Nesta quarta-feira (6), Bahia e Chapecoense se enfrentam em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A. Assim, a partida acontece às 21h30 (horário de Brasília) no Estádio da Fonte Nova, em Salvador. Dessa forma, após flertar com o G4, os baianos perderam fôlego nas últimas rodadas e buscam voltar a vencer para encostar no G7. Enquanto que os catarinenses lutam, desesperadamente, por um lugar ao sol, mas a volta à Série B parece uma questão de tempo.

BAHIA

Ocupando a 10ª posição com 42 pontos, o Bahia já viveu dias melhores na competição. Dessa forma, com apenas uma vitória nos últimos oito jogos, o Tricolor de Aço espera vencer para ainda alimentar sonho de vaga à Libertadores. Mas para isso terá que melhorar o aproveitamento em casa de 55,5%, onde possui sete vitórias, quatro empates e quatro derrotas, em 15 partidas. Assim, como mandante, marcou 20 gols (1,33) e sofreu 14 tentos (0,93). Com um ponto nos últimos quatro jogos, o técnico Roger Machado tem as voltas de Gregore e Ronaldo e quase todo o elenco disponível. Gilberto deve seguir no banco.

CHAPECOENSE

Afundada na zona do rebaixamento com apenas 21 pontos, a Chapecoense está a 12 do primeiro time fora do Z4. Assim, faltando oito jogos, a queda é iminente, mas o clube trabalha na esperança de um milagre. Para tanto, terá que mudar um cenário ingrato: em 15 partidas fora de Chapecó, conquistou apenas duas vitórias. Soma-se mais quatro empates e nove derrotas. Fora o baixo poderio ofensivo de 12 gols (0,80) e uma defesa que já sofreu 26 tentos (1,73), como visitante. Para o duelo, Marquinhos Santos terá a volta do goleiro João Ricardo e do atacante Henrique Almeida. No entanto, Camilo, poupado, não joga.

RETROSPECTO

A série histórica de confrontos entre Bahia e Chapecoense é recente. Assim, com o acesso dos catarinenses à Série A em 2013, o primeiro duelo foi em 2014, em Chapecó, com triunfo mandante. Desde então foram realizadas, no total, sete partidas com apenas uma vitória baiana, ano passado, na Fonte Nova, por 1 x 0 com gol de Élber. O Verdão do Oeste saiu vencedor em três ocasiões e empatou outros três jogos.

APOSTA INDICADA

Dessa forma, a Chapecoense joga com o nervosismo e a ansiedade como seus rivais diretos em uma luta insana contra o rebaixamento. A Chape deu sinal de vida ao vencer o Atlético MG no Independência por 2 x 0, mas logo depois foi goleada pelo São Paulo por 3 x 0, na Arena Condá. Mais estável, mas não menos pressionado, o Bahia precisa voltar a fazer valer o mando de campo, algo que não acontece há quatro jogos, para não entrar em férias antecipadas. No entanto, o fator casa e a imposição técnica dos baianos deve definir sua vitória. Neste jogo, a 1XBet paga 1.45 no triunfo mandante.

Odds: 1 (1,45) | x (4,50) | 2 (7,00)

Ricardo do Amaral
Ricardo do Amaral
"Alvíssaras! Sou Ricardo Accioly Filho, pernambucano de 27 anos, advogado e estudante de jornalismo pela Uninassau. Tenho como mote que “no futebol, nunca serão apenas 11 contra 11”; é arte, é espetáculo, humanismo, tem poder de mover multidões e permitir ascensões sociais. Como paixão nacional do brasileiro, o futebol me acompanha desde cedo, entretanto como nunca tive habilidade para praticá-lo, busquei associar duas vertentes de minha vida: o prazer pela leitura e o esporte bretão. Foi nesse diapasão que encontrei no jornalismo esportivo o elo de ligação que me leva a difundir e informar o que, nas palavras de Steven Spielberg, é o “mais belo espetáculo de imagens que já vi”."

Artigos Relacionados