Nessa terça-feira (29) o Estádio Isidro Romero Carbo, localizado no Equador, foi palco de Barcelona x Progreso. Conforme estipulado, o duelo válido pela 1ª fase da Copa Libertadores teve início às 21h30 (horário de Brasília). Após vencer a ida por 2 x 0, os equatorianos triunfaram de novo. Dessa vez pelo placar de 3 x 1 com gols de Damián Diaz, Fidel Martínez e Pedro Velasco.
Contents
1º TEMPO
Em virtude da vantagem construída no Uruguai, a equipe mandante entrou em campo com uma certa tranquilidade. O elenco equatoriano tentava manter a posse da bola. Enquanto os visitantes começaram a todo gás, com uma postura diferente do primeiro jogo. Desse modo, o Progreso assustou aos 7′ com uma bomba solta por Santiago Gaspari. No mesmo lance Bruno Piñatares cometeu falta e Rodrigo Viega cobrou para fora.
Momentos depois, os Gauchos del Pantanoso voltaram a assutar. Viega levantou a pelota na área, Gaspari cabeceou e Javier Burrai defendeu. Logo em seguida, aos 13′, o Barcelona jogou um balde de água fria nos uruguaios. Damián Diaz cobrou uma falta venenosa na intermediária. Por certo, o intuito do capitão da equipe era achar algum companheiro na área. Mas ninguém alcancou, e a bola morreu no fundo das redes do arquero Nicola Pérez. O Progreso não se deu por vencido e seguiu atacando com jogadas aéreas. A chegada de maior efeito ocorreu na marca de 33′, mas Alex Dias desperdiçou. No apagar das luzes, aos 46′, Jonathan Álvez recebeu em boa condição, bateu de chapa e Pérez espalmou.
Min 35: #BSC 1-0 #Progreso 🇺🇾 (Damián Díaz 12m)#LibertadoresBSC 🏆#UnaBatallaALaVez 💪#VamosIdolo pic.twitter.com/44xchOuLwv
— BARCELONA S.C. (@BarcelonaSC) January 30, 2020
2º TEMPO
O gol marcado na etapa inicial deixou a equipe da casa trabalhar a bola com calma. Toda essa calmaria deixou o Progreso diminuir o abismo. Aos 10′ o uruguaio Alexander Rosso aproveitou um bate-rebate na área adversária e teve apenas o trabalho de empurrar a bola para as redes. Entretanto, a resposta dos equatorianos aconteceu quando hinchada gaucha ainda comemorava o empate. Damián Diaz passou errado, mas a pelota caiu na canhota de Fidel Martínez, que bateu de primeira acertando o ângulo. Um golaço! Posteriormente, a partir da jogada construída por Jonathan Álvez, Pedro Velasco arriscou de longe e contou com a ajuda da trave para ampliar. Sacramentando 3 x 1 em Guayaquil, e 5 x 1 no placar agregado.
74'⏱¡Gol de @BarcelonaSC, lo hizo Velasco!
⚽@BarcelonaSC 3-1 @ProgresoOficial
🏆 Partido de vuelta de la Fase 1 de la #Libertadores
🔙 Resultado ida: PRO 0-2 BAR pic.twitter.com/0qZoWfGaty
— CONMEBOL Libertadores (@Libertadores) January 30, 2020
E AGORA?
De acordo com o triunfo, a equipe do Barcelona segue viva na Copa Libertadores 2020. O próximo adversário dos equatorianos será o Sporting Cristal-PER, na quinta-feira (6). O vencedor encara ou Universitario-PER ou Cerro Porteño-PAR na 3 ª fase, a última antes dos grupos. A saber, esse chaveamento cai no Grupo A, o mesmo de Flamengo, Independiente del Valle-EQU e Junior-COL.
Foto destaque: Reprodução/José Beltrán