
São Paulo vence Santo André por 4×1, neste domingo (05), em partida válida pelo Campeonato Paulista. O confronto marcou a estreia do técnico Sergio Soares à frente do Ramalhão. O tricolor segue líder do grupo B, com 14 pontos, abrindo quatro de diferença do Linense. Por outro lado, os visitantes ocupam a penúltima posição do grupo C, com seis pontos, dois a mais que o lanterna São Bento.
O Santo André manteve maior posse de bola no começo do jogo, mas sofrendo uma marcação avançada do São Paulo. Os donos da casa foram cirúrgicos, abrindo o placar logo na primeira oportunidade da partida. Logo aos 5, o jovem Luiz Araújo pegou a sobra do escanteio curto e cruzou na área. A bola passou por Lugano e ficou livre para Cícero, em posição de impedimento, balançar as redes do Morumbi. Foi o quarto gol do jogador nos últimos dois jogos. O Ramalhão chegou perto da meta na sequência, mas Sidão espalmou o chute. As duas equipes passaram a alternar a posse de bola, ambas trocando passes, porém com pouca objetividade. A partida seguia “morna”, até o tricolor ampliar a vantagem. Em contra-ataque rápido, o lateral Júnior Tavares disparou pela esquerda e passou para Luiz Araújo na ponta da área. O atacante cruzou para Cueva, livre de marcação, ter somente o trabalho de empurrar para o gol aos 26. O Santo André tentou criar com o meia Serginho aos 33, mas a defesa são paulina travou o chute. Durante o restante da primeira etapa, muito toque de bola e raras finalizações.
O Santo André voltou do vestiário assustando o São Paulo logo no primeiro minuto, com o chute do atacante Henan passando à direita de Sidão. Os visitantes não conseguiam ser eficientes no ataque, e depois precisaram se fechar na defesa. O tricolor criou seu primeiro lance do segundo tempo com Gilberto aos 10, que recebeu de Cueva e finalizou com força de fora da área. A bola desviou no goleiro Zé Carlos antes de bater na trave e sair para escanteio. O Ramalhão conseguiu arrancar um gol aos 15. Em cobrança de falta, o zagueiro Reniê desviou para a área, a bola passou por Lugano, Sidão e pelo volante Baraka e chegou aos pés do zagueiro Leonardo, que dominou e diminuiu a vantagem tricolor no Morumbi. Thiago Mendes tentou anotar o dele aos 22 quando recebeu passe de Wellington Nem, porém seu chute não ofereceu perigo ao goleiro adversário. O São Paulo mantinha o controle da partida, mostrando-se mais próximo de marcar novamente que sofrer o empate. Dito e feito. Aos 30, Wellington Nem recebeu bom passe na área de Thiago Mendes pela direita, girou sobre a marcação de finalizou. Zé Carlos rebateu a bola para o meio Luiz Araújo, com a mão direita, ao dar um carrinho, desviou a bola para o fundo do gol. Deste momento em diante, o São Paulo apenas administrou o resultado, e seu adversário já não mostrava qualquer sinal de reação. Os donos da casa fecharam a goleada aos 43, com Gilberto. Thiago Mendes recebeu escanteio e cruzou para o atacante subir e desviar de cabeça, encobrindo o goleiro. O juiz apitou o término da partida minutos depois, fazendo a festa dos mais de 20 mil torcedores presentes.
Melhor da partida: Thiago Mendes foi “o cara” do jogo. Além de dar uma assistência, o volante tricolor buscou a bola, ditou bem o ritmo do ataque são paulino e deu bons passes.
O próximo compromisso do São Paulo será nesta quarta-feira (08), pela terceira fase da Copa do Brasil, quando enfrenta o ABC de Natal no Morumbi, às 19:30h. Já o Santo André, pelo Campeonato Paulista, recebe o Botafogo de Ribeirão Preto no sábado (11), às 15h.