Título do Campeonato Chileno pode ser decidido no saldo de gols

O Campeonato Chileno chega a sua última rodada com a disputa pelo título ainda em aberto. Porém, basta apenas um empate para U. Católica ser campeã. A La U de Conce, concorrente direto pelo título, sabe que terá tarefa complicada caso queira levantar o caneco. Mesmo assim, a equipe está feliz por ter feito sua melhor campanha da história do torneio. Veja, então, os jogos que aquecem a última rodada do Torneo Scotiabank.

15ª rodada – Campeonato Chileno

26/05 – Sábado

San Luis x U. de Concepción – 13h00

A Católica poderá saber se é campeã no começo desta tarde. Isso porque a La U de Conce abrirá a rodada vistando o San Luis. Somente a vitória interessa a U. de Concepción. Porém, não terá tarefa fácil, pois o San Luis beira a zona de rebaixamento e precisa dar um gás maior na segunda parte do campeonato que aconteceu após a Copa do Mundo.

A Concepción carrega um tabu de 10 jogos  sem perder. Foram, até então, nove vitórias e um empate, justamente na última rodada contra a Católica. Veja o histórico de confrontos.

La U de Conce precisa da combinação de resultados para se sagrar campeã
La U de Conce precisa da combinação de resultados para se sagrar campeã / Foto Twitter U. de Concepción.

Huachipato x U. de Chile – 16h00

A La U que vinha bem no Campeonato Chileno não passa por boa fase. Após a saída do treinador e a precoce eliminação na Libertadores, a equipe de Santiago quer reencontrar a vitória a fim de permanecer na disputa da próxima competição nacional. O Huachipato também não vive bom momento. São, atualmente, sete partidas sem vitória, deixando, portanto, a equipe na nona colocação.

Veja o histórico de confrontos.

O'Higgins x Deportes Iquique – 18h30

No meio da tabela, O'Higgins e Iquique entram em rota  de colisão. A disputa, por enquanto, envolve a classificação na próxima Taça Sul-Americana. Com a sequência de quatro empates seguidos, os Dragones Celestes foram aos poucos escapando da zona de rebaixamento. O'Higgins, por sua vez, começou bem o campeonato, mas não deu sequência. O time peca pela ineficiência defensiva, que já tomou 20 gols na competição.

Clique aqui e veja o histórico de confrontos.

U. Católica x Antofagasta – 21h00 – O jogo do título

Com a nova resolução, o Campeonato Chileno é divido em duas partes. Por isso, a importância de vencer o primeiro turno se iguala a um Apertura. Basta, então, apenas um empate para os Los Cruzados serem campeões. Por outro lado, a Católica não terá vida fácil contra seu adversário deste sábado. O Antofagasta engata uma sequência de bons resultados que o fez chegar ao quarto lugar da competição, ultrapassando, por exemplo a U. de Chile.

O histórico de confronto dos times anima mais ainda o torcedor da Católica. Os visitantes desta noite não vencem seu oponente desde 2015. De lá para cá , o candidato ao título venceu todas as partidas, incluindo uma goleada de 5 x 1 ao longo desse percurso.

Este grande jogo acontece no Estádio de San Carlos do Apoquino, em Santiago. A promessa é de casa cheia para acompanhar o fim do Chilenão.

Basta apenas um empate para Católica ser Campeã da primeira parte do Campeonato Chileno
Basta apenas um empate para Católica ser Campeã da primeira parte do Campeonato Chileno / Foto: Twitter Los Cruzados

27/05 – Domingo

Palestino x Curicó Unido – 13h00

Em Santiago, abrindo o domingo de jogos, Palestino e Curicó Unido se enfrentam com praticamente os mesmos objetivos. Os dois pretendem se distanciar da zona de rebaixamento e ficar perto dos sete primeiros que se classificam para Copa Sul-Americana. Palestino é detentor das piores defesas do campeonato, porém, seu ataque compensa, pois é um dos melhores, com 20 gols marcados.

Confira o histórico de confrontos.

Everton x Deportes Temuco – 16h00

Após vencer uma e empar outra, o Temuco, que foi por muito tempo lanterna do campeonato, respirou um pouco melhor. Quem tomou o seu lugar em último colocado é justamente o adversário deste fim de semana. O Everton foi caindo gradativamente de posição na tabela. Atualmente, é o pior time do Torneio Scotiabank e, além disso, é dono da pior defesa da competição, somando 25 gols sofridos.

Confira o histórico deste duelo.

A. Italiano x U. Española – 18h30

Em boa fase, a U. Española visita o Audax Italiano na noite de domingo. O time da casa não anda bem das pernas e está na zona de rebaixamento. Os visitantes contam com a boa fase do vice-artilheiro do Campeonato Chileno, Tobias Figueroa. O atacante marcou 11 gols na competição e está apenas um gol atrás de Estebán Paredes.

A partira será realizada no estádio Bicentenário de Lá Flórida na cidade de Santiago. Veja aqui o histórico de confrontos.

28/05 – Segunda-feira

Colo-Colo x Unión La Calera – 21h00

Fechando de vez a primeira parte do Chilenão, o Colo-Colo vai a campo receber o La Calera. Decepcionado por um começo de campeonato ruim, o El Cacique procura se manter firme para segunda parte da competição. Estebán Paredes, como já citado acima, pode ser o nome que trará a boa fase ao clube.

Em ótimo momento, o La Calera vai atrás de outro bom resultado. O time engatou uma sequência de cinco vitórias seguidas o que o levou a chegar na terceira  posição.

Confira, portanto, o histórico de confrontos.

Estebán Paredes é artilheiro do Campeonato Chileno com 12 gols
Estebán Paredes é artilheiro do Campeonato Chileno com 12 gols / Foto Reprodução

Sergio Vitor
Jornalista com 22 anos de idade, atua, há três, como repórter, redator e social media para uma revista especializada do setor de seguros, economia e negócios. Em 2016, ainda na graduação, começou a dedicar seu tempo escrevendo matérias no Futebol na Veia. Atualmente, é responsável pela análise de SEO do FNV, além de participar de programas esportivos na rádio, todos alinhados ao site.

Artigos Relacionados