Uruguai - AUF

Na manhã da última quinta-feira (9), a mesa executiva da Associação Uruguaia de Futebol (AUF) divulgou as primeiras datas do calendário futebolístico de 2020. Por certo, a Supercopa, primeiro torneio do ano,  ocorrerá ainda no mês de janeiro. A grande novidade dessa temporada será a inclusão de um novo certame, a Copa Uruguai. Além disso, competições já conhecidas pelo público, como Apertura e Clausura também tiveram suas datas definidas pela entidade máxima do fútbol charrua. O grande empecilho da AUF foi conciliar suas competições com a Copa América e as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.

SUPERCOPA URUGUAIA

Similarmente a supercopa de outros países, a competição uruguaia será disputada entre duas equipes. Nesse caso o caneco ficará entre Liverpool (campeão do Torneio Intermedio 2019) e Nacional (campeão do Campeonato Uruguaio 2019). Conforme estipulado pela AUF, a decisão será disputada no dia 2 de fevereiro no estádio Domingo Burgueño, situado em Maldonado, interior do Uruguai. Em caso de empate nos 90′, haverá prorrogação e se a igualdade persisitir a 3ª edição da Supercopa deverá ser decidida nos pênaltis.

APERTURA, CLAUSURA E INTERMEDIO

O tradicional Apertura, oficialmente denominado de Torneio Juan Lazaroff, começará na primeira semana de fevereiro, no dia 8. De maneira idêntica as edições anteriores, o Apertura será disputado no sistema de pontos corridos  por 16 equipes, que se enfrentarão em apenas um turno. Após o término do competição inaugural do calendário uruguaio, no mês de junho o Intermedio entrará em cena. No certame intermediário os 16 clubes da Primera División serão divididos em dois grupos de oito times cada. A saber, os “campeões” de cada agrupamento duelarão em uma final única. A curiosidade fica por conta de que o Intermedio será disputado durante a Copa América. Por fim, mas não menos importante, o torneio Clausura fechará o calendário no último semestre de 2020. O certame seguirá o mesmo formato do Apertura.

COPA URUGUAI

Sem dúvida, a grande novidade do futebol uruguaio em 2020 será a Copa Uruguai. Por certo, a ideia da AUF era de lançar o torneio em 2019. Mas em virtude de problemas internos na entidade máxima do fútbol no paisito, a competição foi adiada. A Copa Uruguai terá seu início no dia 15 de abril reunirá 67 clubes da primeira, segunda, terceira e quarta divisões. Na primeira fase 48 equipes irão se enfrentar no sistema de mata-mata, com apenas as instiuições da terceira e quarta divisão. O campeão da edição inaugural da Copa Uruguai, ganhará uma vaga na Copa Sul-Americana de 2021.

Foto destaque: Reprodução/Twitter

Luciano Massi
Me chamo Luciano Massi, tenho 20 anos, sou paulistano. Estou no 6º semestre do curso de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Desde criança fanático pelo futebol dentro e fora das quatro linhas, histórias que vão além do esporte. Produzo o Derbicast, podcast voltado ao futebol alternativo, dando enfâse aos esquecidos. Entretanto, nunca me dei bem com a bola...

Artigos Relacionados