A China tem um campeão inédito! Na manhã desta quinta-feira (12), no Suzhou Olympic Sports Centre, o Jiangsu Suning bateu o Guangzhou Evergrande por 2 x 1 e faturou a Superliga Chinesa 2020. Após o 0 x 0 no jogo de ida, Alex Teixeira e Éder decidiram na volta e fizeram história com o time comandado pelo romeno Cosmin Olăroiu. Por outro lado, a legião brasileira de Fabio Cannavaro, favorita ao título, ficou pelo caminho e deixou de conquistar pela 9ª vez o campeonato nacional.

1º tempo

Em uma etapa inicial bastante pegada, o Guangzhou Evergrande dominava as ações do jogo, mas não conseguia levar grande perigo à meta de Gu Chao. Por sua vez, o Jiangsu Suning apostou em contragolpes e era mais perigoso nas decidas de ataque. Éder teve uma boa oportunidade após receber e girar dentro da área, porém, devido ao chute meio mascado, Liu Dianzuo conseguiu fazer a defesa.

Já aos 45′, Alex Teixeira arrancou do campo de defesa e sofreu uma falta perigosíssima, quase na linha da grande-área. He Chao, que cometeu a infração, acabou sendo expulso e deixou o atual campeão com um a menos. Na cobrança, Éder bateu forte, a bola desviou em Paulinho e morreu no fundo do gol. Com isso, os Sainty tomaram à frente da decisão e estava há um tempo do título.

2º tempo

Se as coisas já estavam boas para o time de Nanquim, tudo melhorou ainda mais logo na volta do intervalo. No primeiro minuto de bola rolando, Alex Teixeira foi lançado em profundidade, ganhou da defesa, puxou para a esquerda e mandou no cantinho para ampliar o marcador em Suzhou. Posteriormente, sem mais nada a perder, os Tigres do Sul da China se lançaram ao ataque.

Mais exposta por necessidade, a equipe de Cantão não concluía de forma efetiva na frente e tinha que se segurar atrás. Após tanta insistência, aos 15′, Yihao Zhong cruzou na cabeça de Wei Shihao, que antecipou o arqueiro e descontou para o Evergrande. Contudo, depois do gol, os comandados de Cannavaro não tiveram mais chances claras. Bastou ao Suning administrar nos minutos finais e comemorar ao apito final.

https://twitter.com/HartungLeo/status/1326896103493685250

E agora?

O Jiangsu Suning é o 8º clube diferente a ser campeão da CSL, desde a fundação da liga, em 2004. A equipe de Alex Teixeira e Éder está garantida na próxima AFC Champions League, mas agora só disputa a Copa da China até o final de 2020. Sua próxima partida será, então, contra o Meizhou Hakka, pela 2ª fase da competição, no dia 26/11. Já o Guangzhou Evergrande entra em campo contra o Johor, da Malásia, em sua estreia na Champions da atual temporada, no dia 19/11.

Melhores momentos

Foto em destaque: Reprodução/Sina Sports

Leonardo Abrahão
Leonardo Abrahão, 20 anos, paulistano e estudante de jornalismo na Universidade Nove de Julho. Redator do Futebol na Veia desde 2019, cobrindo futebol italiano, asiático e brasileiro.

Artigos Relacionados