Bill Shankly: técnico entre frases e 15 anos de Liverpool (Divulgação/Liverpool FC)

A Coluna Reino Unido pelo Futebol desta semana vai contar sobre a longa trajetória do escocês William Shankly, mais conhecido como Bill Shankly, no Liverpool. Assim, o ex-técnico ficou no comando dos Reds por 15 anos. Além disso, era conhecido pelas suas frases engraçadas. Bill Shankly faleceu no ano de 1981, com 67 anos.

COMEÇO DA JORNADA

O ex-técnico chegou na equipe localizada em Liverpool na temporada de 1959/60, vindo do Huddersfield Town, também da Inglaterra. Na época, o time dos Reds estava na segunda divisão do Campeonato Inglês há cinco anos e com um jejum de títulos para ser quebrado. Além disso, o clube já tinha cinco ligas nacionais, porém, ainda não possuía nenhum título de copa.

PRIMEIRO TÍTULO

Na edição de 1961/62, a equipe do Liverpool foi campeã da Football League Championship, a segunda divisão inglesa, após passar algumas temporadas no torneio.

SEIS CANECOS EM QUATRO ANOS

Na temporada 1963/64, os Reds sagraram-se campeões da Liga Inglesa, o Campeonato Inglês. Posteriormente, na edição seguinte, levantou os canecos da Copa da Inglaterra e da Supercopa da Inglaterra. Logo depois, em 1965/66, foi novamente campeão do Campeonato Inglês, além disso ganhou a Supercopa da Inglaterra. Mais tarde, em 1966/67, levantou o título da Supercopa, conquistando seis canecos em apenas quatro anos, média de 1 por temporada.

DÉCADA DE 70

Em 1972/73 foi campeão do Campeonato Inglês. Além disso, o Liverpool levou o caneco da Europa League. Logo depois, na edição 1973/74, onde seria o seu último ano nos Reds, sagrou-se campeão da Copa da Inglaterra.

Assim, o treinador ficou 15 anos no comando da equipe do Liverpool. Foram 783 partidas, o maior de qualquer outro técnico dos Reds. Nesse período, conquistou 10 títulos. Em 1972/13, foi eleito o técnico do ano na Inglaterra. Além disso foi eleito para o Hall da fama do futebol inglês e escocês, 2002 e 2004, respectivamente.

FRASES DE BILL SHANKLY

O ex-técnico escocês também era conhecido por suas frases marcantes e engraçadas. Assim, confira algumas de suas frases ao longo de sua carreira.

“Fui o melhor técnico do futebol e devia ter vencido mais. Não fiz nada de desonesto. Quebraria a perna da minha mulher se jogasse contra ela, mas jamais a trairia.”

É fantástico. Você olha para aquela camisa e o leãozinho olha para você e diz “Vai lá e dá uma lição naqueles ingleses”!

“Se o Everton estivesse jogando no meu quintal, fecharia as cortinas.”

“Da próxima vez que voltar aqui, nós teremos vencido a Liga principal.”

“O Liverpool foi feito para mim e eu fui feito para o Liverpool.”

Foto destaque: Divulgação/Liverpool FC

Lucas Vilela
Lucas Vilela, 18 anos, cursando faculdade de jornalismo, gosto muito de esportes, quero estar falando, cobrindo vários deles, mas o meu maior sonho dentro do âmbito esportivo e cobrir o super bowl, desde pequeno tinha vontade de praticar, mas devido um problema na perna dificulta um pouco, porém estar falando todo o tempo dos esportes é sensacional.

Artigos Relacionados