Campeonato Chileno entra na reta final

Depois desta rodada, faltarão cinco partidas para terminar o Campeonato Chileno. Matematicamente, até o sexto colocado tem chance de título. Porém, o torneio vai se encaminhando para uma disputa acirrada nos jogos finais somente entre U. Católica e U. de Chile. Após vitória, os Los Cruzados virou líder isolado. A La U, por sua vez, perdeu pela segunda vez na competição e terminou na segunda posição.

Por fim, neste texto você vai ler o panorama geral e o que pode aconteceu na 10ª rodada do Apertura Chileno que começa nesta noite.

Campeonato Chileno – 10ª rodada

20/04 – Sexta-feira

U. Española x Huchipato – 20h00

O jogo é o confronto direto nas pretensões de ambos os times na competição. Isso porque, primeiramente, o Huachipato está a exatos três pontos de vantagem da U. Española. Caso vença, o time da casa iguala na pontuação e seguirá firme na busca de classificação à próxima Copa Libertadores. Mas, se perder, a U. Española se complica bastante na tabela, correndo riscos de entrar na indesejada zona do rebaixamento.

A partida, contudo, acontece no Estádio Santa Laura na cidade de Santiago. Confira o histórico de confrontos.

21/04 – Sábado

Dep. Iquique x Palestino – 12h00

Abrindo o fim de semana de jogos, Iquique e Palestino entram em rota de colisão. O primeiro precisa dos três pontos a todo custo, pois está muito perto dos dois últimos colocados. Os visitantes, por outro lado, precisam do triunfo para continuar sonhando mais alto no Campeonato Chileno.

O Estádio Tierra de Campiones em Iquique será o palco do confronto. Veja o retrospecto.

Colo-Colo x Dep. Temuco – 17h30

O irregular Colo-Colo vai a campo para disputar um jogo teoricamente fácil. Após vencer a La U, a equipe do El Mago Valdívia vai atrás da sua segunda vitória seguida. Vitória esta que seria algo inédito ao El Cacique no torneio. Já o Temuco depois de tanto tempo deu um descanso para sua torcida saindo da zona de rebaixamento. O suado empate com o Huachipato no último jogo possibilitou que a equipe conquistasse essa façanha. Porém, ainda está correndo sérios riscos.

Com pretensões, mesmo que remotas, de chegar no topo da tabela, o Colo-Colo busca estabilidade para seguir bem. A partida, enfim, ocorrerá em Santiago no Estádio Monumental David Aurellano. Clique e confira o histórico de confrontos.

U. Concepción x Everton – 20h00

A princípio, a U. Concepción é a favorita para o jogo. Isso porque vem de uma sequência de incríveis cinco vitórias consecutivas. Porém, vai pegar o Everton que está desesperado para sair dos últimos lugares. A surpreendente ascensão da Concepción deixou a equipe, que no início do campeonato estava nas últimas posições, em terceiro lugar na classificação geral.

Caso não haja zebras andando pelo gramado, o time da casa vence facilmente essa partida. Mas, mesmo assim, precisa ficar atento ao desesperado Everton. O jogo acontece no Estádio Municipal de Concepción. Por fim, veja o retrospecto.

22/04 – Domingo

O' Higgins x Curico Unido – 12h00

Ricardo Blanco. Ele é a esperança de gols para o Curicó Unido sair desta terrível fase que passa. Isso porque o atacante, em contraste com o time que joga, vive ótimo momento. O O' Higgins também não vive bom momento. Nos últimos dois jogos, foram duas derrotas. No entanto, o clube continua entre os sete primeiros colocados, correndo riscos de sair neste fim de semana.

Rancagua será a cidade que vai receber Curicó Unido e o estádio é o El Teniente Codelco. Histórico de confrontos.

U. Calera x U. de Chile – 15h00

A partida na tarde de domingo será uma das mais aguardadas da rodada. Em La Calera, a U. de Chile precisa de todo mundo da vitória, pois, caso isso não ocorra, verá sua rival em disparar na liderança. Embora tenha perdido o último jogo, a La U ainda tem chance de dormir líder.

Mas, para isso, enfrentará a U. Calera que dificilmente perde em casa. Além disso, o também necessita da vitória, pois está na oitava posição e quer afastar de vez qualquer chance de rebaixamento.

O jogo, portanto, será realizado no Estádio Municipal Nicolás Chahuán. Veja o histórico de confrontos.

Mesmo perdendo, a Torcida fez a festa nas arquibancadas no último jogo
Mesmo perdendo, a Torcida fez a festa nas arquibancadas no último jogo / Foto: twitter La U

U. Católica x Audax Italiano – 17h30

A tranquilidade pode exalar ainda mais forte nos ares dos Los Cruzados neste domingo no Campeonato Chileno. Ora, se já abriu três pontos de diferenças em relação ao vice-líder, o que custa aumentar para seis? Desta vez, o adversário é o lanterna Audax Italiano. Porém, mesmo favorita, a Católica não vence seu adversário deste fim de semana desde outubro de 2016. Terá então que quebrar esse tabu para continuar livre, leve e solta na ponta da tabela.

Estádio San Carlos de Apoquino receberá os dois times. Confira o histórico de confrontos.

U. Católica pega o último colocado Audax Italiano
U. Católica pega o último colocado Audax Italiano / Foto: twitter U. Católica

Antofagasta x San Luis – 20h00

Por fim, o Antofagasta fechará a 10ª rodada contra o San Luis. O time da casa ainda sonha com uma possível vaga para Libertadores, mas a chance é bastante remota. Os visitantes, por outro lado, só querem vencer para poderem se afastar da zona do perigo.

A partida será realizada no Estádio Regional de Antofagasta. Histórico de confrontos aqui.

 

Sergio Vitor
Jornalista com 22 anos de idade, atua, há três, como repórter, redator e social media para uma revista especializada do setor de seguros, economia e negócios. Em 2016, ainda na graduação, começou a dedicar seu tempo escrevendo matérias no Futebol na Veia. Atualmente, é responsável pela análise de SEO do FNV, além de participar de programas esportivos na rádio, todos alinhados ao site.

Artigos Relacionados