
Palmeiras e Atlético Tucumán empatam por 1×1, nesta quarta-feira (08), na Argentina, na estreia da Libertadores. Esta é a primeira participação dos donos da casa na competição. A equipe paulista atuou mais de 70 minutos com a desvantagem numérica.
A partida começou com pouca qualidade técnica e muita disputa pela bola. Chutões, “trombadas” e passes errados marcaram praticamente os primeiros 20 minutos. Em apenas cinco minutos, o confronto teve uma reviravolta. O Palmeiras era superior ao Tucumán, e aos 20 criou a primeira chance real do jogo. Keno pedalou na área, passou pela marcação e rolou para Borja, sozinho, que chutou e obrigou o goleiro a fazer uma boa defesa. No minuto seguinte, os visitantes ficaram com um jogador a menos. O árbitro deu outro cartão amarelo para Victor Hugo após uma forte dividida (o primeiro veio após o zagueiro ter cometido uma falta para impedir o contra-ataque aos 18). Os donos da casa abriram o placar aos 24. O lateral Evangelista cruzou pela esquerda para o Zampedri. O atacante chegou antes de Edu Dracena e conseguiu desviar a bola, que bateu na trave de Fernando Prass antes de balançar as redes. Borja tentou deixar o dele aos 32, mas sua finalização “carimbou” o goleiro. O empate palmeirense veio aos 39. Dudu bateu a falta na área, o volante Thiago Santos desviou de cabeça e Keno, pegando a sobra, chuta alto e iguala o marcador. Borja quase virou o placar aos 44, mas o goleiro Lucchetti agarrou a bola. Os argentinos estiveram perto de desempatar a partida no minuto seguinte, mas a cabeçada do atacante Menéndez passou à direita da trave, sendo o último lance importante da primeira etapa.
O Tucumán voltou do intervalo mantendo a posse de bola em seu campo de ataque, porém foi Palmeiras quem criou a melhor chance de gol. Borja recebeu com liberdade o passe do Dudu e chutou cruzado, mas sua finalização saiu pela linha de fundo aos 15. O time argentino não conseguiu valer-se da vantagem numérica. Os donos da casa pouco criaram e não conseguiram passar pela forte defesa alviverde, esta também que não soube aproveitar os contra-ataques. A única oportunidade real argentina do segundo tempo foi apenas aos 48, quando a cabeçada do atacante Rodríguez passou perto do gol de Fernando Prass.
Melhor da partida: Dudu foi “o cara” do jogo. Participando do lance do gol palmeirense, o camisa 7 teve boa participação em campo, desempenhando papel muito importante no time paulista.
A próxima partida do Tucumán será contra o Sarmiento em casa, pelo Campeonato Argentino, neste domingo (12) às 20:15h. Já o Palmeiras tem pela frente o clássico contra o São Paulo na sua Arena, neste sábado (11) às 16h.