Brasil x Argentina

Neste domingo (5), todos se surpreenderam com a entrada de agentes da Anvisa no campo da Neo Química Arena. Assim, o jogo Brasil x Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, acabou paralisado pelas autoridades sanitárias. A saber, quatro jogadores argentinos estavam de forma ilegal no estádio, pois deveriam cumprir quarentena. Dessa forma, os visitantes deixaram o duelo, e o caso está sob análise da FIFA.

Anvisa interrompe Brasil x Argentina

Decerto, para os torcedores se tratava de apenas mais um clássico normal entre Brasil e Argentina. No entanto, tudo mudou quando agentes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) invadiram o gramado. A saber, eles queriam a suspensão do jogo. Pois quatro jogadores visitantes deveriam estar em quarentena. Mas, ignorando as leis brasileiras, estavam no estádio ilegalmente. Além disso, três estavam em campo no momento da intervenção, como se nada estivesse acontecendo.

A saber, os jogadores Emiliano Martínez, Romero, Buendía e Lo Celso não tiveram permissão para jogar. Porque, atuam em clubes ingleses, e inclusive moram no Reino Unido. No entanto, este país está na lista de restrição do Brasil, e todos que vem de lá devem cumprir 14 dias de quarentena. Além disso, a Premier League (principal liga do futebol local) impediu que os brasileiros servissem à Seleção Brasileira.

Dessa forma, o jogo acabou aos 4′ e a Argentina se retirou do estádio. Aliás, a reportagem da Globo informou que eles só aceitariam jogar se os jogadores em questão fossem liberados. Mas, a Anvisa impediu a utilização deles, fazendo com que a delegação celeste tomasse o ônibus e saísse da arena.

Em entrevista ao vivo, o presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, explicou o acontecido.

“Tudo aquilo que a Anvisa orientou desde o primeiro momento não foi cumprido. Quando a situação foi identificada, os jogadores tiveram a opção de serem isolados no hotel para aguardar serem deportados. (…) Isso não foi cumprido, eles se deslocaram até o estádio e entram em campo. É uma sequência de descumprimento das nossas orientações”, disse.

Quando será o jogo?

Por fim, a Conmebol se posicionou lamentando o ocorrido no estádio do Corinthians. Além disso, esclareceu que o caso é de competência da FIFA, que já tem acesso a todos os relatórios. Dessa forma, em pouco tempo deve publicar uma decisão sobre. Portanto, por enquanto Brasil x Argentina fica sem uma data prevista para acontecer. Aliás, este jogo já estava atrasado da 6ª rodada, e deveria acontecer em março.

Foto destaque: Divulgação/Marcos Ribolli

Caian Oliveira
Siga-me no Twitter: @caiansoliveira