Times históricos do Cálcio: Grande Torino da década de 40

- A equipe teve seu fim trágico após acidente de avião que vitimou todos a bordo
Grande Torino

Uma das grandes equipes da história do Calcio, o Grande Torino de 1940. O time conseguiu o feito de vencer cinco campeonatos italiano seguidos, além de contar com um elenco que era a base de seleção naquela época com 10 jogadores. Contudo, um acidente de avião causou o seu fim trágico, vitimando todos presentes. Confira a seguir os grandes feitos desse time até o histórico fim.

Origem do clube

O Grade Torino nasceu numa reunião de bar, no centro de Turim, no dia 3 de dezembro 1906. O clube veio de uma união entre dois times pequenos da cidade: Internationale Torino e FC Torinense. Contudo só havia um estádio na cidade, o Velódromo Umberto I, que era onde a equipe mandava os seus jogos.

As cores inicias do time foi uma camisa com listras amarelas e pretas, e shorts escuro, igual o Torinense. No entanto, o clube não demorou muito para atualizar as cores para o que a gente conhece hoje: o grená. Há duas boas histórias sobre o motivo dessa mudança de cor. A primeira seria por conta de Alfredo Dick, que era torcedor do Servette de Genebra. O outro seria por motivos mais nobres, como uma homenagem à  Brigada Savóia que libertou Turim dos franceses.

A equipe já nasceu forte, pois contava com jogadores do Torinense, que dominava o Calcio na época. Sendo assim, mais alguns jogadores da Juventus compuseram esse elenco, deixando ele mais qualificado. E assim, criando uma rivalidade histórica contra a Velha Senhora, porque não aceitaram a perda de jogadores tão importantes para o Grande Torino.

O primeiro confronto entre os rivais aconteceu no dia 13 de janeiro de 1907. A vitória do Grande Torino sobre a Juve, foi de apenas 1 a 0. Já foram realizadas 227 partidas entre as equipes, contando partidas oficiais e amistosos. A Velha Senhora tem 91 vitórias contra 74 do Torino, além de 62 empates.

Títulos conquistados

O Grande Torino foi pentacampeão consecutivo, algo inacreditável na época. A equipe ainda conquistou um título da Coppa Italia de 1942-43. E se tornando uma das maiores equipes do futebol europeu na década de 40.

O trágico fim

A equipe italiana estava prestes a conquista o seu quinto schudetto seguido, então foi marcado um amistoso em Portugal, em homenagem ao João Ferreira, que estava se aposentando dos gramados. Contudo, a equipe foi derrotada por 4 a 3 para o Benfica.

Sendo assim, naquele 4 de maio de 1949, na volta de Lisboa, o avião sofreu com um problema de visibilidade, por conta de um nevoeiro. No entanto, o que foi conhecido por Tragédia de Superga, o avião se chocou contra uma das torres da Basílica, e vitimando todos a bordo.

E desde então, nunca mais houve um time como esse do Grande Torino, a equipe ficou eternizada na história, inclusive com uma relação com clube brasileiro: o Corinthians. O Timão tinha uma ótima relação com a equipe de Turim, sendo assim, o Alvinegro entrou com uma camisa grená, numa partida contra a Portuguesa, em homenagem ao Grande Torino.

Foto destaque: Reprodução/ Calciopédia

BetWarrior


Poliesportiva


Ivan Garcia
Ivan Garcia
Me chamo Ivan Garcia. Tenho 19 anos, sou estudante do 5º semestre de jornalismo na Faculdade Paulus de Tecnologia e comunicação - FAPCOM. Fanático por todos os esportes, o futebol é algo que sempre esteve comigo, e desde criança sonhava em fazer parte do ramo esportivo. Acredito que não existe emoção maior que não seja no esporte, você fica feliz e triste em questão de minutos, e é isso que me faz gostar cada vez mais.

    Artigos Relacionados

    Topo