Sir Robert “Bobby” Charlton, fez história no futebol inglês, tanto pela seleção, quanto pelo Manchester United. O jogador foi campeão da Liga dos Campeões, Campeonato Inglês, Copa da Inglaterra, além de levantar a Copa do Mundo com o English Team. Mas será que tudo isso dá créditos suficientes para que ele seja o melhor jogador inglês da história? Conheça a história do craque.

Antes de mais nada, vamos recapitular um pouco sobre o início de sua carreira. O atleta, cria das categorias de base do Manchester United, estreou com apenas 17 anos, no ano de 1954. Um fato curioso é que no ano em que estreou, os “Red Devils” tiveram uma série de jogadores jovens promovidos, conhecidos como “Busby Babes

ACIDENTE AÉREO

Tragédias aéreas no futebol não é algo corriqueiro, mas uma das acabou marcando a vida de Bobby. No ano de 1958, quatro anos após fazer a estreia como profissional, e matando 21 pessoas, dentre elas, oito atletas. É importante ressaltar que Bobby Charlton estava a bordo, mas conseguiu sobreviver, mesmo ficando bastante ferido. Três meses após o desastre aéreo, o ídolo do Manchester United voltou a entrar em campo e se torna um pilar importantíssimo para a reconstrução do clube.

Bobby Charlton internado no hospital após o desastre de Munique (Reprodução: Getty Images)
Bobby Charlton internado no hospital após o desastre de Munique (Reprodução: Getty Images)

RECONSTRUÇÃO

Bobby Charlton foi peça chave no ressurgimento do time, era praticamente incontestável e um dos melhores jogadores do elenco. Tanto que, meses após, foi convocado pela Seleção Inglesa de Futebol para disputar a Copa do Mundo de 1958Mesmo os títulos vindo somente anos após a tragédia, o meia atacante ajudou o clube a se consolidar na Inglaterra e também no cenário internacional. O primeiro caneco levantado foi no ano de 1963, quando os Red Devils ergueram a Copa da Inglaterra. Após a conquista, foram mais cinco títulos: dois campeonato inglês (1964-65 e 1966-67), duas Supercopa da Inglaterra (1965 e 67) e a tão sonhada Champions League, em 1967-68. 

UNITED TRINITY

Dentre os títulos mencionados, muito se deu por conta de três jogadores: Denis Law, George Best e Bobby Charlton. Eles ficaram conhecidos como , ou, “Trindade do United”. O triplete foi responsável por vencer a Liga dos Campeões da Europa. A história deixada pelo United Trinity foi uma legião de fãs, pois o clube fez história durante o período. É cedo para dizer que jogadores jamais chegarão ao mesmo nível dos três, contudo, acredito que seja muito difícil que isso aconteça. Juntos, o triplete do Manchester United disputou 1.633 partidas e balançou as redes em 665 oportunidades.

BOLA DE OURO

Bobby Charlton, fez a temporada de 1966 de forma espetacular, tanto que foi eleito o Bola de Ouro. Muito da conquista se deu por conta da conquistada Copa do Mundo, entretanto, o jogador não levantou taças pelo United. Na temporada em questão, o meia-atacante fez 54 partidas e balançou as redes em 18 oportunidades. 

Fernando Morales
Nascido em São José dos Campos, 1994, Fernando Morales é jornalista e pós-graduado em Jornalismo Esportivo pela Universidade Anhembi Morumbi. Apaixonado por esportes, atualmente, é repórter e comentarista esportivo da Web Rádio Poliesportiva e redator do FNV.

Artigos Relacionados