Começou!!!

Ontem, com a goleada do Náutico sobre o Uniclinic por 4 a 0, iniciou a 15ª edição do maior campeonato regional do país: a Copa do Nordeste. Esse ano a competição contará com vinte equipes, que disputarão a taça mais cobiçada entre os clubes nordestinos. Desde 2014 o campeão garante sua vaga na Copa Sul-americana​ e nas oitavas-de-final da Copa do Brasil.

Bahia, Vitória e Sport são os grandes candidatos ao título. O Santa Cruz é o atual campeão, porém, nesse ano, não está entre os favoritos.

Com cinco títulos (1976, 1997, 1999, 2003 e 2010) o Vitória de Salvador é o clube que mais venceu a Copa. Seguido pelo Sport Recife, com três conquistas (1994, 2000 e 2014). O Bahia já foi campeão em duas oportunidades (2001 e 2002). América de Natal (1998), Ceará (2015), Campinense (2013) e o Santa Cruz (2016) são os times que tem apenas um título. Alagoas, Sergipe, Piauí e Maranhão nunca tiveram um representante campeão.

Esse ano a “Lampions League”, como é chamada carinhosamente pelos nordestinos, terá seu regulamento da seguinte forma:

São cinco grupos, com quatro participantes cada, e apenas os primeiros colocados dos grupos, junto aos três melhores segundos colocados, se classificarão às quartas-de-final. Toda a competição é jogada com partidas de ida e volta.

Os grupos estão formados assim:

Grupo A: Náutico-PE, Santa Cruz-PE, Campinense-PB e Uniclinic-CE;

Grupo B: Bahia-BA, Fortaleza-CE, Moto Club-MA e Altos-PI;

Grupo C: Sport-PE, Sampaio Corrêa-MA, River-PI e Juazeirense-BA;

Grupo D: ABC-RN, CRB-AL, CSA-AL e Itabaiana-SE;

Grupo E: Vitória-BA, América de Natal-RN, Botafogo-PB e Sergipe-SE.

Acima de todos os estaduais o “Nordestão” guarda muitas emoções neste ano. Os clássicos regionais sempre carregam multidões aos estádios e já na primeira fase terá: CRB x CSA, o maior clássico de Alagoas, e Náutico x Santa Cruz, que param o estado.

Além de ser o maior regional a Copa do Nordeste é apaixonante, pois sempre os estádios ficam contagiados com o amor demostrando pelos torcedores nordestinos. E sabemos da irreverência desse povo arretado quando o assunto é futebol.

BetWarrior


Poliesportiva


Leonardo José
Leonardo José
Sou o Leonardo José, jovem alagoano, estudante de jornalismo e esquerdista, sim. O esporte, a filosofia e a sociologia correm em minhas veias simultaneamente. Louco pelo futebol latino. Prefiro Libertadores à Champions League. No Brasil, clássicos como CSA x CRB, Sampaio Corrêa x Moto Club e ABC x América-RN são bem mais emocionantes que Flamengo x Vasco, Cruzeiro x Atlético-MG e Corinthians x Palmeiras. Para você, leitor, não se cansar lendo minha biografia, finalizo dizendo que "todos os detalhes e os bastidores da vida precisam ser olhados com atenção".Twitter: @leo_silva997

Artigos Relacionados

Topo