Construído em 1990, o estádio Delle Alpi foi utilizado para alguns jogos da copa do mundo do mesmo ano. O campo recebeu cinco jogos, sendo quatro deles da seleção brasileira, além da semifinal Alemanha e Inglaterra. Contudo, após a competição mais importante de seleções, ele foi usado por dois clubes: Juventus e Torino. No entanto, em 2008, foi demolido. Confira a seguir, um pouco mais sobre a história do antigo Juventus Stadium.

O estádio

Como já foi mencionado, o estádio Delle Alpi, teve suas obras concluídas em 1990, para ser utilizado na Copa do Mundo. O seu nome, “Alps” foi em homenagem a cordilheira dos Alpes, que ficava nas proximidades do campo. Inicialmente, sua capacidade foi determinada para 69.041 torcedores, no entanto, o jogo entre Juventus x Real Madrid, pelo jogo de volta da semifinal da UEFA Champions League chegou a receber 73 mil torcedores, mas com a nova regra da FIFA, foi reduzido para 67.299.

Delle Alpi stadium foi construído em apenas dois anos, devido aos blocos de construção pré-fabricados de cimento, e por isso foi levantado de forma rápida.

Média de público

A audiência no estádio Delle Alpi foi bastante alta na sua inauguração, tanto por Juventus, quanto para o Torino. No entanto, essa média foi caindo ao longos dos anos, principalmente pelo Il Toro, que teve algumas caídas para a série B italiana.

A Juve viveu muitos momentos de glórias no estádio Delle Alpi. Foram seis campeonatos conquistados, e seis vices também, todos com uma média de 40 mil torcedores. No entanto, no último ano do estádio, em 2005/06, a Juventus foi rebaixada em último colocado. 

Copa do mundo

Pela Copa do Mundo de 1990, o estádio recebeu o grupo C e a semifinal, e a média de público ficou entre 60 mil. O Delle Alpi teve quatro jogos da seleção canarinho, além da semifinal entre Inglaterra x Alemanha.

Reconstrução

Em 2008, o estádio Delle Alpi foi demolido, e as equipes de Turim voltaram ao Stadio Olimpico. Mas estava sendo construído uma nova arena no lugar. E hoje é o que chamamos de Juventus Stadium ou Allianz Stadium, uma das arenas mais modernas de toda a Itália, que é única e exclusiva da Juve.

Foto destaque: Reprodução/ The Stadium Guide

Avatar
Ivan Garcia
Me chamo Ivan Garcia. Tenho 20 anos, sou estudante do 6º semestre de jornalismo na Faculdade Paulus de Tecnologia e comunicação - FAPCOM. Fanático por todos os esportes, o futebol é algo que sempre esteve comigo, e desde criança sonhava em fazer parte do ramo esportivo. Acredito que não existe emoção maior que não seja no esporte, você fica feliz e triste em questão de minutos, e é isso que me faz gostar cada vez mais.

Artigos Relacionados