Chelsea e Liverpool batalham pela última vaga na UEFA Champions League

- Rodada 38 da Premier League define classificados e pode ter “recorde centenário” do Manchester City

O almoço de Dia das Mães será agitado com a 38ª e última rodada da Premier League 2017/18. Para o Liverpool, basta um empate diante do Brighton para assegurar o passaporte à UEFA Champions League da próxima temporada. Para o Chelsea, uma vitória diante do Newcastle e derrota dos Reds transformaria o sonho da vaga em realidade. O campeão Manchester City pode chegar ao recorde absoluto de 100 pontos em uma só edição do torneio inglês, e o Swansea vive à espera de um milagre para escapar do rebaixamento.

38ª RODADA – PREMIER LEAGUE

DOMINGO – 13/05 – 11h

Liverpool x Brighton

Em uma das partidas que pode definir o último classificado para a UEFA Champions League, o Liverpool recebe o Brighton em Anfield Road necessitado de uma vitória para não depender do resultado do jogo do Chelsea, rival direto pela vaga. Os Reds estão na quarta colocação da Premier League, com 72 pontos, e só perdem este posto com uma tragédia.

Se o Liverpool não bater o Brighton, as probabilidades de fiasco são as seguintes: em caso de revés, o Chelsea precisa derrotar o Newcastle por qualquer placar. Já em uma situação de empate, os Blues teriam de vencer e tirar 18 gols de saldo para os Reds. Se depender do retrospecto recente contra os Seagulls, o time de Jürgen Klopp, finalista da Champions contra o Real Madrid, estará novamente no torneio europeu na temporada 2018/19, já que não sabe o que é perder do adversário há 33 anos.

Se marcar, Salah pode se sagrar recordista em gols no torneio (Reprodução/Premier League)

Newcastle x Chelsea

Já no St. James Park, 280 km distante da cidade de Liverpool, o Newcastle recebe o Chelsea, que ainda sonha com a vaga na Champions League 2018/19. No entanto, os Blues não dependem de si mesmos para garantir o quarto lugar, já que o Liverpool precisa tropeçar diante do Brighton. O time azul é o quinto na tabela, com 70 pontos.

A partida é marcada pelos tabus. O Newcastle não sabe o que é perder para o Chelsea em casa há quatro jogos pela Premier League (três vitórias e um empate). Curiosamente, os Magpies não venceram os Blues nos últimos quatro encontros pelo torneio e sofreram 12 gols no período. Para continuar a boa sequência, o técnico Antonio Conte terá o retorno do goleiro Courtois, recuperado de lesão nas costas. Clique aqui e confira o retrospecto geral da partida!

No 1º turno, os Blues venceram por 3 x 1 (Reprodução/Premier League)

Swansea x Stoke City

Se há emoção na parte de cima da tabela, a inferior não deixa a desejar. O Swansea entra em campo necessitado de um milagre contra o já rebaixado Stoke City. Para se safar da segunda divisão inglesa, o time galês, que não vence há oito rodadas, precisa golear o adversário diante do seu torcedor e torcer para o Manchester City atropelar o Southampton.

No histórico recente pela Premier League, os Swans levam vantagem diante dos Potters. Nos últimos 13 encontros entre os times no Liberty Stadium, são nove vitórias, três empates e apenas um revés para os donos da casa. No retrospecto geral entre os clubes, o equilíbrio predomina.

O Swansea precisa de um milagre para escapar do Z3 (Reprodução/Premier League)

Southampton x Manchester City

Com um pé e meio fora da segunda divisão inglesa, o Southampton recebe o Manchester City no St. Mary’s precisando somente de um empate contra o campeão da Premier League 2018/19. Vale lembrar que os Saints somaram oito pontos nas últimas quatro partidas disputadas no torneio, feito suficiente para tirar o time da zona de rebaixamento.

No entanto, a equipe visitante está faminta por recordes. O plantel de Pep Guardiola, recordista absoluto em números na Premier League desde sua criação, em 1992, quer atingir a marca de 100 pontos conquistados. Além disso, os Citizens são absolutos em outros quesitos, como número de gols marcados (105) e vitórias (31) em uma só edição da competição. No histórico geral do encontro, são 31 triunfos para cada lado e 25 empates.

Três dígitos em pontos: será que dá para o City? (Reprodução/Premier League)

Huddersfield x Arsenal

Já garantido na Liga Europa da próxima temporada, o Arsenal vai ao John Smith’s Stadium encarar o Huddersfield para quebrar a sequência de derrotas fora de casa. A marca negativa na Premier League teve início ainda no ano passado, quando o clube venceu o Crystal Palace por 3 x 2, no Selhurst Park, em 28 de dezembro de 2017. O time está na sexta colocação da competição, com 60 pontos.

Este será o 828º e último jogo de Arsène Wenger pela Premier League no comando do Arsenal. Treinador do clube por 22 anos, o francês encerra uma era vitoriosa pelos Gunners na competição: são 475 vitórias, 199 empates e 153 derrotas, além de três títulos conquistados (1997/98, 2001/02 e 2003/04). No retrospecto de todas as competições, o time vermelho não sabe o que é perder do Huddersfield há 47 anos.

No 1º turno, os Gunners golearam por 5 x 0 (Reprodução/Premier League)

Manchester United x Watford

Com a vice-liderança da Premier League assegurada, José Mourinho promete mudanças significativas no plantel dos Devils para o duelo contra o Watford. Depois de garantir o prêmio Luvas de Ouro 2017/18, o goleiro De Gea dará lugar ao argentino Sergio Romero na meta. Rashford, Martial, Juan Mata, Blind e Bailly, que não vinham sendo titulares, terão oportunidades.

O duelo marcará a despedida do volante Michael Carrick do futebol. Com 12 anos de casa, o camisa 16 dos Devils soma 463 partidas, 24 gols marcados e 11 títulos de expressão (cinco Premier Leagues, duas Copas da Liga Inglesa, uma UEFA Champions League, um Mundial de Clubes, uma FA Cup e uma Liga Europa).

Ainda sobre marcas, a partida diante do Watford será a 500ª da história do Old Trafford. Aliás, dos últimos 14 encontros entre os times pelos torneios ingleses (desde 1987), o United só sofreu um revés – em 2016, fora de casa. Clique aqui e confira o retrospecto do confronto!

Fora de casa, o United venceu por 4 a 2 no turno inicial (Reprodução/Premier League)

Tottenham x Leicester

Na perseguição a Mohamed Salah na artilharia da Premier League, Harry Kane terá a oportunidade de se igualar ao egípcio pela última vez na temporada diante do Leicester, no Wembley. Com 28 tentos marcados na competição – três a menos em relação ao jogador do Liverpool –, o número 10 dos Spurs pode não ter a companhia do meia Dembélé, lesionado no tornozelo.

Já o Leicester conta com uma série de atletas no departamento médico: Huth, Okazaki, Chilwell (todos lesionados no tornozelo), Amartey, Ndidi (ambos coxa) e Matty James (tendão de Aquiles), além de Albrighton, suspenso, desfalcam os Foxes. No retrospecto geral do duelo, os Spurs levam vantagem e isso pode ser favorável ao clube, já que garante a terceira colocação da Premier League com uma vitória.

Se vencer, o Tottenham garante o 3º lugar do torneio (Reprodução/Premier League)

Burnley x Bournemouth

De olho na próxima temporada, Burnley e Bournemouth cumprem tabela pela rodada derradeira da Premier League. Sétimo colocado da competição com 54 pontos, os Clarets garantiram a melhor campanha da história do clube na primeira divisão inglesa desde 1973/74, quando conquistaram o sexto lugar. Com isso, a equipe está garantida na repescagem da Liga Europa 2018/19.

A partida pode ser histórica em caso de vitória para o time visitante, já que nunca derrotou o Burnley dentro do estádio Turf Moor. No retrospecto geral, são 11 vitórias dos Clarets, 11 empates e apenas cinco triunfos dos Cherries.

No 1º turno, o Burnley venceu por 2 x 1, fora de casa (Reprodução/Premier League)

Crystal Palace x West Bromwich

Mesmo rebaixado, o West Bromwich luta para encerrar sua participação na elite inglesa com dignidade diante do Crystal Palace, no Selhurst Park. Apesar da ascensão meteórica nas últimas cinco rodadas (três vitórias e dois empates), a equipe dependia de outros adversários para escapar e viu as chances irem para o buraco na vitória do Southampton diante do Swansea, na última terça-feira (8).

Os donos da casa estão com a mesma sequência positiva do West Brom, mas garantidos na Premier League do ano que vem. Os Eagles se encontram na 11ª colocação, com 41 pontos, empatados com Newcastle (10º), Bournemouth (12º) e Watford (13º). O Crystal Palace, inclusive, leva vantagem no histórico geral do confronto. Clique aqui e confira os números!

As equipes empataram sem gols no 1º turno (Reprodução/Premier League)

West Ham x Everton

As equipes do West Ham e do Everton entram em campo pela última rodada do campeonato inglês para cumprirem tabela, já que não se classificaram para nenhuma competição europeia. Wayne Rooney, especulado como novo reforço do DC United, dos Estados Unidos, na próxima temporada, desfalca os Toffees com incômodo no joelho.

Apesar disso, o Everton está invicto em seus últimos nove jogos fora de casa pela Premier League diante dos Hammers, perdendo pela última vez em 2007. Ao todo, os times se enfrentaram 137 vezes na história do futebol inglês. Clique aqui e saiba mais!

No turno inicial, o Everton goleou o rival por 4 x 0 (Reprodução/Premier League)

Classificação

[soccer-info id='2′ type='table' /]

Angelo Neto

Sobre Angelo Neto

Angelo Neto já escreveu 28 posts nesse site..

Paulistano com raízes baianas e paranaenses nascido no Dia do Futebol e no ano que nossa Seleção trouxe o tetra para o Brasil na voz marcante de Galvão Bueno. A facilidade com a escrita surgiu naturalmente durante o colégio, e uni-la ao amor pelos esportes trouxe a paixão pelo jornalismo como profissão. Devoto de São Marcos, acredita que o clubismo é passado de pai para filho e tenta nas pelejas recreativas ter o mesmo sucesso como redator.

BetWarrior


Poliesportiva


Angelo Neto
Angelo Neto
Paulistano com raízes baianas e paranaenses nascido no Dia do Futebol e no ano que nossa Seleção trouxe o tetra para o Brasil na voz marcante de Galvão Bueno. A facilidade com a escrita surgiu naturalmente durante o colégio, e uni-la ao amor pelos esportes trouxe a paixão pelo jornalismo como profissão. Devoto de São Marcos, acredita que o clubismo é passado de pai para filho e tenta nas pelejas recreativas ter o mesmo sucesso como redator.

    Artigos Relacionados

    Topo