Após os jogos de ontem (13), mais cinco partidas dão sequência, e fecham, a 12ª rodada do Clausura Uruguaio deste final de semana. Chegando à reta final e com as posições quase que definidas, as equipes no topo da tabela lutam para permanecerem entre as melhores e as debaixo para evitar a desclassificação da primeira divisão do campeonato.
Na tarde deste domingo, Liverpool Montevideo enfrenta Defensor Sp e seguem bem posicionadas, Danubio contra Torque e também Cerro contra River Plate podem se comprometer com os resultados dos confrontos, Wanderers recebe Racing Club Montevideo e não pode titubear nesta rodada. Por fim, o lanterna do campeonato Boston River enfrenta o vice-líder Nacional e precisa arrancar os pontos da vitória na tentativa de se livrar da segunda divisão nas últimas rodadas do Clausura Uruguaio.
CLAUSURA URUGUAIO – 12ª RODADA
Liverpool Montevideo x Defensor Sp
Na 6ª posição e com 16 pontos, o time mandante está na mira dos três pontos para subir na tabela. Mas mesmo se vencer, se iguala à pontuação de seu atual adversário. Para o confronto desta tarde, Paulo Pezzolano faz mudança no meio de campo após empréstimo de Cristian Sención e Matheus Cuello. Além disso, tem desfalque de Maximiliano Bajter, por lesão, e de Pablo Caballero, suspenso após expulsão contra o Progreso.
Na 4ª posição, a ideia do técnico adversário era tocar o menos possível na equipe que desbancou o Wanderers, mas com Nicolás Correa suspenso, Eduardo Acevedo foi forçado a mudar de estratégia testando Ernesto Goñi e Santiago Carrera no treinamento. Independentemente do resultado de hoje, Defensor Sp tem seus três pontos garantidos na próxima rodada, que seria contra o El Tanque Sisley.
A partir das 15h (horário de Brasília), no Estádio Belvedere, as equipes se enfrentam pela sexta vez no Clausura: em cinco encontros passados foram três vitórias dos visitantes contra apenas uma do mandante e um empate.
https://twitter.com/DefensorSp/status/1050435087937007616
Danubio x Torque
Pablo Peirano realizou trabalhos táticos durante a semana com seu plantel. Na 11ª posição, o técnico pode contar com o retorno de Emiliano Ancheta, Tomás Chacón e Maxi Rodríguez, mas teve que se ajustar com alguns desfalques: Ribar Rodríguez suspenso, Thomás Chacón e Martín Marta lesionados.
A equipe adversária de Pablo Marini também está definida e está focada em levar os pontos da vitória fora de casa para evitar a derradeira na reta final do campeonato. Atualmente na 7ª posição, para o confronto deste domingo, Darío Pereira continua em reabilitação.
A partida começa às 16h (horário de Brasília) e o Estádio Jardines Del Hipódromo será palco do segundo encontro entre os times na história do Clausura. Na estreia, quem levou a melhor foi o Danubio.
https://twitter.com/DanubioFC/status/1050455296072667136
Cerro x River Plate
Sem a recuperação de Gonzalo Porras para a disputa, o treinador Fernando Correa ensaiou trabalhos no meio-campo com Richard Pellejero. Santiago Ciganda está suspenso e está fora desta rodada.
Sem mudanças do lado adversário, Jorge Giordano fez seus últimos ajustes na equipe contra o Cerro.
No Estádio Luis Troccoli, às 16h (horário de Brasília), as equipes se enfrentam pela sexta vez: River Plate soma duas vitórias e três empates.
https://twitter.com/cariveruruguay/status/1050103169689243649
Wanderers x Racing Club Montevideo
Joaquín Noy e Rodrigo Rivero estão liberados para voltar a campo, porém Rodrigo Pastorini, não. Pelos três pontos valiosos para continuar na luta do campeonato e entre os primeiros colocados, o técnico do Wanderers, Eduardo Espinel, faz mudanças no meio.
Após vitória contra o River Plate, Juan Tejera quer repetir feito hoje a tarde e precisa da vitória para deixar a nona posição e continuar na briga pelo título Uruguaio. Francisco Ibáñez está se recuperando e Javier Méndez suspenso.
No Estádio Parque Alfredo Viera, às 16h (horário de Brasília), acontece o sexto encontro entres as equipes: foram três vitórias para o Wanderers, uma para o Racing e um empate entre elas.
https://twitter.com/mwfc_oficial/status/1050048510119342082
Boston River x Nacional
Com um grande desafio, Alejandro Apud trabalhou taticamente com sua equipe durante a semana. Na última colocação, a vitória não tira seu adversário da vice-liderança. Robert Flores, Wiston Fernández e Facundo Rodríguez são os desfalques para o confronto. O treinador ensaiou com Maxi Pérez no ataque formando a dupla com Bruno Foliados.
O vice-líder Nacional tem seu plantel ideal para daqui a pouco. Alexander Medina não poupará seus melhores jogadores na reta final do Clausura. O goleiro Guillermo Centurión retornará ao banco de reservas.
No Estádio Osvaldo Roberto, o confronto está marcados para às 18h (horário de Brasília) e será o último da 12ª rodada. Em quatro disputas anteriores, o Nacional venceu três vezes e foi derrotado apenas uma.
https://twitter.com/Nacional/status/1050144693990973440