Novas promessas do futebol uruguaio

O futebol uruguaio é ótimo para atrair jovens promessas. Até aqui, só nessa temporada, mais de 50 atletas com menos de 18 anos estrearam no campeonato nacional. Com isso, alguns já iniciaram nos primeiros meses deste ano e, hoje, parecem consolidados em suas equipes, como se estivessem há anos na Primeira División. No entanto, outros garotos estão sendo preparados para serem lançados aos gramados em breve.

ATUAL MOMENTO DA SELEÇÃO CELESTE

A seleção uruguaia passou por quase uma década com os mesmos jogadores sendo convocados constantemente. Hoje, o técnico Óscar Tabárez vem tentando inovar a seleção que, por muito tempo, contou com: o goleiro Muslera, Godín, Cáceres, Cavani e Suárez, todos esses nomes já estão acima dos 30 anos. A dupla de ataque é uma das mais poderosas do mundo, certamente, a melhor dupla de finalizadores de uma seleção. Por outro lado, o setor de meio campo é pouco criativo e muitas vezes não corresponde. Sendo assim, a equipe Celeste depende, e muito, de suas referências no ataque que ficam boa parte sobrecarregados, como foi na última Copa América no Brasil.

A última lista de convocados pela seleção bicampeã do mundo, tem média de 24 anos de idade, ou seja, é nítido que os uruguaios estão pensando numa renovação já projetando o futuro. O zagueiro Giménez vem fazendo excelentes temporadas pelo Atlético de Madrid. Lucas Torreira, no Arsenal, Valverde, no Real Madrid e Betancur, na Juventus, hoje, são os jogadores que parecem ter mais capacidade para reerguer a primeira seleção campeã da Copa América e do mundo. Detalhe, todos esses nomes saíram muito cedo do futebol uruguaio, o meia da Juve, por exemplo, sequer jogou por uma equipe em seu país de origem.

https://twitter.com/Uruguay/status/1169299771795881984

Com apenas 3 milhões de habitantes, consequentemente, torna-se mais complicado para que os uruguaios consigam revelar novas promessas. No entanto, a lista de candidatos para o prêmio de revelação da pesquisa ‘Football x 100' do jornal ‘Ei Observador', promete ter alguns nomes, destes, boa parte com menos de 20 anos.

PROMESSAS DO FUTEBOL URUGUAIO

Uma das grandes promessas que apareceu no futebol uruguaio é Matías Arezo, atacante do River Plate-URU, que tem apenas 16 anos e cinco gols desde sua estreia em 14 de julho. O técnico Jorge Fossati, ex-Internacional, foi quem deu a oportunidade ao garoto que já está sendo procurado por equipes do exterior. Seu companheiro de ataque na seleção Sub-17, Juan Manuel Gutiérrez é outro que vem recebendo oportunidades na Primeira División, o jogador do Danubio, esteve em campo pela primeira vez já em 2018. Porém, nesta temporada, teve mais minutos em campo e fez seu primeiro gol – em 25 de agosto, na derrota por 3 x 1 contra o Defensor.

ESTREANTES

Os Franjeados obteve outras seis promessas que estrearam pela equipe principal: Emiliano Ancheta, Denis Oliveira, Maicol Ferreira, Santiago Mederos, Matías Faber e Santiago Álvez. Nascido em 2001, Facundo Pallistri, estreou no Torneio Intermediário pelo Peñarol e conquistou uma vaga na equipe de Diego López, dando dinâmica ao grupo Aurinegro. Além disso, os Carboneros tiverem a estreia de Augustín Alvárez, meio-campista de 18 anos. No Defensor Sporting sete jogadores estrearam na Primeira División. O zagueiro Gastón Álvarez  na 7º rodada da Apertura e soma 14 partidas no ano, titular absoluto na defesa do técnico Ignacio Risso. Na Violeta, a lista também conta com os defensores Jonathan Gonzáles e Mauro García, os volantes Allan Rodríguez, Gonzalo Nápoli e Luciano Broggio, e também o atacante Owen Falconis.

No Wanderers, o destaque é o Bruno Vaglio. Além dele, Gerónimo Bortagaray, Lucas Lópes, Lucas Couto e Mauro Méndez estrearam no final da Apertura. Recentemente, César Araujo de 18 anos, com passagem pelo Corinthians foi apresentado. Santiago Rodríguez estreou pelo Nacional, na Supertaça do Uruguai, o meio-campista vem sendo um bom coadjuvante no Tricolor. Já no Intermediário, apareceram Mathías Laborda e Thiago Vecino, o atacante por qual os torcedores esperaram por muito tempo. A última apresentação foi a do volante Emiliano Martínez. As equipes do Villa del Cerro também recorreram a juventude. O Cerro com o goleiro Rodrigo Formento e o Rampla Juniors com outras cinco novidades.

Em um ritmo mais lento, as demais equipes optaram por esperar e acompanhar a evolução dos garotos ainda na base, para que possam ser lapidados. Mas, também há vários jovens no futebol uruguaio pela segunda temporada, como Acevedo e Austín Ocampo no Liverpool. Ginella, no Wanderers, Brian Ocampo e Neves no Nacional. Existem talentos a serem descobertos no Uruguai, neste ano surgiram novas promessas e, certamente, os garotos querem conquistar seus espaços no cenário nacional.

TOP 6 – PROMESSAS

Thiago Vecino – O atacante do Nacional teve as primeiras oportunidades só neste ano, mas já soma 3 gols em 5 jogos.

Santiago Rodriguéz – A surpresa do Nacional no início do ano, o meia tem 10 partipações em gols nas 18 partidas em que disputou.

Matías Arezo – O centroavante do River Plate tem apenas 16 anos, agora como títular do Darseneros, já marcou quatro gols.

Gastón Álvarez – O zagueiro de 19 anos do Defensor Sporting está consolidado na defensa da equipe de Rodó Park, inclusive, já marcou dois gols pela equipe.

Gonzalo Nápoli – Aposta do Defensor, o lateral esquerdo tomou conta da posição, o garoto chegou a marcar gol a Libertadores.

Rodrigo Formento – O goleiro do Cerro conquistou a vaga de titular na equipe que passa por um ano complicado. Por outro lado, o guarda-redes de 20 anos é um dos pontos positivos do time

Thiago Lopes
Thiago Lopes, 20 anos. Estudante de jornalismo - 6º semestre.

Artigos Relacionados