
O lendário goleiro da Juventus alcançou uma marca história nesta sexta-feira (24). Ao entrar em campo pela seleção italiana contra a Albânia, em partida válida pelas eliminatórias da Copa de 2018, Buffon disputou, aos 39 anos, seu 1000º jogo como atleta profissional.
Um exemplo próximo deste feito é Rogério Ceni. Atualmente no comando do São Paulo, o ex-goleiro do tricolor atingiu a 1000ª partida em setembro de 2011, contra o Atlético Mineiro, totalizando 1.238 jogos pelo clube paulista.
Buffon fez sua estreia na categoria profissional no dia 19 de novembro de 1995, defendendo o Parma. Buffon atuou em 220 partidas no clube que o revelou antes de transferir-se para a Velha Senhora, onde jogou 612 confrontos até o momento. O duelo de hoje foi o de número 168 com a camisa italiana.
Dias antes da concretização do feito, o eterno ídolo da Azurra comentou, além da marca, sobre sua aposentadoria e também afirmou que sua seleção está “bem servida” de goleiros. “Antes de pensar como eu vou encerrar a minha carreira, temos de ir para a Copa do Mundo em 2018 (na Rússia). Talvez o meu último jogo seja na Copa. Eu ainda tenho tempo para pensar nisso”, disse Buffon. “Eu fico feliz de ver Donnarumma (18 anos, Milan) e Meret (20 anos, Udinese), estou orgulhoso de ainda estar aqui com eles para vê-los crescerem e aproveitar o gigantesco potencial. Estou tranquilo porque a Itália não vai ter problemas depois de mim, com eles e Perin (24 anos, Genoa) e Audero (20 anos, Juventus) eu não terei arrependimentos”, completou o goleiro.
Novecentos e noventa e nove jogos depois de estrear, brilhantemente, empatando por 0x0 contra o Milan, Buffon saiu de campo vitorioso nesta tarde. De Rossi e Immobile marcaram os dois gols da partida.