Catarinense irá voltar após liberação do governo estadual

O Campeonato Catarinense, que havia sido paralisado pelo aumento de casos de COVID-19 em Santa Catarina, vai voltar. Isto pois o governo estadual, mesmo com um aumento no número de casos e mortes, voltou atrás e resolveu autorizar a realização dos jogos. De acordo com o presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Rubens Angelotti, o governador Carlos Moisés já havia mudado de postura quanto ao veto desde o último domingo (28). No dia seguinte, segunda (29), foi confirmada a liberação.

Ademais, junto da permissão, veio também um novo protocolo de segurança sanitária que deve ser seguido pelas equipes. A principal novidade é a obrigatoriedade da realização do exame RT-PCR, que identifica a presença do novo Coronavírus, em até 72 horas antes da realização das partidas. Em caso de diagnóstico positivo, apenas quem apresentar o patógeno deve ser afastado.

As partidas que serão disputadas seguirão sendo com portões fechados, e além disso, a portaria também veta aglomerações no entorno de treinamentos e estádios em dias de jogos. Esse veto tem por objetivo diminuir a possibilidade de contágio e não será flexibilizada até o fim do torneio.

Entendendo a Paralisação do Catarinense

O estadual havia retornado no último dia 8 de julho, com os jogos de ida das quartas de final. Todavia, o governo suspendeu novamente o certame cinco dias depois, já que Chapecoense, Criciúma, Figueirense, Joinville e Marcílio Dias tiveram diagnósticos positivos após a volta.

Seguindo a suspensão, clubes e a secretaria de saúde se reuniram virtualmente para a criação de um novo protocolo. Com esse protocolo aprovado, o retorno estava programado para a última segunda-feira (27), com o duelo da luta pelo rebaixamento entre Tubarão e Concórdia, mas na sexta-feira (24), o governo do estado prorrogou o veto por mais 14 dias.

Com a revogação dessa última suspensão, a FCF já tem as datas dos duelos de volta das quartas de final. Todos acontecendo já na próxima quinta-feira (30),  Já o confronto da luta pelo rebaixamento será no próximo sábado (1), Veja os  locais e horários, todos pelo horário de Brasília.

Quartas de Final (volta) – quinta-feira (30)

Avai x Chapecoense – Ressacada, 20h10

Marcílio Dias x Criciúma – Gigantão das avenidas, 16h

Brusque x Joinville – Augusto Bauer, 18h

Figueirense x Juventus, Orlando Scarpelli, 21h30

Rebaixameto (Ida) – Sábado (1)

Tubarão x Concórdia – Domingos Gonzalez, 19h

 

Foto Destaque: Divulgação/Patrick Florian/FFC

Avatar
Lucas Stank
Nascido em Florianópolis, Estudo Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina. Sempre gostei de futebol, inclusive dizem que minha palavra dita foi gol

Artigos Relacionados