O Bramall Lane, estádio do Sheffield United. (Reprodução: Lewis Skinner)

Antes de mais nada, quero saber se você sabe qual é o estádio mais antigo do mundo? Pois hoje, este é o tema da coluna “Reino Unido pelo Futebol”. Se você pensa que o mais antigo é o Anfield Road ou o Old Trafford, está totalmente enganado. Mas antes, vamos voltar ao ano de 1855, quando o estádio foi fundado, porém o esporte em foco era o críquete

LEIA MAIS

– Remembrance Day: Por trás da Papoula nos uniformes da Premier League

– Welsh Premier League: Conheça a Liga do País de Gales

– Shamrock Rovers F.c. : O Maior Campeão Irlandês

CRÍQUETE

Como mencionado acima, em 1855, o estádio era de críquete, sua primeira partida realizada foi entre “The Eleven” e “The Twenty Two. Até meados de 1973, o Bramall Lane ainda era utilizado para críquete, em específico para jogos da County Championship. Logo depois da construção da arquibancada sul, finalmente o campo se tornou de forma definitiva um dos palcos do futebol na Inglaterra. 

FUTEBOL

Entretanto, antes de se tornar de forma oficial o palco exclusivo do Sheffield United, a casa já foi de outro rival da cidade: o Sheffield F.C. A primeira partida de futebol que ocorreu no estádio foi entre Sheffield FC e Hallam FC, no qual acabou empatada em 0 x 0.

Dentre a história, o Bramall Lane sediou campeonatos como a Youdan Cup (1867), a Cromwell Cup (1868) e a Sheffield & Hallamshire Senior Cup, que é realizada até hoje. Outro ponto também que chama a atenção na história do estádio, mas por jogos internacionais, fica por conta dos jogos da Seleção da Inglaterra. Os Three Lions jogavam no Bramall Lane até que um estádio na Capital fosse construído. Por conta disso, cinco partidas foram realizadas: três vitórias da Inglaterra e duas derrotas. 

ESTRUTURA

Atualmente o Bramall Lane tem quatro arquibancadas e duas que preenchem os cantos da casa do Sheffield United. Um fato curioso é que, na parte sudoeste do estádio existe um hotel quatro estrelas que está em funcionamento desde o ano de 2008, ano da última reforma do clube. Aliás, por mencionar em reformas, a casa do Sheffield já passou por diversas: 1966, 75, 91, 94, 96, 2001, 06 e 08. Dessa forma, o estádio tem capacidade máxima para 32.050.

 

Foto destaque: Divulgação/Lewis Skinner

Avatar
Fernando Morales
Nascido em São José dos Campos, 1994, Fernando Morales é jornalista e pós-graduado em Jornalismo Esportivo pela Universidade Anhembi Morumbi. Apaixonado por esportes, atualmente, é repórter e comentarista esportivo da Web Rádio Poliesportiva e redator do FNV.

Artigos Relacionados