O Botafogo recebe o Corinthians neste domingo (4), às 17h (horário de Brasília), no estádio Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro, em jogo válido pela 32ª rodada do Brasileirão. O alvinegro carioca é o 15º colocado no campeonato com 35 pontos, duas posições acima do Z4 e com apenas um ponto de vantagem para o primeiro time na zona da degola. Já o time do Parque São Jorge ganhou um fôlego com a vitória em casa diante do Bahia na última rodada, ocupando agora a 11ª posição com 39 pontos, um pouco mais distante da temida zona do rebaixamento.

BOTAFOGO

Diante da situação delicada no Brasileirão, a equipe carioca encara como uma final o confronto contra o Corinthians neste domingo. O Fogão fez promoção de ingressos para o jogo tendo setor com o valor de R$5, para garantir o prestígio de seus torcedores. Além disso, o time fez seu último treino da equipe aberto na manhã deste sábado (3) e cerca de 500 torcedores foram demonstrar seu apoio aos cariocas na luta contra o rebaixamento.

O técnico Zé Ricardo não poderá contar com Kieza. O atacante, que é artilheiro do Botafogo na temporada, segue se recuperando de uma lesão no tendão do pé direito e não está em condições de jogo. Por outro lado, o atacante Pimpão, recuperado de uma virose está à disposição do técnico, assim como o volante Jean, que é emprestado pelo Corinthians, e não poderia jogar por conta de contrato, mas conseguiu a liberação da diretoria do time paulista. O lateral direito Marcinho também deve retornar ao time no lugar de Marcelo Benevenuto que está suspenso pelo terceiro amarelo.

A grande expectativa do torcedor botafoguense está no retorno do goleiro Gattito. O jogador, que estava fora do time desde abril, após lesão na partida contra o Sport, comentou sobre a expectativa e a ansiedade de entrar em campo novamente para defender o Botafogo:

“Vou enfrentar o Corinthians no domingo e estou me sentindo cada vez melhor. Fico muito feliz por poder voltar nesse momento do Campeonato para ajudar o time e meus companheiros. Tudo que aconteceu já passou e agora é olhar para frente. Hoje em dia me sinto muito bem, estou bastante melhor das dores. Já esqueci a dor da mão quando treino e estou feliz por conseguir ter sequência de qualidade nos treinos praticamente sem dor. Para entrar tenho que estar 100% e me sinto assim.”

Jogadores agradecem a presença e o carinho do torcedor botafoguense | Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo

Provável Escalação: Gatito Fernández, Marcinho, Carli, Igor Rabello e Gilson; Jean, Rodrigo Lindoso e Valencia; Erik, Brenner e Rodrigo Pimpão. Técnico: Zé Ricardo.

CORINTHIANS

O Timão costuma ter grandes dificuldades quando enfrenta o Botafogo fora de casa. Se conseguir a vitória, quebrará um tabu de sete anos sem vencer. A última vitória foi em 2011, na campanha do pentacampeonato dos paulistas. O duelo marca também o reencontro do técnico Jair Ventura com o seu ex-clube. O comandante corinthiano ressaltou a importância da partida que pode trazer tranquilidade aos paulistas antes do clássico diante do São Paulo:

“A gente viu que o estádio estará cheio, o Botafogo fará treino aberto à torcida. Estão encarando o jogo como final, como nós também vamos fazer. Já que nossa força máxima vai ser no Brasileiro, até porque só tem o Brasileiro, vamos encarar com muita seriedade esse jogo. Como encaramos contra o Vitória, o Bahia e vamos encarar até o último jogo contra o Grêmio.”

O principal desfalque do Timão segue sendo o meia Jadson. O jogador, que é o artilheiro do time na temporada e responsável pela maioria das assistências, se recupera de um edema muscular na panturrilha. Além dele, o meia-atacante Sérgio Díaz, com um desconforto no joelho, e o atacante Emerson Sheik, com dores musculares na coxa, também não devem jogar.

O destaque positivo do Corinthians fica para o meia Danilo. O jogador de 39 anos fez os dois gols que deram a vitória ao alvinegro paulista sobre o Bahia na última rodada e deve ser titular pela primeira vez sob o comando de Jair Ventura.

Neste sábado (3), Corinthians fez último treino no CT Joaquim Grava antes de viajar para o Rio para encarar o Botafogo | Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

Provável Escalação:  Cássio, Fagner, Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf e Douglas; Romero, Pedrinho e Araos; Danilo. Técnico: Jair Ventura.

RETROSPECTO

Botafogo e Corinthians já se enfrentaram 109 vezes sendo 46 vitórias do time carioca contra 38 dos paulistas e 25 empates. Em jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro foram 22 vitórias do Fogão, 17 do Timão e 16 empates. No confronto válido pelo primeiro turno do Brasileirão, o Corinthians venceu por 2 x 0.

Janaina Almeida
mineira, 28 anos, apaixonada por futebol desde os anos 2000 e estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Minas Gerais. Resolvi fazer da paixão pelo esporte a minha profissão. Especialista em defender a festa com fogos e bandeiras nas arquibancadas. Viva o futebol!

Artigos Relacionados