Mais quatro jogos são campeão definido na quinta-feira, agora é hora das equipes cumprirem tabela e somarem pontos importantes pela permanência na primeira divisão. Outros clubes lutam por competições internacionais. Veja todos os detalhes do Campeonato Peruano.

Apertura Peruano – 15ª rodada

Comerciantes Unidos x Universitario – 15h

Complicado na tabela anual, o Comerciantes Unidos, além de último colocado, enfrenta um dos gigantes do Peru, tentando subir na tabela. Com 18 pontos, o time ainda precisa de, no mínimo, somar mais 10 pontos para igualar o primeiro time fora da zona de rebaixamento. Inclusive, o primeiro time fora da degola é, justamente, o Universitario, rival de hoje. Mesmo sendo um time de sucesso, a temporada dos Los Cremes não é das melhores.

Os mandantes são o grande saco de pancadas do Peru em 2018. São apenas quatro vitória e incríveis 18 derrotas, sendo que não vencem há 18 jogos, tendo três vitórias consecutivas. São 55 gols sofridos na temporada. No último jogo perderam para o San Martin por 2 x 0. Se tem um time se esforçando para cair para a segunda divisão, são eles. O atacante Miguel Curiel falou, após a derrota na última peleja, sobre a situação de sua equipe:

“Estamos em uma situação complicada, mas ainda saímos para jogar em igualdade de condições, tanto em casa quanto fora”.

Universitário também não vem bem das pernas, mas está melhor que o rival, tendo saído a pouco da zona vermelha. São seis vitórias, 13 empates e 11 derrotas na temporada do peruano. O time também não tem uma boa defesa, vazada 55 vezes. No último jogo perdeu para o Real Garcilaso por 1 x 0, freando sua reação, após ficar dois jogos sem perder. Mas os visitantes já se reforçaram para o Clausura, pensando em permanecer na elite. Com isso, trouxeram o atacante argentino Germán Denis. O “Tank” foi oficializado como o primeiro reforço dos cremes. Denis disse que vai colocar tudo para ajudar o ‘U' a lutar com coisas importantes no final do ano. O atacante disse que ele sabe o que é o Universitario e que não hesitou em aceitar a proposta de creme. “No meu país eles sabem o que o ‘U' significa. Eu tive ofertas lá, mas eu estava procurando por um novo desafio e não hesitei em vir”, disse ele.

Real Garcilaso x Ayacucho – 17h30

Em zona de Copa Sul-Americana, o Real Garcilaso quer mais. O time só está a dois pontos da zona de Libertadores. Porém, o bolo por vaga nas duas competições internacionais é grande. São, pelo menos, seis equipes com chances claras de brigas pelos três lugares mais altos, que dão oportunidade a maior competição sul-americana. O Garcilaso está na 7ª posição, com 43 pontos. A La Máquina Celeste não perde há quatro jogos e vem de vitória sobre o Universitario por 1 x 0.

https://twitter.com/RealGarcilaso/status/1033502025655484417

Seu rival briga contra o rebaixamento. O Ayacucho é o primeiro time na zona de risco, com 26 pontos, dois a menos que o Universitario, primeiro time fora da degola. Os visitantes são outra equipe com uma fraca defesa, tendo sofrido 53 gols. São também 16 derrotas, o que explica a situação da equipe na tabela. O time vem de três derrotas seguidas, a última para o Deportivo Municipal, por 2 x 1.

Sporting Cristal x Sport Rosario – 17h30

Campeão do Apertura com uma rodada de antecedência e no sofá, o Sporting Cristal vai levantar a taça vencendo ou perdendo. Mas todos os pontos são cruciais para manter a liderança isolada da tabela cumulativa. Os Bajopontinos tem 62 pontos na tabela anual, 13 tentos a mais que o vice-líder Melgar, que tem 49 pontos.

https://twitter.com/ClubSCristal/status/1032824536817913856

O meia do time da casa, Calcaterra, falou, numa conferência de imprensa depois de vencer o Torneio Apertura, sobre o título e a fase da equipe:

“A regularidade tem sido importante tanto no Torneio de Verão quanto na Apertura para vencer os dois torneios. Agora é pensar sobre o jogo de domingo, temos que vencer para comemorar com o nosso povo. Vamos com tudo para ganhar o Torneio Clausura , sabemos que não será fácil, porque há equipes muito fortes, mas vamos tentar vencê-lo”

Sport Rosario está na busca pela zona de classificação para a Copa Sul-Americana, sendo o primeiro time fora da área de vagas, estando em 9º lugar, com 37 pontos, cinco a menos que o Binacional, 8º colocado e primeiro time na zona de competição internacional. Porém, a fase dos Auriazules não é boa. O time não vence há cinco jogos, sendo quatro derrotas e um empate, este no último jogo, por 1 x 1 com o Sport Boys.

Alianza Lima x Binacional – 17h30

Alianza Lima era o único time que poderia barrar o título do Sporting Cristal, mas vacilou na última quinta-feira e fez o adversário ser campeão sem entrar em campo. Os Los Grones estão na 6ª posição da tabela anual, com 43 pontos e, com isso, ficam no bolo das equipes que brigam por competições continentais. O treinador uruguaio, Pablo Bengoechea, fez uma auto-análise sobre não ganhar o Apertura e espera melhorar o que foi feito para enfrentar a terceira fase da Copa Movistar:

“Não aproveitamos as oportunidades e isso nos deixa sem chances de ganhar o Apertura. Agradeço aos fãs pelo apoio que sempre demonstram. Somos gratos a eles pelo campeonato no ano passado. O que fizemos até agora não é suficiente. Temos que vir em primeiro lugar e não em segundo”, disse ele.

https://twitter.com/ClubALoficial/status/1031637078692507649

Já o Binacional vem em 8º lugar, com 42 pontos, um a menos que o rival, o que torna a partida de extrema importância, onde o vencedor pode chegar a zona de Libertadores. Os visitantes não vencem há dois jogos e foi o máximo que aconteceu na temporada (ficar dois jogos sem vencer). Na última partida empataram por 1 x 1 com o Sporting Cristal, dando a chance para o Alianza Lima disputar a 15ª rodada com condições de título, mas que os Los Blanquiazules desperdiçaram.

Eric Filardi
Quando pequeno quis ser jogador. O sonho de criança passou. Uma vida nova se anseia. Bem-vindo ao melhor site de futebol. Bem-vindo ao Futebol na Veia. Sou Eric Filardi, paulistano de 27 anos, criado em Taboão da Serra, jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo e apaixonado por futebol. Como todo jornalista amo escrever. Como todo brasileiro amo futebol. Tenho meu clube e minhas preferências, mas viso o profissionalismo e a imparcialidade, sem deixar de lado a criatividade. Sou Tricolor, Peixe, Palestra e Timão. Sou da Colina, Glorioso, Flu e Mengão. Sou brasileiro, hermano, francês e italiano. Sou Ghiggia, Paolo Rossi, Caniggia e Zidane. Sou Alemanha dos 7 x 1, mas que o povo não se engane. Também sou Ronaldo, Romário, Zico, Garrincha e Pelé. Sou Bundesliga, MLS, Eredivisie e Premier. Sou das várzeas e dos terrões. Sou Clássico das Multidões. Sou Sul, Nordeste, Amazônia e Pantanal. Sou Galo, Raposa, Bavi e Grenal. Sou Ásia e África. Sou Barça e Real. Sou as Américas, a Europa, sou o mundo em geral. Sou a festa nas arquibancadas que o estádio incendeia: sou Futebol na Veia.
https://bit.ly/EricFilardi

Artigos Relacionados