
O Barcelona sentenciou e Neymar não será liberado para jogar a Copa América Centenário, que será disputada em junho nos Estados Unidos. Por outro lado, o jogador foi liberado para defender a seleção brasileira na disputa das Olimpíadas do Rio de Janeiro em agosto. O clube catalão enviará uma carta à CBF nas próximas horas, endereçada ao presidente Coronel Nunes, retificando a decisão.
Pelo regulamento da Fifa, o clube seria obrigado a disponibilizar o seu camisa 11 para a Copa América, mas não para as Olimpíadas, já que a competição é disputada por jogadores da categoria até 23 anos – Neymar tem 24 e só será convocado pois cada equipe tem o direito de escolher até 3 jogadores acima dessa idade. Entretanto o desejo de Neymar é participar dos jogos do Rio.
Dunga contava com o seu capitão para a disputa das duas competições, mas o Barcelona insistia em não liberar seu craque pois o jogador ficaria sem férias e o clube quer evitar ao máximo o desgaste físico do atleta. O técnico da seleção brasileira e o coordenador de seleções da CBF, Gilmar Rinaldi, estiveram na Catalunha no último mês para negociar a convocação do atleta. A saída encontrada por ambas as partes foi de que o Barcelona liberaria Neymar para apenas uma das duas competições. Como foi desejado por Neymar, o craque estará nas Olimpíadas do Rio 2016.
Com essa decisão, Neymar terá a chance de conquistar a medalha de ouro inédita para o Brasil que deixou escapar na última olimpíada, a de Londres em 2012, quando perdeu a final para o México por 2 a 0. Já o técnico Dunga, irá para a disputa da Copa América pressionado no cargo, precisando de bons resultados, sem poder contar com seu principal jogador. A CBF, em reunião na última terça feira, cobrou o técnico e apontou que a competição dos Estados Unidos será primordial para sua continuidade no cargo.