Neste sábado (25), Benfica e Sporting fazem o clássico de Lisboa em jogo válido pela 34ª rodada da Liga NOS, a última da temporada. Assim, a partida acontece às 17h15 (horário de Brasília) e terá como palco o Estádio da Luz, na capital portuguesa. Dessa forma, com o vice da competição já sacramentado, os Encarnados buscam voltar a encaixar a equipe visando a final da Taça de Portugal contra o Porto. Enquanto que os Leões ainda brigam pela vaga direta na Europa League.

BENFICA

Ocupando a 2ª posição com 71 pontos e com 12 pontos a mais que o Sporting, o Benfica já assegurou vaga na terceira pré-eliminatória da Champions League. No entanto, ainda se prepara para a final da Taça de Portugal contra o Porto. Após repatriar o técnico Jorge Jesus, os ânimos se renovaram na Luz para o clássico. Assim, em casa, os Encarnados ostentam a 3ª melhor campanha com 11 vitórias, dois empates e três derrotas. Além disso, marcaram 36 gols e sofreram outros 12 tentos, como mandante.

SPORTING

Enquanto que o Sporting pode chegar ao clássico já com a vaga assegurada aos grupos da Europa League, caso a 33ª rodada seja satisfatória. Assim, está a dois pontos a frente do Braga na briga pela classificação direta. Dessa forma, atuando longe de Alvalade, os Leões possuem o sexto melhor desempenho com seis vitórias, cinco empates e cinco derrotas. Além disso, marcaram 23 gols e sofreram outros 19 tentos, como visitante. No entanto, com apenas uma derrota na retomada do futebol pós-pandemia, tem a segunda melhor campanha no período.

RETROSPECTO – BENFICA x SPORTING

Historicamente, Benfica e Sporting já se enfrentaram em 308 jogos. Assim, a vantagem é Benfiquista com 134 vitórias contra 109 triunfos leoninos. Logo, houve outros 65 empates. Por consequência, quando o assunto é bola na rede, os Encarnados levam a melhor com 521 gols marcados ante 469 tentos sofridos. Além disso, nos últimos jogos, as Águias tem se saído melhor com apenas uma derrota nos 10 jogos anteriores.

APOSTA INDICADA E PALPITE

Dessa forma, o clássico tem tudo para ser um grande jogo que contrapõe dois dos maiores clubes portugueses. Enquanto o Benfica está renovado após a oficialização de Jorge Jesus e “treina” para a final da Taça de Portugal. O Sporting ainda busca a vaga direta na Europa League. Apesar de ser um visitante mediano, os Leões tem dado trabalho no pós-pandemia. Assim, a considerar o recente desempenho benfiquista, a tendência é um triunfo dos Sportinguistas por 2 x 1.

Odds: em breve.

Foto Destaque: Divulgação / FNV

Ricardo do Amaral
"Alvíssaras! Sou Ricardo Accioly Filho, pernambucano de 27 anos, advogado e estudante de jornalismo pela Uninassau. Tenho como mote que “no futebol, nunca serão apenas 11 contra 11”; é arte, é espetáculo, humanismo, tem poder de mover multidões e permitir ascensões sociais. Como paixão nacional do brasileiro, o futebol me acompanha desde cedo, entretanto como nunca tive habilidade para praticá-lo, busquei associar duas vertentes de minha vida: o prazer pela leitura e o esporte bretão. Foi nesse diapasão que encontrei no jornalismo esportivo o elo de ligação que me leva a difundir e informar o que, nas palavras de Steven Spielberg, é o “mais belo espetáculo de imagens que já vi”."

Artigos Relacionados