Atlético Nacional x Libertad como aconteceu - resultado, destaques e reação (Foto: Reprodução/Joaquin Sarmient/AFP)

Jogando em Medellín, o Atlético Nacional goleou o Libertad na noite desta quarta-feira (14). Assim, com o placar final de 4 x 1 no duelo, os colombianos garantiram vaga na fase de grupos da Copa Libertadores da América. A saber, os paraguaios tinham vencido o jogo de ida por 1 x 0, saíram na frente na volta, mas viram os mandantes reverterem o marcador.

ASSISTA AOS MELHORES MOMENTOS DE ATLÉTICO NACIONAL X LIBERTAD

1° TEMPO: GOL RELÂMPAGO DO LIBERTAD E EMPATE AINDA NO INÍCIO

Mal o árbitro Roberto Tobar apitou para iniciar o confronto, o Libertad logo tratou de aumentar sua vantagem que já vinha do jogo de ida. Assim, após jogada em velocidade e passe para o meio de Villalba, Enciso teve apenas que empurrar a bola para o fundo do gol. Contudo, pouco tempo depois, aos 15′, Andrade fez fila e serviu Barrera. O meio-campista dominou e estufou as redes de Martín Silva para deixar tudo igual.

Com a etapa mais estudada após o empate dos mandantes, a última boa chance de perigo já se deu na reta final. Villalba arrancou pela direita, cortou o defensor dos mandantes, mas rolou mal para o meio, facilitando o corte do zagueiro. Assim, o duelo foi para o intervalo com o placar em 1 x 1 e o Libertad se classificando.

2° TEMPO: GOL DE LETRA E CLASSIFICAÇÃO DO ATLÉTICO NACIONAL

Precisando do resultado, o Atlético Nacional se lançou ao ataque e foi recompensado. Logo aos 5′, Candelo recebeu pelo lado direito e cruzou rasteiro. Perlaza, que havia iniciado a jogada, se antecipou ao zagueiro e, de letra, virou o jogo para os mandantes. Contudo, o resultado ainda não bastava para a classificação. A situação poderia voltar a ficar ruim se Ferreira acertasse o alvo após receber frente a frente com o goleiro colombiano Quintana.

Recuperado do susto, o Atlético Nacional logo deu a resposta. Após Martín Silva defender a bomba de Andrade, Jonatan Álvez só teve o trabalho de empurrar para o gol e colocar os colombianos pela primeira vez com a vaga nas mãos. Abalado pela virada, o Libertad pouco assustou e teve o último prego do seu caixão apertado por Duque, que apenas completou cruzamento de Andrade para fazer o 4 x 1 e definir a classificação para os mandantes.

https://twitter.com/nacionaloficial/status/1382520085559009282

ATLÉTICO NACIONAL X LIBERTAD – E AGORA?

Com a vitória por 4 x 1, o Atlético Nacional garantiu a vaga na fase de grupos da Libertadores. Agora, o time volta seus olhos para o Apertura Colombiano, onde enfrenta o Patriotas no próximo domingo (18). Por outro lado, o Libertad fica apenas com uma vaga na Sul-Americana. Assim, em seu compromisso seguinte, a equipe enfrenta o Cerro Porteño, pelo Campeonato Paraguai, também no domingo (18).

Foto Destaque: Reprodução/Joaquin Sarmiento/AFP

Renan Liskai
Muito prazer! Sou Renan Liskai, paulista, natural de Santo André. Desde 1998 falando, respirando, sorrindo, chorando e enlouquecendo por futebol. A vida de goleiro não deu certo, mas o jornalismo sempre esteve ali. Descobri que se não podia estar dentro de campo ou das quadras, eu poderia estar do lado de fora, mas sempre vivendo tudo isso. Sou daqueles que não perde um jogo de futebol por nada, seja ele qual for. Costumo dizer que esse esporte é assunto mundial e que não há uma pessoa no mundo que nunca tenha falado sobre tudo que acontece dentro e além das quatro linhas. Assim como todo mundo, carrego uma história e experiências. Sou filho, irmão, neto, amigo e sempre serei um eterno aprendiz dessa vida.