Em jogo válido pela 13ª rodada do , Atlético-MG e Cruzeiro fazem o Clássico Mineiro. A partida, que será nesse domingo (4), acontece no Estádio Independência, às 19h (horário de Brasília). As duas equipes vêm de momentos distintos na temporada. O Galo vem bem no Brasileirão e se classificou na Sul-Americana. Mas a Raposa vem está quase na zona da degola e caiu na Libertadores.

Atlético-MG

O Galo Mineiro se encontra em 4º lugar no nacional, com 21 pontos conquistados. Na última rodada o time empatou em 0 x 0 com o Goiás, no Serra Dourada. Ainda mais, no meio da semana, a equipe se classificou na Sul-Americana após bater o Botafogo nos dois jogos das oitavas de final. Já são seis jogos sem perder.

Sendo assim, a última derrota foi justamente para o Cruzeiro, pela Copa do Brasil. Atuando como mandante em 2019 são 24 jogos, com 16 vitórias, cinco empates e três derrotas. O Atlético marcou 50 gols (média de 2,08) e sofreu 18 (média de 0,75). Além disso, são oito partidas sem ser superado como anfitrião.

Cruzeiro

Vivendo fase oposta ao rival, a Raposa se encontra na 16ª posição do Brasileirão, com 10 pontos. Na rodada passada, derrota em casa para o Athletico-PR por 2 x 0. Na Libertadores, em embate com o River Plate, o time ficou no zero em duas partidas e foi eliminado nos pênaltis em pleno Mineirão. Contudo, a sequências de jogos é ainda mais preocupante.

Nas últimas 16 partidas, a equipe venceu apenas uma, contra o próprio Galo, e não triunfa no nacional desde cinco de maio, contra o Goiás. Como visitante em 2019 são 20 jogos, sete vitórias, oito empates e cinco derrotas (nos últimos nove jogos fora foram quatro empates e cinco revezes).  O Celeste marcou 26 vezes (média de 1,3) e sofreu 23 (média de 1,15).

Retrospecto

Atlético-MG e Cruzeiro se enfrentaram oficialmente em 279 partidas e há um grande equilíbrio. Isso porque o Galo venceu 93 vezes, a Raposa 98 e em 88 vezes o placar ficou igual. As equipes se enfrentaram cinco vezes só em 2019. O Cruzeiro venceu duas partidas, o Atlético uma e outros duas terminaram empatadas. As últimas duas, inclusive, foram pelas quartas de final da Copa do Brasil. O time de Mano Menezes venceu a ida por 3 x 0 e perdeu a volta por 2 x 0. Sendo assim, o Celeste avançou até as semifinais.

Aposta indicada

É evidente a diferença dos times no momento. Porém, clássico é clássico. O Cruzeiro deve voltar a utilizar alguns titulares no Brasileirão, o que equilibra as coisas em campo. Contudo, mandante, o Galo é muito forte, vem bem no campeonato e derrotou o rival na última vez que se enfrentaram. Dito isso, a aposta indicada é na vitória do Atlético-MG, com a Rivalo pagando 2,10.

Odds: 1 (2.10) x (3.30) 2 (3.70)

Avatar
Leonardo Abrahão
Leonardo Abrahão, 20 anos, paulistano e estudante de jornalismo na Universidade Nove de Julho. Redator do Futebol na Veia desde 2019, cobrindo futebol italiano, asiático e brasileiro.

Artigos Relacionados