Como ficam as vagas na Champions e Europa League?

Com a paralisação do futebol europeu devido a pandemia, algumas federações começam a tomar decisões sobre o futuro de seus campeonatos nacionais. Nesse ínterim, a França e a Bélgica encerraram suas temporadas declarando os líderes Paris-Saint-German e Brugge como campeões, respectivamente. A Holanda também aderiu a suspensão definitiva, porém, declarou que neste ano nenhum time levantará a taça.

Assim, fica o questionamento: Quais são os times que já estão classificados para a Liga dos Campeões e para a Liga Europa de 2020-21? Algumas vagas já estão preenchidas, enquanto outras ainda estão em aberto.

CHAMPIONS LEAGUE

Sobre a temporada da Liga dos Campeões 2019-20, ainda não existe uma definição sobre como procederá a competição que estagnou nas Oitavas de Final e alguns jogos de volta não foram realizados.

https://twitter.com/UCLBrasil_/status/1251574717774954496

A princípio, sobre a temporada 2020-21, para a fase de grupos são 26 vagas diretas, três já estão definidas, sendo elas: Liverpool (Inglaterra), PSG e Olympique de Marselha (França). Contudo, ainda há uma vaga em processo de análise, o campeão belga: Brugge. Até o momento, não existe confirmação se a UEFA aceitará a decisão da Federação Belga.

Portanto, as 22 vagas remanescentes (se a UEFA considerar a vaga da Bélgica preenchida pelo nomeado campeão Brugge), deverão ser ocupadas por:

  • Itália (quatro vagas)
  • Espanha (quatro vagas)
  • Alemanha (quatro vagas)
  • Inglaterra (três vagas)
  • Rússia (duas vagas)
  • Portugal (uma vaga)
  • Ucrânia (uma vaga)
  • Turquia (uma vaga)

FASE DE PLAYOFF

Nesta fase, das outras 55 vagas, 17 já tem classificados.

Em síntese, são eles: Ajax e AZ Alkmaar (Holanda), Rennes (França), Gent (Bélgica) – dependendo da decisão da UEFA – Dynamo Brest (Belarus), Djurgardens IF (Suécia), Molde (Noruega), Astana (Cazaquistão), Sheriff Tiraspol (Moldávia), Dundalk (Irlanda), Kups (Finlândia), Suduva (Lituânia), Riga FC (Letônia), Fola Esch (Luxemburgo), Flora (Estônia), Dinamo Tbilisi (Geórgia) e Klaksvíkar Ítróttarfelag (Ilhas Faroe).

EUROPE LEAGUE

Sobre a temporada da Liga Europa 2019-20, ainda não existe uma definição sobre como procederá a competição 

Sem contar os times eliminados da Liga dos Campeões que entram na Liga Europa, 158 equipes se classificam para o torneio de acordo com suas ligas nacionais. Contudo, com o encerramento prematuro de algumas ligas, como a Ligue 1 e a Eredivisie, e outras terminadas, já temos alguns classificados definidos.

Dessa forma, são alguns deles: Lille, Nice e Reims (França), Charleroi, Antwerp e Standard Liège (Bélgica) – dependendo da decisão da UEFA, Feyenoord, PSV e Willem II (Holanda), BATE Borisov, Shakhtyor Soligorsk e Dinamo Minsk (Belarus), Malmo FF, Hammarby IF e Aik (Suécia), RFS, Ventspils e Valmieras (Letônia).

Foto destaque: Reprodução/Getty Images for UEFA

Giovanna Monteiro
Cursando o 4º semestre de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi, apaixonada por esportes desde os 7 anos e hoje com a cabeça e o coração encaminhados ao Jornalismo Esportivo.

Artigos Relacionados