Como a maioria dos estaduais pelo Brasil, o Campeonato Piauiense inicia neste final de semana. Domingo (20) é a data para o pontapé inicial da competição mais importante do estado. Os jogos que movimentam o dia são Parnahyba x River, que se enfrentam no litoral, e Altos x 4 de julho, ambos às 18h (horário de Brasília). Para encerrar a 1ª rodada, Flamengo-PI x Piauí jogam na quarta-feira (23/01). O estadual desse ano segue com somente seis times e sem rebaixamento. Além disso, a competição dá vagas para a Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D do Brasileiro, todas as competições de 2020.

A FFP (federação de futebol do Piauí), tentou a inclusão de mais duas equipes, algo que não vingou. Além disso, ela sofreu outro “baque”, financeiro desta vez. A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, até então patrocinadora master do campeonato, desistiu de apoiar o Piauiense. Logo após essa decisão, a cervejaria Kaiser foi anunciada como a nova empresa master da competição, porém, apresentou um valor bem menor que a anterior havia prometido, os valores não foram informados. Com isso, os clubes não terão premiação. Ademais, outra mudança extra-campo é que está liberado o consumo de bebidas alcoólicas dentro dos estádios.

CAMPEONATO PIAUIENSE – 1ª RODADA

Parnahyba x River – 18h (horário de Brasília)

O confronto será no estádio Pedro Alelaf, em Parnaiba. O embate promete grandes emoções, são duas equipes tradicionais no estado e que já se enfrentaram diversas vezes, incluindo decisões de títulos. O tubarão, comandado pelo técnico Adelmo Soares, vem de um amargo resultado no ultimo amistoso realizado contra o 4 de julho, o time perdeu por 4 x 1 e busca corrigir os erros apresentados no amistoso. Pelo lado Riverino não é diferente, a equipe perdeu o último amistoso antes da estreia contra o moto club em São Luis por 3 x 1.  O Técnico, Oliveira Canindé, manteve segredo e fechou praticamente todos os treinos na semana. Algo que chamou a atenção foram as dispensas do meia Lucas Crispim e o atacante Igor Potiguar, que não apresentaram rendimento esperado, segundo a comissão.

Altos x 4 de julho – 18h (horário de brasília)

Com o estádio Felipão em Altos passando por adequações, o jacaré resolveu transferir o jogo para o estadio Lindolfo Monteiro, em Teresina, cerca de 40km de distancia. Atual bi-campeão, o Altos terá de se superar para conquistar o tri. Além do estadual, o time disputa a copa do nordeste, copa do Brasil e a série d neste ano. A equipe que vai a campo deve ser a mesma que enfrentou o moto pela Copa do nordeste  https://www.futebolnaveia.com.br/wp/moto-club-e-altos-empatam-na-estreia-da-copa-do-nordeste/

Pelo outro lado,  o time de Piripiri vem empolgado após a vitória sobre o Parnahyba por 4 x 1 no ultimo amistoso realizado antes do campeonato. Portanto, é quase certa a mesma escalação para a estreia, com Tom; Wilsinho, Gilmar Bahia, Caio e Neguinho Paraíba; Célio Carioca, Vitor Recife, Maycon Douglas; Josy, Ted Love e Ítalo.

Flamengo-PI x Piauí – quarta-feira (23/01) – 21h (horário de Brasilia)

A rodada termina só na quarta-feira às 21h com esse duelo no Lindolfo Monteiro, em Teresina. O flamengo-pi, tradicional equipe da capital, vem sofrendo nos últimos anos com a crise financeira e politica do clube. Por isso, ano após ano não consegue montar uma equipe competitiva. Entretanto, o Piauí, que era conhecido por todo ano apostar praticamente só na base fez diferente esse ano, contratou jogadores mais experientes para a temporada e promete surpreender.

Jeyson Moraes
Jeyson Moraes, 19 anos, estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), apaixonado pelo jornalismo e esportes, acompanha o futebol brasileiro e internacional desde pequeno.

Artigos Relacionados