. Sua estreia aconteceu contra a Coreia do Sul, no Campeonato de Futebol da Ásia Oriental de 2005, se existe perseguição não sabemos, mas ele acabou expulso naquela partida e por engano. Ao contrário do que aconteceu anteriormente, seu cartão vermelho foi anulado e a federação pediu desculpas pelo ocorrido.

Após esse momento estranho, Gao Lin começou a se firmar na seleção, marcando seu primeiro gol em 2009, contra o Vietnã. Ele foi um dos algozes da Coreia do Sul, na primeira vitória de seu país contra o rival continental, por 3 x 0. Em 22 de fevereiro de 2012, já como capitão da equipe, fez o seu jogo de número 100 e empatou por 0 x 0, contra a equipe do Bahrein. Ele é o quinto jogador com mais jogos feitos, com 109 partidas disputadas.

https://twitter.com/seb_perpignan/status/1051412336882458630?s=20

Títulos

Como já citado aqui, foram oito títulos do Campeonato Chinês, dominando entre os anos de 2011 a 2017, pulou 2018 e venceu 2019. No meio disso, conquistou dois títulos de Liga dos Campeões da Ásia, além duas copas locais e quatro Supercopas. Por incrível que pareça, não foi artilheiro em nenhum momento pela liga local, porém, apenas em 2010 foi o melhor marcador da 2ª divisão. Com a seleção chinesa, foram 22 gols marcados e os títulos da Copa da Ásia. 

Curiosidade

Gao Lin é fã do alemão Jürgen Klinsmannseu apelido é em homenagem ao lendário jogador alemão. Além de seu fanatismo pelo craque internacional, Gao incorporou esse nome por conta de sua facilidade na frente do gol. Por isso, ele ostenta a camisa de número 18 em homenagem ao seu ídolo.

Foto Destaque: Reprodução/ Diário AS

Avatar
Ruan Silva
Meu nome é Ruan Silva da Silva, tenho 24 anos, moro na cidade de Altamira no Pará. Sou graduado na área de Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e no momento pós-graduando na área de Linguagem e Ensino, ambos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Sou deficiente físico, tenho dificuldades na questão da locomoção, que dificulta um pouquinho as coisas, mas nada que impeça de exercer diversas atividades. Sou apaixonado por todos os esportes, principalmente pelo futebol, corintiano e simpatizante de diversos clubes na Europa que não cabem todos aqui e apaixonado também pelo jornalismo esportivo tendo como ídolos, ícones como Galvão Bueno, Luciano do Valle, André Henning, Vitor Sérgio Rodrigues e outros mais. Uma curiosidade minha é que consegui na graduação em um ambiente voltado aos estudos de ensino e aprendizagem, incluir o futebol no principal trabalho dos quatro anos de curso, o TCC. Escrevi sobre Nelson Rodrigues e a Copa de 1950, temas raramente trabalhados numa graduação como essa. Enfim! Sonho em um dia trabalhar efetivamente na área que tanto amo e acredito que posso fazer um bom papel no meio.

Artigos Relacionados