Brasileirão: quais times são os favoritos ao título?

- Mesmo sem data certa para começar, o Brasileirão já está no imaginário de clubes e torcedores, que estão ansiosos para o início do campeonato

Atualmente o Brasileirão é um dos mais acirrados e imprevisíveis do mundo. Isso porque, a competição acontece no formato de pontos corridos, disputados durante o ano, por 20 times ao longo de 38 rodadas. Assim, muitas surpresas acontecem na reta final: equipes se livram do rebaixamento na última rodada, aliviando os torcedores que sofrem até o fim. Enquanto outras brigam em partidas acirradas pela conquista do título. De acordo com o que vimos dos clubes nos estaduais e observando suas contratações, elenco e retrospectos fizemos uma cotação daqueles que podem levantar a taça no final do ano.

FLAMENGO

Não há duvidas de que o Flamengo é um dos favoritos ao bi-campeonato. Ainda mais que o atual campeão brasileiro, disputa com o Palmeiras a posição de clube mais rico e de melhor elenco. Em 2019 o time de Jorge Jesus levou a torcida ao delírio e embalou vitórias. Os cariocas levantaram a taça Libertadores e fizeram partidas equilibradas no Mundial, mas foram superados pelo Liverpool. Ainda assim, no dia seguinte a conquista das Américas, o clube ganhou o Brasileirão sem precisar entrar em campo. Isso por que o rival Palmeiras tropeçou e consagrou o Rubro-negro mateticamente campeão. Iniciados os trabalhos do Carioca em 2020, a equipe só repetiu uma vez a escalação e estava invicto até a parada que aconteceu por conta do Coronavírus.

PALMEIRAS

O Alviverde Imponente não fica atrás do clube carioca no quesito capital e contratações. Dono de um dos estádios mais bem equipados da América Latina e apoiado pela Crefisa, o Verdão consagrou seu décimo título Brasileirão em 2018. Apesar disso, mesmo sem ganhar um titulo em 2019, os jogadores do Palmeiras foram destaques: Marcos Rocha foi o homem com mais desarmes certos no campeonato. E o atacante Dudu, xodó da torcida, se consagrou como o maior artilheiro do clube na história do Brasileirão.

Em contrapartida, na atual temporada o Palestra, que estreou sobre os comandos de Vanderlei Luxemburgo, já levava a torcida ao delírio. Isso porque nos primeiros jogos, disputados pelo Paulistão, Luxa embalava o promissor quarteto fantástico formado por: Willian, Dudu, Rony e Luiz Adriano. Assim, antes da parada, a equipe seguia bem no Paulista e já encaminhava a classificação para a fase mata-mata da Libertadores com 100% de aproveitamento.

GRÊMIO

Os gremistas estrearam em 2019, levantando a taça do estadual gaúcho. A  decisão foi em um GRENAL, resolvido nos pênaltis, que mostrou a força que o time de Renato Portaluppi teria em todas as competições. Mas, a equipe que era favorita, acabou batendo na trave nos principais campeonatos. Na Libertadores, o Grêmio chegou a semifinal, mas sucumbiu diante do atual campeão Flamengo. Assim como fez na Copa do Brasil, quando foi eliminado pelo campeão Atlético Paranaense.  Por outro lado, no Brasileirão os gaúchos acabaram em quarto lugar e garantiram a classificação para a fase de grupos da libertadores.

Já em 2020, o Tricolor reforçou o elenco com novas contratações: o goleiro Vanderlei, Diego Souza e o meia Thiago Neves assinaram com o clube. Além disso, vários laterais chegaram: Lucas Silva, Victor Ferraz, Caio Henrique e Orejuela foram os presentes para a torcida. Já no estadual o Grêmio se mantinha bem ocupando a vice-liderança do grupo B.

São Paulo

O Tricolor-paulista, que atualmente está em dívida com os torcedores no quesito conquista de títulos, pode surpreender neste ano. Apesar do clube ter esfriado rumores de uma possível negociação por Cavani, a ideia ainda fica no imaginário dos torcedores, que sonham com a contratação do atacante. O diretor financeiro Elias Barquete, descartou a ideia por conta da situação financeira do clube, que foi ainda mais agravada pela pausa devido ao coronavírus.

Entretanto, ainda assim, o São Paulo não deixou a desejar no início do ano: no paulista, o time perdeu apenas dois confrontos, e ocupava a primeira colocação do grupo C – até a parada. No ano anterior, os paulistas já esboçavam uma reação depois da má fase que assolou o clube em 2018. Os comandados de Fernando Diniz acabaram a temporada de 2019, em 6º lugar com a vaga garantida na Libertadores.

BetWarrior


Poliesportiva


Ana Paula Contado
Ana Paula Contado
Meu nome é Ana Paula, tenho 20 anos, sou estudante de jornalismo e apaixonada por esporte, especialmente pelo futebol. Fascinada pela magia dos clássicos e leal a resenha, busco levar em meus textos a emoção de uma torcedora raiz.

    Artigos Relacionados

    Topo