
O confronto entre Juventus e Torino, disputado no último sábado (4), no Allianz Stadium, marcou um recorde pessoal para Gianluigi Buffon. O goleiro chegou a marca de 648 partidas disputadas no Campeonato Italiano, e ultrapassou o compatriota Paolo Maldini, se tornando o jogador com mais aparições na Serie A. Dessa forma, para comemorar o feito, um patch comemorativo foi estampado na camisa da equipe bianconera para o confronto.
O goleiro que, recentemente, renovou o seu contrato por mais um ano com a Juventus, estava empatado com o ídolo do Milan desde dezembro. Entretanto, desde então, Buffon não havia participado de nenhuma partida na competição para estabelecer o novo recorde. Além disso, o Campeonato Italiano ficou suspenso entre março e junho por conta da pandemia do novo coronavírus.
Gianluigi Buffon disputou hoje seu 648° jogo no Campeonato Italiano.
Ele chegou no recorde de Paolo Maldini como jogador com mais partidas na história da Serie A. pic.twitter.com/TwwIkjqYZP
— Sala12 (@OficialSala12) July 4, 2020
Além de Buffon e Maldini, apenas Francesco Totti (619) e Javier Zanetti (615), ultrapassaram a marca de 600 partidas na Serie A. O goleiro italiano disputou o seu primeiro jogo no campeonato em 19 de novembro de 1995, quando atuava pelo Parma.
Segundo dados do site “Transfermarkt”, o arqueiro italiano disputou, na Serie A, 168 partidas pelo Parma e chegou a 480 pela Juventus. Ao todo, nos 648 jogos pela competição, Buffon ficou sem ser vazado em 296 e sofreu 525 gols. Além da marca alcançada no sábado, o goleiro é o único atleta na história a ter conquistado o Campeonato Italiano em nove oportunidades.
Buffon passou apenas duas temporadas em toda a sua carreira sem disputar a Serie A. A primeira, em 2006/07, quando pela Juventus, jogou a Serie B. Posteriormente, em 2017/18, o goleiro se juntou ao Paris Saint-Germain, da França, após não ter o seu contrato renovado com a Juve.
Foto Destaque: Reprodução/Susana Vera/Reuters