De novo, Covid? Governador da Bahia limita público nos estádios em até 50%

Infelizmente, Salvador enfrenta um novo surto de Covid-19. Nesta segunda-feira (10), o governador do estado da Bahia, Rui Costa, decretou novas medidas de restrições no combate ao coronavírus. Segundo o mandatário, todo e qualquer evento no estado vai ter redução de 50% na capacidade, com limite de três mil pessoas. Ainda assim, não publicado no Diário Oficial, que acontece nesta terça-feira (11) e possui validade de 15 dias. Portanto, as partidas  do Bahia contra o Sampaio Corrêa, na próxima quinta-feira (13), na estreia da Copa do Nordeste e UNIRB, no sábado (22), pela 3ª rodada do Campeonato Baiano receberão até três mil torcedores.

Rui Costa reduz capacidade de público

Sobretudo, o governador ainda falou da decisão. Desse modo, a volta do torcedor tricolor ocorreu em 12 de outubro do ano passado, contra o Palmeiras. Depois disso, foi evoluindo gradativamente.

Em função do aumento do número de casos, reduzimos de 5 mil para no máximo 3 mil pessoas, limitado a 50% da capacidade do ambiente. isso vale para cinema, teatro e qualquer outro espaço de evento. Vamos reduzir para no máximo 50% da capacidade com limite máximo de três mil pessoas. No caso de estádio, qualquer evento esportivo, também está limitado a três mil pessoas” – completa o governador.

Assim sendo, desde setembro de 2021, o ECB recebia 70% de público. Além disso, o centroavante Hugo Rodallega, que se reapresentaria no CT Evaristo de Macedo, testou positivo após período na Colômbia e seguirá fora dos treinamentos. Conforme os últimos dados da Secretaria de Saúde da Bahia, nas últimas 24 horas, o estado registrou 776 casos de Covid-19 e três óbitos. Ademais, o aumento de casos de infectados fez com que shows marcados para o início de janeiro, em Salvador, fossem cancelados ou adiados.

Como está a pandemia na Bahia?

Hoje estamos com 4,4 mil pessoas ativas. Em dezembro tínhamos 2 mil pessoas ativas. Considerando que temos muita subnotificação porque muitos municípios reduziram de forma expressiva a testagem, este número ainda está subnotificado. Se houver crescimento desse dado, o número reduzirá ainda mais. Isso vale por 15 dias, podendo ser alterado em tempo menor se houver modificação do quadro de contaminados. Se aumentar, esse número será reduzido” – disse Rui Costa.
Por fim, o elenco segue treinando para a temporada. Além disso, próximo sábado (15) já tem jogo. É a estreia do estadual contra o Bahia de Feira, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana. Além do mais, será às 16h (horário de Brasília). No ano, serão quatro torneios em disputa.
Foto destaque: Divulgação/David Campbell/Fonte Nova
Caio Santos