Nesta terça-feira (4), Bahia e Ceará voltam à campo pelo jogo da volta da final da Copa do Nordeste. Assim, a partida acontece às 21h30 (horário de Brasília) e terá como palco o Estádio de Pituaçu, em Salvador. Dessa forma, após a vitória no primeiro jogo, o Vozão chega ao confronto com uma boa vantagem de dois gols e o empate. Já o Esquadrão de Aço terá que vencer para ser campeão.

BAHIA

Após fazer a segunda melhor campanha geral na fase de grupos com cinco vitórias, dois empates e apenas uma derrota, o Bahia passou fácil pelo Botafogo-PB. No entanto, na semifinal, classificou com o placar mínimo contra o Confiança e no jogo passado perdeu para o Ceará por 2 x 1. Assim, precisa reverter uma diferença de dois gols para ser campeão. Para tanto, conta com o fator mando de campo onde em cinco jogos, saiu derrotado apenas uma vez e ganhou os demais. Além disso, como mandante, marcou 11 gols e sofreu apenas quatro tentos.

CEARÁ

Enquanto que o Ceará sofreu para classificar na fase de grupos após cinco empates seguidos nas primeiras rodadas. No entanto, depois que venceu o River-PI, não perdeu mais e chega forte e com vantagem para o último jogo da final. Dessa forma, pode voltar a ser campeão invicto, como foi na primeira e, até então, única conquista regional, em 2015. Assim, como visitante, foram cinco partidas, com três triunfos e duas igualdades. Além disso, marcou oito gols e sofreu apenas dois tentos.

https://twitter.com/CearaSC/status/1289685313875349505

RETROSPECTO – BAHIA x CEARÁ

Historicamente, segundo dados do portal Ogol, Bahia e Ceará já se enfrentaram em 46 ocasiões. Assim, o equilíbrio é a tônica do confronto com 16 vitórias para cada lado. Logo, houve outros 14 empates. No entanto, quando o assunto é bola na rede, o Esquadrão de Aço leva a melhor com 56 gols marcados contra 54 tentos sofridos. Apesar disso, já faz quatro jogos que os Baianos não vencem os Cearenses. Nesse ínterim, foram duas derrotas e dois empates. Antes disso, o Tricolor havia passado dois anos sem perder.

APOSTA INDICADA E PALPITE

Dessa forma, a final da Copa do Nordeste reúne dois dos maiores clubes da região para a reedição da decisão de 2015, que foi ganha pelo Ceará. Assim, após vantagem na partida de ida, o Vozão chega credenciado para voltar a levantar a Orelhuda. No entanto, o Bahia já provou sua solidez defensiva em momentos de decisão e caso conte com Gilberto ganha em qualidade ofensiva. Apesar disso, o resultado provável é um empate em 1 x 1 com o Alvinegro comemorando o segundo título do maior regional do Brasil.

Odds: em breve.

Foto Destaque: Divulgação / FNV

Avatar
Ricardo do Amaral
"Alvíssaras! Sou Ricardo Accioly Filho, pernambucano de 27 anos, advogado e estudante de jornalismo pela Uninassau. Tenho como mote que “no futebol, nunca serão apenas 11 contra 11”; é arte, é espetáculo, humanismo, tem poder de mover multidões e permitir ascensões sociais. Como paixão nacional do brasileiro, o futebol me acompanha desde cedo, entretanto como nunca tive habilidade para praticá-lo, busquei associar duas vertentes de minha vida: o prazer pela leitura e o esporte bretão. Foi nesse diapasão que encontrei no jornalismo esportivo o elo de ligação que me leva a difundir e informar o que, nas palavras de Steven Spielberg, é o “mais belo espetáculo de imagens que já vi”."

Artigos Relacionados