Dois dos maiores clubes do mundo em fases espetaculares, foram campeões de todas as competições que disputaram, conquistando tudo e a todos, deste modo estabelecendo novas eras e estilos no futebol. De fato, essas duas equipes fizeram história, mas qual delas foi a melhor, Barcelona ou Real Madrid?

O COMEÇO DAS ERAS

De antemão, os técnicos optaram por iniciar a trajetória nos times “B” de suas equipes, ambos têm as idades muito próximas, um ano de diferença, contudo Pep Guardiola começou sua carreira como técnico do Barcelona bem mais cedo que Zidane, em 2008 o Espanhol já treinava a equipe catalã. Zizou, por sua vez deu início no Real Madrid em 2016.

ESTILO DE JOGO

Definitivamente, o estilo de jogo de Guardiola ficou mundialmente conhecido como “tiki-taka”, marcado pelos muitos toques na bola, paciência na construção de jogadas e uma posse de bola com porcentagens altíssimas, na média de 70%.

Entretanto, não era apenas a defesa do Barça que se favorecia dessa tática, a estratégia do time forçava a abertura de espaços na equipe adversaria, deste modo o ataque liderado por Messi, Xavi e Iniesta marcava muitos gols, 638 pra ser exato e levou apenas 181.

Os madrilenos por sua vez tinham um poderio de ataque muito grande e anotaram mais de 400 gols, se destacavam por ser um time muito bem preparado fisicamente e extremamente veloz, buscavam muito as bolas alçadas na área e os contra-ataques. E claro, sobretudo o individualismo de Cristiano Ronaldo sempre desequilibrava a favor dos merengues, juntamente com Bale e Benzema, que formaram o famoso trio BBC.

EL CLÁSSICO

Sem dúvida o maior clássico da Espanha, quem sabe do mundo, é um grande fator de desequilíbrio para essa disputa, dada a dimensão do clássico é muito importante não só vencer, mas vencer bem. Neste caso o Barça leva vantagem, além de ter vencido mais, aplicou duas goleadas no rival, 2 x 6 em pleno Santiago Bernabéu,  e um 5 x 0 em casa. Por outro lado os Merengues obtiveram seu melhor triunfo também fora de casa, no Camp Nou, por 1 x 3.

Nos tempos de Guardiola foram 15 jogos contra o rival, sendo 9 vitórias, 4 empates, e apenas duas derrotas em quatro temporadas que o treinador comandou o Barcelona. Em contrapartida, em três temporadas dirigindo o Real Madrid, Zidane, em 7 partidas somou 3 vitórias, 2 empates e 2 derrotas.

https://twitter.com/espnbrasil/status/1244603987191648258?s=21

NÚMEROS E TÍTULOS

Inegavelmente, por onde esses times passaram colecionaram títulos para sua galeria, não houve competição que disputassem que as equipes não se sagraram campeãs ao final. Portanto, chegou a hora de compararmos os títulos dessas duas maquinas.

Dentre as quatro temporadas comandadas por Pep, o Barcelona faturou 14 títulos dos 19 que disputou. Sendo eles, três campeonatos espanhóis, duas Champions League, dois mundiais, duas Copa do Rei, duas Supercopa da Espanha e duas Supercopa da UEFA. Deste modo totalizando 247 partidas, 179 triunfos, 47 empates e apenas 21 derrotas.

Zinedine, todavia conquistou 9 títulos em sua primeira passagem pelo Real (a qual está sendo usada na comparação) e em três temporadas faturou: um campeonato espanhol, três Champions League (de forma consecutiva), duas Supercopa da UEFA, uma Supercopa da Espanha e dois mundiais. O time conquistou o terceiro mundial, mais já não estava mais sob o comando do Francês. Em sua primeira passagem atingiu 149 partidas e dentre elas 105 vitórias, 28 empates e 16 derrotas.

EIS A QUESTÃO: REAL OU BARÇA?

Antes de mais nada, o Real Madrid de Zidane, é sem dúvidas um dos maiores times que os Merengues já tiveram conquistaram absolutamente tudo, e de forma impressionante faturaram três Champions League seguidas, um feito histórico. Tinha em seu cartel o astro CR7 que, só neste período levou duas bolas de ouro para casa.

No entanto, o Barcelona de Pep Guardiola era mágico, podemos dizer que revolucionou o estilo de jogo do time da Catalunha que perdura até hoje, os adversários não tinham chances contra o futebol envolvente e a posse de bola esmagadora seguida de muitos gols. A era Guardiola ainda contou com a estrela de Messi, que conquistou quatro bolas de ouro nesta época.

Além disso, o único título mundial da Espanha, deve muito ao estilo de jogo e aos jogadores do Barcelona, já que eram 6 titulares no elenco, na Copa do Mundo de 2010. Deste modo é indiscutível, o Barcelona de Guardiola é superior ao Real Madrid de Zidane.

Foto Destaque: (Reprodução/Kevork Djansezian/Getty Images)

 

 

Avatar
Lucas Ribeiro
O jornalismo foi algo algo que aconteceu. Sou um amante de esportes nato, de todos os esportes, isso é o que me faz feliz e nisso que quero seguir. Entre estádios e ginásios, trabalhar com esportes virou minha prioridade. Trago uma vontade de aprender e crescer enorme, esse é o meu objetivo, trabalhar com minha paixão, conheceres lugares e pessoas através disso.

Artigos Relacionados