Botafogo está perto de escolher seu CEO

O Botafogo, mesmo na Série B, busca se modernizar. Então, o Glorioso busca um CEO para comandar o clube. Desde que assumiu, o presidente Durcesio Mello vem entrevistando candidatos junto com a diretoria, e chegou ao nome de alguns interessados. Contudo, três deles chamaram mais a atenção da cúpula. São eles, Jorge Braga, Claudio Hermolin e Marcus Vinicius Freire. Sendo o primeiro o mais forte internamente.

O que é um CEO?

Em inglês, a sigla CEO significa chief executive officer. Na tradução livre, diretor-geral. Então, o nome será o principal responsável pela parte profissional do Alvinegro. Além disso, será quem deve nomear executivos que vão gerir diversas áreas do clube, como finanças, comercial, jurídico, marketing, etc. Além do futebol, já liderado por Eduardo Freeland. Do outro lado ficam os políticos eleitos (o presidente Durcesio Mello e o vice Vinícius Assumpção).

Candidatos

A princípio, a diretoria do Botafogo tem três nomes mais fortes ao cargo. Contudo, mesmo com isso, a direção entende que a busca não chegou ao fim, por levar esse tipo de negociação como muito complexa. Além disso, tem a concorrência de empresas que buscam profissionais com o currículo extenso como o dos três nomes.

Jorge Braga é o fundador e diretor da 360º Graus de Resultados e Participações, uma empresa de consultoria especializada em recuperação, transformação, execução, aumento de receitas e outros resultados. Assim como atuou em cargos de gestão em empresas como Nextel, Embratel, e Telemar.

Claudio Hermolin é CEO da Brasil Brokers Participações S.A. Assim, passou por empresas de grande porte dos ramos de construção, incorporação, intermediação imobiliária e distribuição de energia. Atuando na gestão, reestruturação e inovação em áreas de operação.

Por fim, Marcus Vinicius Freire é sócio fundador da Play9, que também tem o youtuber botafoguense Felipe Neto como sócio. Foi diretor executivo do Comitê Olímpico do Brasil (COB) por oito anos, além de CEO do Fluminense em 2017 e 2018. Ex-jogador de vôlei da Seleção Brasileira e medalhista de prata em 1984, ele esteve em 13 Olimpíadas dentro ou fora da quadra.

Definição

A expectativa é que o novo CEO desembarque no Rio de Janeiro e comece a trabalhar já no início de março. Todavia, tudo vai depender das propostas e contrapropostas que serão apresentadas aos candidatos. Apesar de tratado com grande cautela, a diretoria quer resolver o mais rápido possível, pois uma das grandes promessas de campanha de Durcesio Mello foi a profissionalização do clube.

Foto Destaque: Reprodução/LinkedIn

João Victor Freire
Alagoano, porém criado no Rio De Janeiro. 21 anos. Tenho pra mim que o Jornalismo é uma das profissões mais belas que existem, e é o que eu sei e gosto de fazer desde pequeno. E aliado a isso, tenho uma paixão por esportes.