A rivalidade no futebol entre Japão e China

 

Na Ásia, Japão e China são os dois gigantes que competem pela soberania dentro das quatro linhas. Mas, para falar sobre essa disputa precisamos abrir o livro  de história oriental. Em síntese, tudo começou nas raízes dessas duas sociedades. A saber, por muito tempo, a cultura chinesa influenciou a japonesa, que por sua vez agregou religião, escrita, arquitetura e alguns costumes. Mais adiante, já na fase de modernização do país do sol nascente, a relação com os vizinhos asiáticos foi ficando desgastada e inúmeros conflitos surgiram. Todavia, no futebol, os chineses foram por muito tempo protagonistas enquanto o Japão tentava popularizar a modalidade. Mas, esse cenário mudou e  depois de algumas décadas, o esporte praticado com a bola no pé cresceu em solo japonês. Sendo assim, a coluna Samurais da Bola dessa semana, vai percorrer a história para vasculhar os momentos marcantes desse confronto.

Soberania chinesa

A soberania chinesa não se deu somente fora de campo, tendo em vista que durante muito tempo o país oriental mostrou entender mais de futebol em contraposição aos vizinhos de continente, que não entendiam muito do assunto. Portanto, se hoje o Japão tem mais domínio no quesito futebol, até a década de 1990 esse lugar era ocupado pela Seleção Chinesa. Prova disso é o primeiro confronto entre as duas equipes. Na partida realizada em Tóquio, em 9 de maio de 1917, os chineses golearam os anfitriões por 5 x 0. A saber, passados mais de 100 anos e inúmeros confrontos, essa continua sendo a maior conquista do derby Sino-Nipônico.

O futebol do Japão cresceu

A partir da década de 1990, o Japão começou a mudar um pouco o foco do beisebol (modalidade mais popular do país na época) e valorizar o futebol, assim o esporte começou a se desenvolver por lá. Imediatamente foi criada a J-League, que é o Campeonato Brasileiro deles. Dessa forma, o futebol do país foi ganhando destaque e em 1992, em casa, conquistou a Copa da Ásia. Já nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994, a seleção fez uma campanha convincente, mas não conseguiu a classificação. Contudo, o futebol japonês mostrou que estava no caminho certo na inédita classificação para o Mundial da França, em 1998. Depois disso, o futebol dos Samurais Azuis só cresceu e eles marcaram presença em todas as Copas do Mundo realizadas até 2018.

China x Japão

O crescimento do futebol japonês nas últimas décadas evidenciou uma nova soberania nesse confronto oriental. Afinal, enquanto a Seleção Japonesa se destacava em competições locais como a Copa da Ásia e se classificava para todas as edições de Copa do Mundo, a China coleciona campanhas com derrotas e eliminações. De fato, os chineses só conseguiram uma participação em mundiais, que foi em 2002. Todavia, durante essa edição o desempenho chinês deixou a desejar, e a seleção saiu ainda na 1ª fase. Além disso, na final da Copa da Ásia de 2004, a partida entre Japão e China foi marcante por várias motivos, inclusive por  ser a maior vitória do Japão em campo neutro sobre o rival. Na ocasião, os Samurais Azuis venceram por 3 x 1.

Na sequência dessa final histórica, as equipes asiáticas estiveram frente a frente em mais 7 oportunidades. Dessa forma o último confronto aconteceu no dia 10 de dezembro de 2019, e contou com vitória japonesa por 2 x 1. De forma mais abrangente, as duas seleções se encontraram, oficialmente, 22 vezes. Sendo assim, o os japoneses detém mais conquistas, 11 no total. Em contraposição, a China tem 5 vitórias. Além disso, em 6 ocasiões as equipes empataram. Por fim, em derbys, o Japão já marcou 29 gols e a China balançou a rede 23 vezes.

Foto Destaque: Reprodução/Kaoru Watanabe

Avatar
Dara Oliveira
Sou Dara Oliveira, estudante de Jornalismo. Orgulhosamente do Norte do Brasil. Me considero uma contadora de histórias. A paixão pelo jornalismo começou ainda na infância, na mesma época que o futebol passou a ser parte importante da minha jornada. Tudo que envolve o mundo esportivo me desperta curiosidade. Eu acredito no poder do esporte como instrumento de inclusão social.

Artigos Relacionados