A Coluna Desbravando o Tio Sam dessa semana vai contar a história do Chicago Sparta. Clube de origem tcheca, que fundaram na cidade de Chicago em 1917. Primeiramente, a equipe é uma das mais antigas dos Estados Unidos. Além disso, é uma das mais vitoriosa e dominantes na história do soccer em Illinois. Seus feitos começam já nos anos 20 e vão até meados dos anos 40.

Sparta Athletic and Benevolent Association Football Club

Sparta Athletic and Benevolent Association Football Club ou mais conhecidos como Chicago Sparta, imigrantes tchecos fundaram em 1915, quando decidiram criar uma organização desportiva e social na cidade de Chicago. Entretanto, somente em 1917, quando vários jogadores do Chicago Slavia juntaram-se ao Sparta A e BA, que também era conhecida como Sparta ABA. Sendo assim, em 1922 o Chicago Sparta (popularmente conhecido assim) entrou para a Major Chicago League.

Em 1923 a equipe assinou com diversos imigrantes tchecos que chegaram na cidade, sendo assim, com esses jogadores mostrando muito talento acabaram elevando o nível da equipe. Além disso, naquela época a cidade de Chicago era dominada por etnias britânicas. Durante os anos de 1920 diversas ligas foram criadas para acolher os outros expatriados. No ano de 1926 eles entraram na Liga de Futebol de St. Louis. Entretanto, só jogaram quatro partidas tendo um recorde de duas vitórias um empate e uma derrota.

Foi então que em novembro de 1926 os Spartas entraram para a Liga Internacional de Chicago. Nessa liga a equipe chegou a ganhar nove títulos antes de novamente se mudar de liga. Em 1937, agora na Liga Nacional de Futebol de Chicago, foram campeões logo no seu ano de estreia. Além desses títulos regionais foram campeões em 1938 da National Challenge Cup. Nesse mesmo ano, eles voltaram para a Liga de St. Louis. Por fim, em 1969 a equipe ganhou seu último título, a Taça Peel. A equipe empatou com os Chicago Kickers. Depois disso nunca mais a equipe conquistou uma taça nem regional, nem nacional.

Chicago Sparta Stadium

O Estádio do Chicago Sparta era o Sparta Stadium. Ele ficava exatamente na 21st Street e South Kostner. O maior público q o Sparta Stadium recebeu foi de 9 mil pessoas no jogo contra outra equipe tcheca, o SK Kladno, em 1934. Por fim, o último jogo que se tem relato nele aconteceu em 1953 e pouco tempo depois o estádio foi nivelado. Sendo assim, acabou se transformando em um estacionamento para as fabricas próximas.

Foto Destaque: Reprodução/Twitter

Marcos Sibinel
Marcos Sibinel
Olá, me chamo Marcos Sibinel, tenho 23 anos e curso jornalismo na Anhembi Morumbi. Nunca tinha pensado em seguir uma carreira como jornalista, mas foi quando cursava Relações Internacionais que percebi que tinha uma vontade de trabalhar com esportes. Fui então pesquisando sobre o curso de jornalismo esportivo que surgiu um grande interesse, além de amar nosso futebol, tenho vontade também de fazer o outro futebol, o americano, crescer ainda mais aqui no Brasil. Foi então que decidi que queria jornalismo esportivo. Twitter: @masibinel / Instagram: @masibinel

Deixe uma resposta