Com a conclusão da temporada 19/20 da Serie A TIM, ficou definido quem serão os participantes italianos nas competições continentais e os que acabaram descendo para a Serie B. Em relação ao torneiro mais importante do Velho Continente, a UEFA Champions League, tivemos os clubes que lutaram praticamente até o fim pelo Scudetto assegurando vaga. Já na Liga Europa o Milan volta a dar as caras internacionalmente. Na queda, dois bate e voltas foram destaque.

Champions League

Grande campeã do Calcio, a Juventus comandou o pelotão de frente que se garantiu na Champions. Além da Velha Senhora, Inter de Milão, Atalanta e Lazio já estão confirmadas na fase de grupos. Os clubes de Milão e Bérgamo já haviam se classificado na temporada passada. Por outro lado, o time da capital volta a disputar a competição que não disputava desde 2015, quando foi eliminado nos playoffss.

Liga Europa

Em relação ao segundo torneio continental mais importante da Europa, teremos três representantes da Terra da Bota. O Napoli foi o primeiro a carimbar vaga, já que foi o vencedor da Coppa Itália. Dessa forma, o time de Gattuso já está garantido na fase de grupos, assim como a Roma, que terminou a Serie A na 5ª colocação. Ainda mais, com o 6º lugar, o Milan ainda tem que passar pelos playoffs para avançar aos grupos.

Serie B

A primeira equipe rebaixada para a próxima Serie B do Calcio foi a SPAL, que já havia batido na trave nos anos anteriores. Já o campeão da 2ª divisão em 18/19, o Brescia, que passou a maior parte do Italiano na lanterna, caiu apenas um ano após voltar para a elite. Por fim, quem também fez um bate e volta foi o Lecce. Mesmo brigando até o último momento com o Genoa, os Giallorossi acabaram na degola ao fim das 38 rodadas.

Foto destaque: Divulgação/AC Milan

Avatar
Leonardo Abrahão
Leonardo Abrahão, 20 anos, paulistano e estudante de jornalismo na Universidade Nove de Julho. Redator do Futebol na Veia desde 2019, cobrindo futebol italiano, asiático e brasileiro.

Artigos Relacionados