Bundesliga deve retornar ainda em maio, após sinal verde do governo

- Após reunião, chanceler Angela Merkel autoriza e a bola vai voltar a rolar pelo campeonato alemão
Bundesliga de volta

 

Nas próximas semanas, a Bundesliga terá bola rolando novamente. O governo alemão decidiu autorizar o retorno da competição ainda em maio, na segunda quinzena do mês. Após uma reunião entre a chanceler Angela Merkel e os governadores locais, ficou decidido que o recomeço deverá acontecer no dia 15 ou no dia 22. Entretanto, todas as partidas ocorrerão com os portões fechados, sem a presença de torcedores e com alguns procedimentos prévios.

O governo exigiu que para que o campeonato seja iniciado, os atletas fiquem em isolamento total por pelo menos uma semana. Na última terça-feira (05), a imprensa local chegou a afirmar que as autoridades só deixariam que a bola voltasse a rolar na última semana do mês, exigindo uma quarentena mínima de duas semanas.

As decisões de hoje são boas notícias para a Bundesliga. Ela será associada com grande responsabilidade pelos clubes e seus funcionários, para que sejam implementadas as medidas médicas e de logística necessárias. Jogos sem público não são ideais para ninguém. Entretanto, em uma crise que ameaça a existência de alguns clubes, é a única maneira de manter as ligas. Afirmou o diretor-executivo da Liga Nacional Alemã (DFL), Christian Seifert.

Retorno da competição

Dessa forma, o campeonato alemão será o primeiro grande do futebol europeu a ser retomado depois da longa paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus. Com o contágio na população sob maior controle, em comparação a outros países do continente, a Alemanha iniciou medidas de afrouxamento do isolamento social no começo de Abril, quando os clubes locais começaram a retornar com os treinamentos.

Além disso, o presidente do Bayern de Munique, Karl-Heinz Rummenigge, agradeceu à decisão do governo alemão que permite a continuidade da Bundesliga no fim do mês.

Isso garante que as decisões esportivas são tomadas dentro de campo e não em salas de executivos. Eu gostaria de expressar os meus agradecimentos à Liga de Futebol Alemã (DFL) e à Força de Trabalho da Saúde pelos excelentes planos médicos e organizacionais. Peço a todos os envolvidos que sigam esses planos. Eles são a base para resumirmos os jogos, de maneira exemplar e disciplinada. Declarou Rummenigge, em nota oficial.

Covid-19 na Bundesliga

As equipes alemães começaram a passar por testes para a Covid-19 na última semana. Por isso, mais de 1.700 funcionários dos clubes das duas primeiras divisões foram examinados. Dez deles testaram positivamente para a doença – incluindo funcionários do Colônia e do Borussia Gladbach. Por isso, esses funcionários foram colocados em isolamento de 14 dias.

Os resultados positivos acenderam um alerta nos clubes, uma vez que o protocolo nacional não exige que outros atletas que tiveram contato com os infectados sejam isolados também. Entretanto, o teste sendo feito duas vezes por semana é considerado um mecanismo seguro para impedir que o vírus se alastre dentro de uma equipe e permita, portanto, a continuidade dos treinos.

A Alemanha proibiu grandes eventos até o dia 24 de outubro. Porém, a DFL apontou ter elaborado protocolos que permitirão a realização das partidas sem público. Por isso, os jogos acontecerão com no máximo 300 pessoas envolvidas em todo processo, incluindo funcionários dos clubes, staff do estádio, jornalistas e equipes de transmissão.

A Bundesliga foi paralisada no dia 8 de março, ao fim da 25ª rodada. Assim, restam nove partidas para cada clube realizar para a conclusão da temporada 2019/20. O Bayern de Munique é, atualmente, o líder da competição, com 55 pontos, quatro a mais que o Borussia Dortmund. RB Leipzig e Borussia Gladbach completam a zona de classificação para a próxima Champions respectivamente.

Foto destaque: Bola da Bundesliga / Reprodução Instagram

Celso Junior

Sobre Celso Junior

Celso Junior já escreveu 187 posts nesse site..

Sou Celso Junior, carioca e moro em Rio das Ostras - RJ. Sou pai da Maria Sofia e amante do futebol, esporte o qual vivo desde criança. Sou professor, treinador, e estudo intensamente o futebol em suas diversas áreas.

BetWarrior


Celso Junior
Celso Junior
Sou Celso Junior, carioca e moro em Rio das Ostras - RJ. Sou pai da Maria Sofia e amante do futebol, esporte o qual vivo desde criança. Sou professor, treinador, e estudo intensamente o futebol em suas diversas áreas.

    Artigos Relacionados

    Topo