Clássicos agitam a 28ª rodada da Premier League

- Além da briga na parte de cima, metade dos times da competição pode entrar no Z-3
Manchester x Chelsea

Com apenas 11 rodadas restantes, a Premier League mostra um equilíbrio inacreditável. Infelizmente, não na parte de cima da tabela – o City lidera com folga, 16 pontos à frente do rival Manchester United, vice-líder, ao mesmo tempo em que o Arsenal, 6º colocado, tem nove pontos de diferença do 7º colocado, Burnley. Porém, na parte de baixo da tabela, nessa rodada, cinco equipes têm possibilidade de entrar na zona de rebaixamento e, das três que já estão lá, duas podem sair.

A diferença do Stoke City, penúltimo, para o Bournemouth, na 10ª posição, é de somente seis pontos. Entre eles, outras oito equipes vivem o drama de ter que fugir do Z-3, e outras tantas sabem que, caso vacilem, podem perder posição e passar a ficar ameaçado. Além disso, um clássico movimenta a rodada que só terminará na próxima quinta-feira, com outro grande jogo. Confira, jogo a jogo, um resumo dos confrontos:

PREMIER LEAGUE – 28ª RODADA

24/02 – SÁBADO

Leicester x Stoke City – 9h30

No King Power Stadium, o Leicester recebe um adversário que precisa se reabilitar na competição. O Stoke City não vence há três jogos e ocupa a vice-lanterna da Premier League, com 25 pontos. Os Foxes carimbaram a vaga nas quartas-de-final da FA Cup no meio da semana ao bater o Sheffield United por 1 a 0, mas vêm de derrota pesada da rodada passada do campeonato inglês – 5 a 1 contra o Manchester City –, o que deixa o atual campeão inglês na 8ª posição com 35 pontos.

A vaga para a UEFA Europa League parece mais palpável através da copa inglesa, o que pode sugerir um jogo de caráter decisivo apenas para os visitantes que, em caso de vitória, podem deixar a zona de rebaixamento. O retrospecto recente favorece o mandante: nos últimos sete duelos, seis vitórias do Leicester, três empates e apenas uma derrota, em janeiro de 2015.

Bournemouth x Newcastle – 12h

Adversários diretos, Bournemouth e Newcastle duelam para ficar distante da parte de baixo da tabela. O Newcastle está bem próximo: com 28 pontos na 13ª posição, a distância para o Southampton, que encabeça o Z-3, é de somente dois pontos. Entretanto, uma vitória no sábado traz mais tranquilidade e, melhor ainda, encosta no rival dessa rodada – o Bournemouth está três pontos na frente, na 10ª posição. No último fim de semana, os Magpies conseguiram um importante triunfo sobre o Manchester United por 1 a 0 e subiram três posições. Na contramão, os donos da casa foram goleados pelo Huddersfield por 4 a 1 e desceram um degrau.

Brighton x Swansea – 12h

Mais um jogo de briga direta para fugir do rebaixamento. Somente o Crystal Palace separa Brighton e Swansea na tabela – os donos da casa estão em 14º, com 28 pontos, enquanto os visitantes somam 27, na 16ª posição. No duelo do primeiro turno entre as duas equipes, os Seagulls venceram por 1 a 0 dentro do estádio dos galeses. Para quebrar a boa sequência de jogos dos Swans, a equipe inglesa precisará mais do que nunca dos gols de Glenn Murray, artilheiro do clube na competição, com 8 gols. Mas, após conquistar a vaga nas quartas-de-final da FA Cup, o elenco terá que se desdobrar para dar o máximo nas duas competições.

Burnley x Southampton – 12h

O Southampton vai ao Turf Moor com um só pensamento: sair do Z-3. Após perder para o Liverpool por 2 a 0 na última rodada, os Saints desceram três posições e entraram na zona de rebaixamento. O mau momento vivido pelo adversário pode ser um fator decisivo, já que o Burnley não conquistou sequer uma vitória nas últimas 10 partidas – foram cinco empates e cinco derrotas, o que os deixa na 7ª posição com 36 pontos. Os mandantes, que antes sonhavam com uma vaga numa competição europeia, precisa abrir o olho para a, ainda distante, mas não inalcançável, zona de rebaixamento. Uma derrota pode diminuir a distância para 7 pontos, tamanho é o equilíbrio na Premier League.

Liverpool x West Ham – 12h

Os Reds estão impossíveis e, em ótima fase, enfrentam dentro de casa o 12º colocado da Premier League. O West Ham tem 27 pontos e está no meio da turma que ainda teme a zona de rebaixamento. Na última rodada, os Hammers conseguiram um bom resultado contra o Watford e, em caso de nova vitória, podem subir duas posições na tabela.

Mas do outro lado tem uma equipe com uma dupla inspirada. Roberto Firmino e Mohamed Salah têm destruído as defesas adversárias. Juntos, os dois já contribuíram para 34 dos 61 gols do Liverpool na competição – o egípcio tem mais, somando 22 tentos contra 12 do brasileiro. Na partida do primeiro turno, jogando no Estádio Olímpico de Londres, a equipe de Jürgen Klopp venceu por 4 a 1. Hoje, os Reds estão na terceira posição e precisam dar sequência ao bom momento para permanecer na zona de classificação para a Champions.

Foto: premierleague.com

West Bromwich x Huddersfield – 12h

O duelo contra o Huddersfield no estádio The Hawthorns pode ser um divisor de águas para o West Brom. Os donos da casa estão na lanterna, mas a diferença para o adversário do fim de semana é de apenas 7 pontos. Uma vitória os deixaria a apenas 4 pontos atrás e uma sobrevida no campeonato. Além do mais, o equilíbrio na tabela faz com que mais da metade dos times do campeonato inglês precisem ficar atentos com o Z-3, o que pode servir de alento para os Baggies.

Do outro lado, os Terriers querem confirmar o fim da péssima fase. Após oito rodadas sem vencer, os visitantes golearam o Bournemouth por 4 a 1 no último jogo. Porém, terão pela frente uma equipe que poderá focar 100% na Premier League daqui pra frente, já que o West Bromwich foi eliminado da FA Cup no meio da semana.

Watford x Everton – 14h30

O Everton luta contra um péssimo retrospecto fora de casa. Das últimas 21 partidas disputadas longe de seus domínios pela Premier League, foram 11 empates, 9 derrotas e apenas uma vitória. Soma-se isso ao fato de que o Watford, em sua última partida no Vicarage Road, conseguiu um surpreendente 4 a 1 sobre o Chelsea e pronto: está feito o clima para o jogo. Com 30 pontos na 11ª posição, os Hornets tentam colar no rival dessa rodada, que está quatro pontos à frente, na 9ª posição. Uma derrota e uma rara combinação de resultados pode deixar os donos da casa na zona de rebaixamento. Os visitantes não correm esse risco, mas sabem que não devem dar sopa ao azar. No primeiro turno. vitória dos Toffees por 3 a 2.

25/02 – DOMINGO

Crystal Palace x Tottenham – 9h

Vivo na disputa pela classificação à Champions League, o Tottenham viaja do norte ao sul de Londres para enfrentar o Crystal Palace. Na 5ª posição, os Spurs estão somente um ponto atrás do Chelsea, 4º colocado. Na última rodada, os comandados de Mauricio Pochettino conseguiram uma importante vitória contra o Arsenal. Os donos da casa vivem o lado oposto da tabela. Com apenas 27 pontos, os Eagles é mais uma equipe que vive a agonia de ter o Z-3 muito próximo. Há quatro rodadas sem vencer, uma nova derrota e a combinação certa de resultados pode levar o clube à zona de rebaixamento.

Foto: premierleague.com

Manchester United x Chelsea – 11h05

No Old Trafford acontece um dos jogos mais promissores da rodada. O Chelsea, 4º colocado com 53 pontos, enfrenta o Manchester United, vice-líder com três pontos a mais. Se por um lado os Red Devils podem abrir uma boa vantagem na briga pela Champions League, os Blues almejam encostar nos rivais e brigar pelo segundo lugar – se considerarmos que, com a atual pontuação, somente uma catástrofe tira o título do Manchester City. Ambos os times jogaram no meio de semana pela competição europeia e conquistaram o mesmo resultado: um empate – o Chelsea ficou no 1 a 1 contra o Barcelona, dentro de casa, enquanto o Manchester United ficou no zero diante do Sevilla, na Espanha. Na área técnica, um duelo interessante. Antonio Conte, que respira aliviado após os recentes bons resultados, medirá forças com José Mourinho, que fez história no rival. O retrospecto entre os dois favorece o italiano: em quatro partidas, um empate e três vitórias de Conte – umas delas no primeiro turno do campeonato inglês, por 1 a 0.

Foto: mirror.co.uk

A rodada ainda tem o confronto entre Arsenal, 6º colocado com 45 pontos, e o líder Manchester City, que tem 72 pontos. A partida será quinta-feira, às 16h45, no Emirates Stadium.

Guilherme Guidetti

Sobre Guilherme Guidetti

Guilherme Guidetti já escreveu 57 posts nesse site..

Guilherme Guidetti, paulista, nascido em São Caetano do Sul no dia 17 de fevereiro de 1994, mas residente de Santo André desde os primeiros dias de vida. A paixão por futebol vem da família, enquanto o gosto por escrever foi herdado do pai, caminhoneiro. Habilidoso com a canhota – exclusivamente segura a caneta na mão –, realiza diariamente o sonho de ficar perto do esporte através do jornalismo. De apresentador de programa de rádio a assessor de imprensa, sua ainda curta carreira na profissão já foi o suficiente para saber que faz aquilo que mais ama – e o faz com a mesma paixão com que joga bola com os amigos.

BetWarrior


Poliesportiva


Guilherme Guidetti
Guilherme Guidetti
Guilherme Guidetti, paulista, nascido em São Caetano do Sul no dia 17 de fevereiro de 1994, mas residente de Santo André desde os primeiros dias de vida. A paixão por futebol vem da família, enquanto o gosto por escrever foi herdado do pai, caminhoneiro. Habilidoso com a canhota – exclusivamente segura a caneta na mão –, realiza diariamente o sonho de ficar perto do esporte através do jornalismo. De apresentador de programa de rádio a assessor de imprensa, sua ainda curta carreira na profissão já foi o suficiente para saber que faz aquilo que mais ama – e o faz com a mesma paixão com que joga bola com os amigos.

    Artigos Relacionados

    Topo