O Grupo 16 da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2019 estreia nesta quinta-feira (3), com dois jogos válidos pela primeira rodada da competição. Às 13h45, o Itapirense, dono da casa, enfrenta o também o Botafogo-SP, de Ribeirão Preto. Mais tarde, às 16h, e a vez de Figueirense e CRB duelarem. Os confrontos acontecem no Estádio Municipal Coronel Francisco Vieira e todos no horário de Brasília.

Copa São Paulo de Futebol Júnior 2019 – Grupo 16 – 1ª Rodada

Itapirense x Botafogo-SP

Os donos da casa vivem um bom momento em suas categorias de base e são os atuais bicampeões do Paulista sub-20 da Segunda Divisão. Ainda quebrou um jejum que perdurava 35 anos sem um time levar o bicampeonato, algo que aconteceu em 1982 e 1983, com o Nacional. O time de Itapira, apesar de pequeno, conta com uma torcida fiel e apaixonada e que levou o time até às fase de mata-mata em 2018, da qual foram eliminados pelo Avaí, por 3 x 2, nas 16 avos de final.

https://www.instagram.com/p/BsHHAdcAHxH/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=q68qvbtuvrub

Já o Botafogo foi vice-campeão da Copinha em 2015, quando perdeu a final para o Corinthians. O time conta com 25 jogadores inscritos para a temporada 2019. O Pantera contará com o meia-atacante Jonata Machado como destaque do time em busca de uma classificação à próxima fase.

Durante a preparação para a Copinha, a equipe teve bons números. Foram seis vitórias, um empate e apenas uma derrota, no último teste, por 2 x 0 para o time profissional. Entre as vitórias, destaque para o 1 x 0 sobre o Corinthians, maior vencedor da competição. Além disso, também derrotou a Ferroviária, o Jaboticabal, o Taquaritinga, o XV de Piracicaba e o Novorizontino. O único empate foi diante do Batatais, por 1 x 1. No total, o Botinha marcou 16 gols e sofreu apenas cinco.

https://www.instagram.com/p/BsJLADEn7nN/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=1m0agjcq8g9s4
“É uma equipe que peguei em março, quando fui efetivado treinador do sub-20, e já começamos visando a preparação para a Copa São Paulo dentro do Campeonato Paulista. Buscamos jogadores, fizemos avaliações e definimos esse grupo. Acredito que vamos fazer uma grande competição, pelo espírito e pela disposição desses atletas”, comentou o técnico Fernando Braghin.

Figueirense x CRB

Na Copinha passada, o Figueirense caiu para o Santos na terceira fase. No estadual Sub-20, caíram frente ao Tubarão na semifinal, mas disputava em conjunto a Copa SC, em que terminou no grupo dos quatro melhores. Agora sob o comando de Fábio Mathias, o sonho é repetir 2008 e conquistar o segundo título da competição. Para o zagueiro Wesley, que integrou o grupo dos profissionais na reta final da Série B de 2018, a competição tem que ser encarada com seriedade e valorizada pela tradicionalidade:

“Importante, uma competição de visibilidade no Brasil e fora dele. A equipe vem trabalhando bem, com grupo unido e esperamos fazer uma boa competição, passar da primeira fase e seguir, sabemos da tradição do Figueirense. Precisamos nos preparar bem para chegarmos lá e não nos assustar”, disse ao site do Figueirense.

https://twitter.com/FigueirenseFC/status/1080562846428286976?s=19

Pelo lado do CRB, nem tudo tem sido fácil. Foram dois dias de viagem de ônibus, o que é normal em Copinha, mas desgasta os atletas. Na segunda (31), os garotos do Galo começaram a viagem até São Paulo e chegaram na quarta-feira (2), ontem. Valmo Souza, coordenador da categoria de base explicou o motivo de não irem de ônibus:

“Não sei se ficaria muito caro se fosse de avião, mas teríamos que comprar a ida e volta. Se passar de fase, não sabemos o dia da volta. Teria que cancelar, comprar de novo e não se sabe quanto seria o preço. Sempre vamos de ônibus para a Copa São Paulo. Nunca fomos de avião, sempre de ônibus. Quase todas as edições, sempre fomos de ônibus. A Federação Paulista arca com todas as despesas de hospedagens até 25 pessoas. O clube paga se passar desse número. Lá tem direito ao lanche para os jogos, gelo, frutas… O ônibus do clube fica estacionado e eles disponibilizam transporte para os treinos na cidade”, informou.

Técnico do sub-20, Jean Carlos traçou o planejamento para a competição e pretende indicar nomes ao profissional na volta a Maceió. A campanha na Copa do Nordeste sub-20, mês passado, foi o começo da preparação para a Copa São Paulo.

“Temos nomes na mente para indicar, mas preciso agora avaliar na Copa São Paulo, que é uma competição importante, para passar ao Roberto Fernandes e ao Erasmo Damiani, o novo diretor de futebol. Vamos passar um relatório para eles. É a minha quarta Copa São Paulo e sabemos que a dificuldade é grande [para avaliar] por ter só três jogos com a possibilidade de mata-mata. Já começo a avaliar antes, na Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Esse ano tivemos só o Nordestão, e o time base, a maioria veio do sub-17, juntamos com mais uma parte do sub-20. Avaliamos nessa competição para ter um parâmetro para o treinador do profissional”, explicou Jean Carlos.

Eric Filardi
Eric Filardi
Quando pequeno quis ser jogador. O sonho de criança passou. Uma vida nova se anseia. Bem-vindo ao melhor site de futebol. Bem-vindo ao Futebol na Veia. Sou Eric Filardi, paulistano de 27 anos, criado em Taboão da Serra, jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo e apaixonado por futebol. Como todo jornalista amo escrever. Como todo brasileiro amo futebol. Tenho meu clube e minhas preferências, mas viso o profissionalismo e a imparcialidade, sem deixar de lado a criatividade. Sou Tricolor, Peixe, Palestra e Timão. Sou da Colina, Glorioso, Flu e Mengão. Sou brasileiro, hermano, francês e italiano. Sou Ghiggia, Paolo Rossi, Caniggia e Zidane. Sou Alemanha dos 7 x 1, mas que o povo não se engane. Também sou Ronaldo, Romário, Zico, Garrincha e Pelé. Sou Bundesliga, MLS, Eredivisie e Premier. Sou das várzeas e dos terrões. Sou Clássico das Multidões. Sou Sul, Nordeste, Amazônia e Pantanal. Sou Galo, Raposa, Bavi e Grenal. Sou Ásia e África. Sou Barça e Real. Sou as Américas, a Europa, sou o mundo em geral. Sou a festa nas arquibancadas que o estádio incendeia: sou Futebol na Veia.
https://bit.ly/EricFilardi

Artigos Relacionados