A 23ª rodada da Ligue 1 termina nesse domingo com um clássico de duas das principais francesas. Lyon x Paris Saint Germain duelam na cidade de Lyon às 18 horas (horário de Brasilia). O duelo vale muito, principalmente para a equipe da casa que tenta se manter no pelotao da frente e lutando por uma vaga direta na proxima Uefa Champios League. Já o os visitantes querem aumentar ainda mais a vantagem na liderança. Mas antes do clássico, Nimes x Montpellier duelam na cidade de Nimes às 12 horas. O jogo entre Saint Etienne x Strasbourg foi adiado devido a nevasca que cai na cidade de Saint Etienne. Uma outra data sera marcada para o duelo.
Ligue 1 – 23ª rodada
Nimes x Montpellier – 12 horas
Décimo primeiro colocado na Ligue 1 com 29 pontos, e vindo de derrota para o Nice fora de casa, o caçula Nimes recebe o tradicional Montpellier no Stade des Costières querendo entrar na briga por uma vaga na Liga Europa, o que é um ótimo sinal para a equipe que a principio tem como objetivo escapar do rebaixamento. A equipe esta 11 pontos a frente do Mônaco, décimo oitavo colocado. Para o duelo deste domingo, o técnico Frances Bernard Blaquart não poderá contar com os meio campistas Mustafá Diallo e Pierrick Valdivia, ambos no departamento medico.
Já o tradicional Montpellier quer se manter entre os primeiros para lutar por uma vaga na próxima Uefa Champions League. Com 35 pontos e na sexta posição, a equipe do sul da França quer a vitoria para entrar na zona dos campeonatos continentais. Vindo de vitoria diante do fraco Caen, o Montpellier do técnico Michel der Zakarian terá dois desfalques para o duelo: Jeremie Porsan-Clemente e Keagan Dolly, que se encontram no departamento medico.
https://twitter.com/MontpellierHSC/status/1091731737309335552
Lyon x PSG – 18 horas
Depois de quatro jogos fora de casa, o Lyon volta a jogar em seus domínios. Com 40 pontos e terceiro colocado na Ligue 1, o time do sul da França disputa com o Lille o vice-campeonato, já que é bem improvável que o Paris Saint Germain não ganhe o titulo pela diferença de pontos (10 pontos a mais e dois jogos a menos). Além disso, a segunda colocação na Ligue 1 garante o time na fase de grupos da próxima Uefa Champions League. Saindo um pouco do campeonato francês, nessa semana, a equipe bateu o Amiens, por 2 x 0, e avançou para as oitavas de final da Copa da França.
Para o clássico com o Paris Saint Germain, que acontece no Stadio Olympique Lyonnais o técnico Bruno Genésio provavelmente não terá com os defensores Rafael e Kenny Tete; o meio-campista Ousseynou Ndiaye; e o atacante Amine Gouiri. Todos estão aos cuidados do departamento médico do clube.
https://twitter.com/OL/status/1091775611796893697
Já pelos lados dos atuais campeões franceses, a semana foi cheia. Quase todas as noticias envolvendo a contusão do atacante brasileiro Neymar, onde foi decidido o que fazer em relação ao problema do atacante. Optou-se por tratar da contusão de maneira conservadora, o que significa que o atacante não precisara passar por nova cirurgia no pé, Com isso, Neymar ficará fora dos gramados por pelo menos dois meses e meio, perdendo o confronto diante do Manchester United pela Uefa Champions League marcado para o dia 12 de fevereiro.
56 pontos e atual líder invicto, o Paris Saint-Germain só espera saber qual rodada a equipe conseguira o titulo de forma matemática, já que a diferença de pontos hoje é de 10 pontos e com dois jogos a menos. Para o confronto, o técnico alemão Thomas Tuchel não terá para a partida, alem do atacante Neymar, o defensor Colin Dagba e o meio-campista Marco Verratti, que também estão em processo de recuperação de lesão.
https://twitter.com/PSG_inside/status/1091668051458772992