Neste sábado (3), às 19h (horário de Brasília), Ceará x Fortaleza se enfrentam pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A 2019. O duelo acontece na Arena Castelão, em Fortaleza, no Ceará. O duelo é histórico, pois marca a volta do Clássico Rei à elite do Brasileirão após 26 anos de hiato. Assim, o último duelo entre as equipes neste torneio foi em 6 de outubro de 1993. Na ocasião, pelo Grupo C do Campeonato, o Vozão venceu os dois jogos. Em 2019, na Série A, as equipes fazem campanhas praticamente idênticas. Ambas tem 14 pontos, quatro vitórias, dois empates e seis derrotas. Porém, a diferença entre os dois é apenas no saldo de gols. Enquanto os mandantes sofreram 11 gols, tendo saldo de dois positivo, as visitas sofreram 18 tentos, tendo cinco negativo de saldo. Outro dado interessante é que têm o ataque identico, com 13 gols.

Ceará

Atualmente na 13ª posição, o grupo busca voltar ao caminho das vitórias após ser derrotado para o Internacional na última rodada por 1 x 0. Porém, antes disso o time conseguiu um resultado impressionante no BR19: bateu o Palmeiras, então líder e invicto, por 2 x 0. Sua média de gols marcados por jogo é de pouco mais de um jogo (1,08), enquanto sua defesa leva 0,92 de média. Quando joga em casa também há um equilíbrio no torneio, sendo que venceu três, empatou uma e perdeu outras duas partidas. Mas, por outro lado, a média de gols como mandante sobe para 1,5, e sua defesa baixa para 0,67. O técnico Enderson Moreira aposta no 4-3-3 e vai contar com a criatividade da dupla Ricardinho e Thiago Galhardo para municiar seus atacantes.

Fortaleza

Por outro lado, o Leão também precisa voltar a vencer. Na última partida perderam para o Corinthians, de virada, por 3 x 1. O Tricolor quando joga fora de casa deixa a desejar neste Brasileirão. São seis jogos, uma vitória, um empate e quatro derrotas. Assim, foram cinco gol gols feitos e 11 sofridos. Dessa forma, a média ofensiva fica em 0,83 e a defensiva 1,83. Sem mudar o padrão de jogo, o time está confirmado no ofensivo 4-2-4, com Wellington Paulista e André Luis centralizados e Osvaldo e Romarinho pelas pontas.

Restrospecto

A rivalidade entre Ceará x Fortaleza é gigantesca. São 580 jogos na história, de acordo com número oficiais do site oficial do Ceará. Deste modo, são 180 vitórias para o Vozão, 201 empates e 174 triunfos do Fortaleza. Sem contar sete jogos sem resultado. Contudo, apesar do Alvinegro ter a vantagem no confronto, nas últimas vezes que se enfrentaram não foi assim. Nos cinco jogos mais recentes foram três vitórias do Leão do Pici e dois empates. Assim, a última vitória do Ceará sobre o Fortaleza foi em abril de 2018, pelo Campeonato Cearense.

Aposta Indicada

É um grande duelo. Um clássico rei para colocar fogo no torneio. Visto o retrospecto recente dos jogos, está difícil para o Ceará bater o Fortaleza. Assim, a aposta indicada é uma vitória do Fortaleza, pagando 3.30 na Rivalo.

Odds: 1 (2.30) | X (3.10) | 2 (3.30)

Avatar
Eric Filardi
Quando pequeno quis ser jogador. O sonho de criança passou. Uma vida nova se anseia. Bem-vindo ao melhor site de futebol. Bem-vindo ao Futebol na Veia. Sou Eric Filardi, paulistano de 27 anos, criado em Taboão da Serra, jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo e apaixonado por futebol. Como todo jornalista amo escrever. Como todo brasileiro amo futebol. Tenho meu clube e minhas preferências, mas viso o profissionalismo e a imparcialidade, sem deixar de lado a criatividade. Sou Tricolor, Peixe, Palestra e Timão. Sou da Colina, Glorioso, Flu e Mengão. Sou brasileiro, hermano, francês e italiano. Sou Ghiggia, Paolo Rossi, Caniggia e Zidane. Sou Alemanha dos 7 x 1, mas que o povo não se engane. Também sou Ronaldo, Romário, Zico, Garrincha e Pelé. Sou Bundesliga, MLS, Eredivisie e Premier. Sou das várzeas e dos terrões. Sou Clássico das Multidões. Sou Sul, Nordeste, Amazônia e Pantanal. Sou Galo, Raposa, Bavi e Grenal. Sou Ásia e África. Sou Barça e Real. Sou as Américas, a Europa, sou o mundo em geral. Sou a festa nas arquibancadas que o estádio incendeia: sou Futebol na Veia.
https://bit.ly/EricFilardi

Artigos Relacionados