Passaporte Rússia – Super-águias carrascas olímpicas

- Conheça o retrospecto da Nigéria em Copas do Mundo

Passaporte Rússia é mais uma coluna do Futebol na Veia que apresentará curiosidades de todas as seleções que participarão da Copa do Mundo deste ano. Este é o primeiro de sete textos sobre o Nigeriana desta edição. Confira como é a história das Super-águias.

Forte e competitiva, não é à toa que a seleção nigeriana foi a primeira equipe africana à garantir vaga na Copa do Mundo da Rússia. Com um gol de Alex Iwobe, atleta que atua no Arsenal, a Nigéria bateu a Zâmbia e carimbou a vaga para a sua 6ª participação em Copas do Mundo, com uma rodada de antecedência para o fim das eliminatórias. Apesar da pouca representatividade em mundiais, os nigerianos trazem em sua bagagem, campanhas internacionais de destaque, como o título Olímpico de 96, eliminando o Brasil nas semifinais e batendo a Argentina em uma final emocionante, além das atuações marcantes de Kanu e Jay Jay Okocha, alguns dos principais atletas da Nigéria.

Com apenas 5 participações em mundiais, 1994, 1998, 2002, 2010 e 2014, a Nigéria chega à Rússia disposta à quebrar o fantasma das oitavas. Mas, para isso, precisa passar por um grupo difícil, composto ainda por Argentina, Croácia e Islândia.

Passaporte Rússia – A história da Seleção Nigeriana em Copas do Mundo

1994

Em sua estreia na história das Copas do Mundo, a Nigéria fez uma campanha digna de orgulho, quando em sua primeira edição, já conseguiu avançar às Oitavas de final. Ocupando o grupo D, a seleção nigeriana bateu Bulgária e Grécia, perdendo apenas para a Argentina. Com os resultados, os africanos conseguiram a liderança do grupo, vindo a enfrentar a seleção da Itália nas Oitavas, onde perderia por 2 a 1, dando adeus à edição de 1994.

Nigéria e Argentina travam duelo nos EUA, em 1994 | Divulgação/Internet

1998

Mais um grupo D, mais uma liderança e novamente, uma eliminação nas oitavas de final. A Nigéria surpreendeu logo na primeira rodada, ao vencer a seleção da Espanha, de virada, por 3 x 2, com destaque para a atuação de Adepojuh e Oliseh, autores dos gols nigerianos, que contaram com um gol contra de Zubizarreta.

Nigéria x Dinamarca -Oitavas de Final da Copa da França (Foto: Getty Images)

Na sequência, mais uma vitória, desta vez sobre a Bulgária, por 1 a 0. Na última rodada, derrota por 3 a 1 para o Paraguai. Mesmo derrotada na rodada final do Grupo D, a Nigéria avançou em 1º Lugar de seu grupo e enfrentou a Dinamarca. Na partida, um atropelo da equipe europeia: 4 a 1 e mais uma eliminação para a conta nigeriana.

2002

A Copa do Mundo no Japão e Coreia do Sul não reservou um bom destino à Seleção Nigeriana. Mais uma vez, a Argentina no caminho da Nigéria. Derrota por 1 x 0, logo na estreia, com gol de Batistuta. Na sequência, mais uma derrota, para a Suécia, com uma atuação impecável de Larsson, autor dos gols da equipe sueca, que venceu a partida por 2 x 1. Encerrando a sua participação naquela Copa, um empate sem gols diante da Inglaterra. Eliminação na primeira fase e campanha para ser esquecida pelos nigerianos.

Seleção Nigeriana em atuação na Copa de 2002 | Divulgação/Internet

2010

Pela terceira vez, a Nigéria caiu num grupo com a Argentina. Desta vez, Grécia e Coreia do Sul completavam o grupo B da Copa do Mundo em 2010. De cara, mais uma derrota para a equipe argentina, mais uma vez por 1 x 0, agora com um gol de Heinze. Na sequência, nova derrota, esta para a Grécia, por 2 x 1. Encerrando a sua participação no mundial, a equipe nigeriana encarou a Coreia do Sul e conquistou o seu único ponto, ao empatar por 2 x 2 com os asiáticos.

Nigéria enfrenta seleção da Argentina em 2010 (Foto: AFP)

2014

Mais uma vez, Nigéria e Argentina no mesmo grupo de um mundial, desta vez o F, que ainda apresentava a Bósnia e Herzegovina e o Irã. Na estreia, empate sem gols diante do Irã. Contra a Bósnia, vitória apertada por 1 x 0 e na sequência, uma das melhores partidas da fase de grupos da Copa do Mundo do Brasil: Nigéria 2 x 3 Argentina, com direito à virada com dois gols de um inspirado Lionel Messi. Mesmo com a derrota na última rodada, a combinação de resultados garantiu a segunda colocação do grupo e o direito de encarar a França nas oitavas. Como de costume, a Nigéria perdeu mais uma decisão, desta vez por 2 x 0 e ficou de fora da Copa.

Nigéria enfrenta a Argentina de Messi (Foto: Getty Images)
Ramon Smith

Sobre Ramon Smith

Ramon Smith já escreveu 4 posts nesse site..

Ramon Smith Barros Ribeiro! 28 anos, Jornalista, formado pela UEPB - Universidade Estadual da Paraíba! Amante do esporte, atuante no futebol do Nordeste, busca sempre a troca de experiências e conhecimentos, afim de enaltecer o esporte mais bonito do mundo: o Futebol!

BetWarrior


Poliesportiva


Ramon Smith
Ramon Smith
Ramon Smith Barros Ribeiro! 28 anos, Jornalista, formado pela UEPB - Universidade Estadual da Paraíba! Amante do esporte, atuante no futebol do Nordeste, busca sempre a troca de experiências e conhecimentos, afim de enaltecer o esporte mais bonito do mundo: o Futebol!

    Artigos Relacionados

    Topo