United Soccer Association

Hoje, a coluna Desbravando o Tio Sam vai falar sobre a história da United Soccer Association, a liga foi iniciada nos Estados Unidos em 1967, mas que durou apenas uma temporada. Logo depois do fim da competição, o USA acabou se fundindo com a National Professional Soccer League, formando depois a North American Soccer League.

HISTÓRIA DA UNITED SOCCER ASSOCIATION

Em 1966, um grupo de empreendedores do ramo esportivo, liderado por Jack Kent Cook, juntamente com Lamar Hunt e Steve Stravo, decidiram formar um consórcio conhecido com North American Soccer League. Posteriormente, esse grupo acabou sendo aprovado pela United States Soccer Football Association e pela FIFA.

Entretanto, surgiu um consórcio rival denominado National Professional Soccer League. Sendo os dois nomes  similares, Cook decidiu mudar o nome de seu consórcio para evitar eventuais confusões e o renomeou como United Soccer Association. Originalmente, o USA seria lançado na primavera de 1968, porém, a NPSL conseguiu garantir um contrato com a CBS e anunciou que lançaria a liga em 1967.

Para não perder terreno para a liga rival, o lançamento do USA foi apressadoDessa forma, sem ter equipes próprias para participar do campeonato, foram trazidas equipes inteiras da América do Sul e da Europa. A princípio, essas equipes representariam franquias na temporada inicial. Contudo, para a temporada seguinte, haveria tempo para montarem os times.

Em maio de 1967,  a USA começou a receber os pedidos das franquias dos Estado Unidos e Canadá, que queriam montar seus esquadrões para a temporada seguinte. Depois de vários jogos de exibição, no dia 28 de maio daquele ano, começaram os jogos da United Soccer Association.

Os times que estiveram na liga foram: Boston Rovers, Chicago Mustangs, Cleveland Strokes, Dallas Tornado, Detroit Cougars, Houston Stars, Los Angeles Wolves, New York Skyliners, San Francisco Golden Gate Gales, Toronto City, Vancouver Royal Canadians e Washington Whips.

As equipes formadas foram divididas em dois grupos, sendo eles o Eastern Division e o Western Division. O vencedor de cada grupo iria disputar a final da liga em 14 de julho de 1967, no Los Angeles Memorial Coliseum. Sendo assim, a final foi disputada por Los Angeles Wolves e o Washington Whips.

O campeão daquela primeira e única temporada foi o Los Angeles Wolves, que derrotou o Washington Whips por 6 x 5.

NATIONAL PROFESSIONAL SOCCER LEAGUE

Em 1966, Bill Cox e Robert Herman, dois empreendedores esportivos, fizeram um consórcio chamado North American Professional Soccer League, com o intuito de formar uma liga de futebol profissional na América do Norte. Mas esse era só mais um dos três grupos com planos parecidos.

 Eventualmente, a North American Professional Soccer League se fundiu com uma dessas três ligas já existentes. Com isso, a NAPSL se uniu com a National Soccer League, de Richard Millen, e se transformou então na National Professional Soccer League.

A princípio, a NPSL era considerada uma liga “ilegal”, por não ser sancionada pela FIFA, já que existia a United Soccer Association. Contudo, apesar disso, a NPSL conseguiu um contrato com a CBS para as transmissões dos jogos. Sendo assim, foi anunciado que em 1967 a liga estava pronta para ser estreada.

O QUE ACONTECEU COM A USA?

Em dezembro de 1967, a United Soccer Association se fundiu com a National Professional Soccer League. Como resultado das duas ligas formando uma só, surgiu assim a North American Soccer League, que a princípio era o nome da USA. 

A North American Soccer League se tornou principal liga de alto nível nos Estados Unidos e Canadá. Também foi uma liga que teve sucesso nacional. A final da liga foi chamada de Soccer Bowl entre 1975 a 1983 e, em seu último ano, levou o nome de Soccer Bowl Series. A liga foi comandada por Phil Woosnam de 1969 a 1983.

A NASL sobreviveu até 1984, e assim  os Estados Unidos ficaram sem uma liga profissional até 1988. Naquele ano, os Estados Unidos recebeu o direito de sediar a Copa do Mundo de 1994. Dessa forma, para receber o campeonato mundial, a USSF acordou com a FIFA criar uma liga de primeiro nível. Em 1993, nasceu a Major League Soccer.

Foto Destaque: Reprodução/Wikipedia

Tereza Crescencio
Biografia: Sempre fui uma pessoa muito determinada com o que quero e disposta a aprender. No jornalismo já tive oportunidade de entrevistar várias pessoas, conhecer suas histórias e conta-las. Eu escolhi o jornalismo esportivo por que acho importante que mais mulheres falem sobre o assunto. E eu quero falar sobre isso.

Artigos Relacionados