Clássico Universitário é o jogo mais esperado do Campeonato Chileno

- La U e Los Cruzados protagonizam grande confronto neste fim de semana

Falta pouco para chegar a final da primeira parte do Campeonato Chileno. Contando com esta, faltam apenas três rodadas para o campeão erguer a taça. Tudo indica que quem terá esse privilégio será a U. Católica, mas, caso aconteça um resultado negativo neste fim de semana, a disputa continuará em aberto. Isso porque o adversário será a U. de Chile que tem chances matemáticas de terminar essa parte da competição em primeira. Pode-se dizer que o clássico é o jogo do ano às equipes. A La U, por exemplo, não tem expectativas de classificar à próxima fase da Copa Libertadores, pois depende de resultados de outros clubes para passar.

Outra que também disputa o título é a U. de Concepción. Surpreendentemente, a equipe venceu oito partidas seguidas e busca o 9º triunfo contra o Antofagasta no domingo. Veja, portanto, a análise desta rodada do Torneo Scotiabank.

Campeonato Chileno 13ª rodada

11/05 – Sexta-feira

Colo-Colo x Dep. Iquique – 20h00

Com quatro jogos sem perder, o El Cacique se manterá vivo na briga entre os três caso vença o Iquique nesta sexta-feira. Para fazer a lição de casa, o clube conta com Estebán Paredes, que, atualmente, é artilheiro do “Chilenão”. Por outro lado, enfrentará o Iquique que almeja entrar no grupo dos que participarão da Copa Sul-Americana. Porém, os visitantes tem outra coisa que ainda preocupa: a possibilidade do rebaixamento.

A partida acontecerá em Santiago na casa do Colo-Colo. Veja, então, o histórico de confrontos entre as duas equipes.

Colo-Colo está embalado no Campeonato Chileno
Colo-Colo está embalado no Campeonato Chileno / Foto: Twitter Colo-Colo

12/05 – Sábado

San Luis x Unión La Calera – 12h00

Abrindo o sábado de jogo , o San Luis recebe a embalada U. La Calera. O time da casa anda tenso na Campeonato Chileno, pois beira a zona de rebaixamento. Pelo desespero, é de se esperar que o San Luis vá para cima e encare esta partida como uma final. Os Rojos estão logo atrás do Colo-Colo, com 22 pontos somados. Atualmente, a equipe de La Calera sustenta três vitórias consecutivas, sendo dona de uma das melhores defesas da competição (12 gols sofridos).

O estádio que receberá as duas equipes será o Lúcio Fariña Mendes na cidade de Quillota. Contudo, confira aqui o histórico de confrontos.

Huachipato x Palestino – 15h00

A terrível campanha do Huachipato nas últimas cinco rodadas fez o clube cair de terceiro para nono colocado no torneio. Tentará, porém, sair da seca contra o Palestino, que sustenta a segunda pior defesa da competição. Los Aceleros, então, depositam sua esperança de gols no centroavante panamenho Gabriel Torres, que marcou contra a Católica na última partida e, após isso, tornou-se um dos principais artilheiros do Campeonato Chileno com oito gols.

Dessa maneira, o Huachipato tentará conquistar os três pontos no estádio que conseguiu fazer isso pela última vez: CAP. O local fica na cidade de Talcahuano. Confira o histórico de confrontos.

Everton x Curicó Unido – 20h00

O famoso encontro dos desesperados será na noite de sábado. Ambos os times carregam o fardo de serem um dos piores do Campeonato Chileno até o momento. Porém, um dos dois podem se desvincular dessa fama caso façam um bom jogo. Atualmente, o Everton ocupa o 15º lugar, ou seja, está na zona de rebaixamento com apenas sete ponto. Já o Curicó Unido está um pouco melhor, mas nada que agrade muito: 12º posição e somente 10 pontos acumulados.

A partida, portanto, será realizada na cidade de Viña del Mar. O estádio é o de Saussalito. Veja aqui o histórico de confrontos.

13/05 – Domingo

U. Católica x U. de Chile – 13h00

O super clássico da rodada acontece na tarde deste domingo. Além de ser um grande rivalidade pelo simples motivo de se enfrentarem, o jogo também pode decidir o Campeonato Chileno. A Católica pode ser campeã caso vença o confronto contra a La U e a U. Concepción apenas empate sua partida. Os Los Cruzados, por outro lado, não terão vida fácil. Embora seja favorita, o jogo trata-se de um clássico e a U. Católica pretende permanecer viva na disputa pelo título e pela beliscada na vaga da próxima Libertadores.

Ainda sem treinador, a La U está com o treinador interino Estebán Valencia, que pode trabalhar mais tranquilo após a vitória da última rodada. O triunfo na semana passada deu fim ao jejum de quatro jogos com derrota (entre as partidas está a goleada sofrida na Libertadores contra o Cruzeiro no Mineirão).

Tanto as dimensões de um campeonato disputado quanto as expectativas de um grande jogo nas quatro linhas dão o ar da graça do Clássico Universitário. A partida será realizada no Estádio San Carlos de Apoquindo na cidade de Santiago. Confira, portanto, o histórico de confrontos.

Clássico Universitário pode definir Campeonato Chileno
Clássico Universitário pode definir Campeonato Chileno / Foto: Aton

Deportes Temuco x Unión Española – 16h00

O lanterna do campeonato terá outra oportunidade de sair dessa situação. Porém, o adversário da vez vem embalado acumulando cinco jogos sem derrota. Embora esteja em péssima fase, o Temuco empolgou com a vitória diante do Estudiantes da Venezuela pela Copa Sul-Americana na última quarta-feira (09).

Caso vença, a Unión Española volta a sonhar com uma vaga na próxima Libertadores. Atualmente, a equipe está classificada apenas à Sul-Americana. Veja, então, o histórico de confrontos.

Audax Italiano x O'Higgins – 18h30

Enfim, o Audax Italiano saiu, temporariamente, da zona de rebaixamento. Mas não por méritos próprios. A façanha só aconteceu porque o Everton conseguiu ficar com o saldo de gols menor que o clube em questão. Porém, mesmo assim, o clube terá outra oportunidade de fazer bonito e espantar o fantasma do rebaixamento. Por outro lado, entretanto, encontrará o O'Higgins que ainda segue vivo na disputa por uma vaga na Copa Sul-Americana.

O Audax Italiano, que vem de uma desclassificação no meio da semana, receberá seu oponente no Estádio Bicentenário de La Florida, em Santiago. Confira o histórico de confrontos.

U. de Concepción x Antofagasta – 21h00

A surpreendente U. de Concepción tem a chance de fazer mais um adversário de vítima nesta rodada do Campeonato Chileno. A partida é de extrema importância, pois, se perder ou empatar, dará a chance para a U. Católica ser campeã. Então, como ainda sonha com um título, a equipe irá com força máxima contra o sexto colocado Antofagasta.

Os visitantes também estão muito tempo sem perder. São oito partidas invictas e a sensação que fica é de que poderia ter se saído melhor nas primeiras partidas da competição para, neste momento, brigar entre os primeiros.

A partida, portanto, será realizada no Estádio Municipal de Concepción. Veja o histórico de confrontos.

Classificação

[soccer-info id='175′ type='table' /]

Sergio Vitor

Sobre Sergio Vitor

Sergio Vitor já escreveu 152 posts nesse site..

Jornalista com 22 anos de idade, atua, há três, como repórter, redator e social media para uma revista especializada do setor de seguros, economia e negócios. Em 2016, ainda na graduação, começou a dedicar seu tempo escrevendo matérias no Futebol na Veia. Atualmente, é responsável pela análise de SEO do FNV, além de participar de programas esportivos na rádio, todos alinhados ao site.

BetWarrior


Poliesportiva


Sergio Vitor
Sergio Vitor
Jornalista com 22 anos de idade, atua, há três, como repórter, redator e social media para uma revista especializada do setor de seguros, economia e negócios. Em 2016, ainda na graduação, começou a dedicar seu tempo escrevendo matérias no Futebol na Veia. Atualmente, é responsável pela análise de SEO do FNV, além de participar de programas esportivos na rádio, todos alinhados ao site.

    Artigos Relacionados

    Topo